Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiego Feliciano Alterado mais de 10 anos atrás
1
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
A unidade de medida é o Ampère. Pode ser encontrado (A) (mA)(uA).
2
Eletricidade Tensão É a força necessária para realizar o movimento dos elétrons. Também chamada de diferença de potencial. A unidade de medida é o Volt (V). Na tomada da nossa residência, temos uma tensão de 220V
3
Eletricidade Tensão Para que haja corrente deve existir uma tensão, mas existe tensão na tomada sem corrente. Potencial de terra. O potencial de terra é a referência para a tensão elétrica
4
Eletricidade Potência
Esta é o resultado da passagem de corrente por uma carga multiplicada pela tensão aplicada. P = tensão (V) * corrente (A)
5
Eletricidade Potência
Também é dito que a potência é toda a energia elétrica que é transformada em outra forma de energia, Exemplo: Calor (aquecedor) Iluminação (luminárias) Movimento (Motores)
6
Eletricidade Multiteste ou Multímetro
Equipamento utilizado para realizar as medidas básicas: tensão, corrente e resistência. O mesmo possui duas ponteiras que são utilizadas para realizar as medidas.
7
Eletricidade Cuidados antes de ligar um equipamento.
Todo equipamento de laboratório exige alguns cuidados antes de ser ligado. Importante é sempre realizar uma leitura do manual do mesmo antes de realizar a sua ligação. O mesmo sempre tem uma sessão destinada a realizar a sua conexão a rede elétrica. Todo equipamento exige ligação ao terra?
8
Eletricidade Como verificar se existe aterramento na tomada?
Para verificar se existe aterramento na tomada existe várias formas de realizar essa medição. A principal, que verifica também a qualidade do aterramento é com o terrômetro. Porém só profissionais de instalações elétricas possuem, para a medição rápida, podemos utilizar o multímetro.
9
Eletricidade Como verificar se existe aterramento na tomada?
Primeiro realiza-se a medida entre fase e neutro. Após faz a ligação entre fase e terra, os valores devem ser muito parecidos e por ultimo faz a medida entre neutro e terra. A mesma não deve ultrapassar 10V.
10
Eletricidade Dispositivos de proteção elétrica.
Fusível: É um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito. Informação importante é a capacidade de corrente, que vem gravada no mesmo
11
Eletricidade Dispositivos de proteção elétrica.
Disjuntor : É um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
12
Eletricidade Dispositivos de proteção elétrica.
Disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual (DR): É um dispositivo de proteção utilizado em instalações elétricas. Permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal.
13
Eletricidade O que é sobrecorrente, curto-circuito?
Curto-circuito: é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da resistência do mesmo. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.
14
Eletricidade O que é sobrecorrente, curto-circuito?
Sobrecorrente: é a passagem de corrente elétrica acima da nominal para o equipamento. Sobretensão: é uma tensão acima da nominal.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.