A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microeconomia para Administração Prof. André Nascimento Faculdade Internacional Signorelli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microeconomia para Administração Prof. André Nascimento Faculdade Internacional Signorelli."— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia para Administração Prof. André Nascimento Faculdade Internacional Signorelli

2 Análise da Demanda de Mercado Formato da Curva de Demanda Calculada estatisticamente e empiricamente, através de modelos econométricos. Funções: Tipo linear, potência, hiperbólica, etc. q d i = 3 – 0,5.p i + 0,2.p s – 0,1.p c + 0,9.R Coeficientes em relação a q d i 0 0 Obs: a variável “Gosto” não é observável empiricamente.

3 Exercícios sobre a demanda de mercado q d x = 3 – 0,5.p x – 0,2.p y + 5.R 1- Dados: Pede-se: 1.O Bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 2.O bem x é normal ou inferior? Por que? 3.Supondo (p x = 1, p y = 2, R = 100) qual a quantidade procurada de x ? Análise da Demanda de Mercado

4 qdx = 500 – 1,5.px + 0,2.py – 5.R Pede-se: 1.O bem x é normal ou inferior? Por que? 2.O bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 3.O bem x seria um bem de Giffen ? Por que ? 4.Supondo ( p x = 1, p y = 2, R = 40 ) qual a quantidade demandada de x ? 5.Se a renda aumentar 50%, coeteris paribus, qual a quantidade demandada de x ? Análise da Demanda de Mercado Exercícios sobre a demanda de mercado 2- Dados:

5 Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam vender, em função dos preços, em um determinado período. Considera-se que os produtores são racionais, já que estão produzindo com o lucro máximo, dentro da restrição de custos de produção. Análise da Oferta de Mercado

6 Variáveis que afetam a Oferta de um bem ou serviço Análise da Oferta de Mercado

7 Tudo o mais constante (coeteris paribus), se o preço do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais. Para produzir mais, os custos serão maiores, e o preço do bem deve ser aumentado. Função Geral da Oferta Como os empresários reagem, quando se altera o preço do bem ou serviço, coeteris paribus. Aumentando a quantidade ofertada Análise da Oferta de Mercado

8 Preço do Livro(R$) Quantidade oferecida de livros O Função Geral da Oferta Análise da Oferta de Mercado

9 Relação entre a oferta de um bem e o preço do fator (Insumo) de produção (P fp ) Supondo p i, p n, T, M constantes Preço do Fator de produção (p fp ). Se o preço do fator mão-de-obra aumenta, diminui a oferta do bem, coeteris paribus, (haverá um deslocamento). O mesmo vale para os demais fatores de produção, como terra, matérias-primas, etc. Análise da Oferta de Mercado

10 Deslocamentos da curva a)Aumento do preço do fator de produção, coeteris paribus, há uma redução na oferta do bem. b)Redução do preço do fator de produção, coeteris paribus, há um aumento na oferta do bem. Análise da Oferta de Mercado

11 Relação entre a oferta de um bem e preço de outros bens, substitutos na produção (p n ) Supondo p i, p fp, T, M constantes Preço de outro bem substituto na produção (p n ). Ex.: Se o preço do bem substituto aumenta, e dado o preço do bem (coeteris paribus), os produtores diminuirão a produção do bem, para produzir mais do bem substituto. Análise da Oferta de Mercado

12 Preço do Livro(R$) Quantidade oferecida de livros Redução Aumento da oferta. OO’O” a) b) a)Aumento do preço do bem substituto, coeteris paribus, há uma redução na oferta do bem. b)Redução do preço do bem substituto, coeteris paribus, há um aumento na oferta do bem. Análise da Oferta de Mercado Deslocamentos da curva

13 Relação entre a oferta de um bem e tecnologia (T) Supondo p i, p fp, p n, M constantes Tecnologia (T ). Um aumento na tecnologia, coeteris paribus, aumenta a oferta do bem. Análise da Oferta de Mercado

14 a)Aumento da tecnologia, coeteris paribus, há um aumento na oferta do bem. b)Redução da tecnologia, coeteris paribus, há uma redução na oferta do bem. Análise da Oferta de Mercado Deslocamentos da curva

15 Relação entre a oferta de um bem e os objetivos e metas do empresário (M ) Supondo p i, p fp, p n, T constantes Objetivos e Metas dos empresários. Poderá haver interesse do empresário de aumentar ou reduzir a produção. Análise da Oferta de Mercado

16 Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço A Oferta de Mercado é igual ao somatório das ofertas das firmas individuais, que produzem um dado bem ou serviço. Obs: a cada preço, a oferta de mercado é a soma das ofertas das firmas individuais. Análise da Oferta de Mercado

17 Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço Análise da Oferta de Mercado

18 Curva de Oferta de Mercado de um Bem ou Serviço


Carregar ppt "Microeconomia para Administração Prof. André Nascimento Faculdade Internacional Signorelli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google