Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado
2
TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas:
Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é desconhecida; Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos
3
TEORIA DO VALOR-UTILIDADE
TEORIA DO CONSUMIDOR TEORIA DO VALOR-UTILIDADE “As pessoas demandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.”
4
VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO
5
VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA
6
LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE
TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.”
7
Un = Σ Umg(i) UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL
TEORIA DO CONSUMIDOR UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL n Un = Σ Umg(i) i = 1
8
TEORIA DO CONSUMIDOR
9
TEORIA DO CONSUMIDOR
10
TEORIA DO CONSUMIDOR Excedente do consumo p = R$ 1,50
11
TEORIA DO CONSUMIDOR Preço marginal de reserva po
qo quantidade consumida
12
TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR
Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado
13
TEORIA DO CONSUMIDOR EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
14
TEORIA DO CONSUMIDOR A Z .X B C D E .Y
15
TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA
“Representação gráfica de um conjunto de cestas de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cestas que trazem a mesma satisfação.”
16
TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades
Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice-versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.
17
TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO “A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.”
18
TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
19
RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Gasto Total < Renda Px Qx + Py Qy < R
20
RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00
21
LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TEORIA DO CONSUMIDOR LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA A qaPa + qvPv = R B Y C D E F
22
RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Fatores que causam o deslocamento da Restrição Orçamentária: Preço de x Preço de y Renda
23
EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR
TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Vestuário .C .B .E I3 .A I2 I1 Io Alimentação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.