A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Sônia Maria Krindges

2 O que faz alguém se destacar na multidão?
Por que algumas pessoas são mais conhecidas e reconhecidas que outras?

3 Talvez não haja uma fórmula mágica para isso, mas certamente há um conjunto de características que se repetem nos talentos reconhecidamente bem sucedidos.

4 Segundo uma recente pesquisa promovida pela Universidade de Columbia sobre gente de sucesso; onde foram entrevistadas cerca de 200 pessoas consideradas celebridades em suas áreas de atuação - atletas, cientistas, professores, executivos e artistas - uma questão presente em 100% das entrevistas foi a influência exercida por mentores ou professores na vida dessas pessoas.

5 Um líder, portanto, pode moldar uma performance de excelência nos indivíduos que estiverem sob sua tutela. Os entrevistados apontaram que o exemplo dos pais, determinados professores ou alguns chefes e treinadores tinham exercido uma influência decisiva para a confiança em vencer obstáculos. Esse ambiente interno de auto-estima é que possibilitou a esses indivíduos correr mais riscos e desafiar seus limites para obter um desempenho acima da média.

6 LIDERANÇA Liderança não é o mesmo que autoridade formal e não está baseada em funções de chefia. É posição, função ou tempo durante o qual se é líder, conjunto de líderes, a capacidade de ser um líder, ter habilidade para liderar.

7 A liderança, pela visão dos entrevistados, seria a capacidade de educar pessoas e facilitar os meios para que elas tenham um comportamento pró-ativo. Dar espaço para a ação, encorajar nos erros, comemorar os acertos e indicar caminhos de melhoria.

8 MERCADO DE TRABALHO Notoriamente as empresas estão atrás de talentos para ganhar mercado e ampliar resultados, porém o foco está em vencer as deficiências do indivíduo e não em utilizar suas capacidades. Não é preciso investir em modificar as pessoas, mas sim em aperfeiçoar habilidades inatas.

9 A tentativa é sempre de adequar o profissional à função, talvez seja o momento de desenhar novas funções, que permitam às pessoas aplicarem suas idéias e exercitarem livremente suas aptidões.

10 O marketing tem apontado para atividades cada vez mais um a um, com uma segmentação de mercado sempre mais focada. O mesmo se dá nas equipes de trabalho, não é possível agir igualmente com pessoas diferentes.

11 COMO DEVE ATUAR O LIDER QUE EDUCA
Um bom líder se propõe a ensinar às pessoas atitudes e atividades que elas necessitam para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ele deve exercer seu carisma e estimula as pessoas a progredir.

12 Saber convencer as pessoas a fazer o que deve ser feito, com boa vontade e alegria.
Estar atento às necessidades individuais dos grupos que freqüenta, seja na empresa, na família ou na comunidade.

13 Investigar e investir no talento de cada indivíduo, procurando dar um uso adequado e positivo às suas qualidades. É preciso entender que o líder é, acima de tudo, um educador e mentor. Ele não deve exigir, mas sim, estimular o progresso de seus liderados .

14 Deverá ter a capacidade de observar seu relacionamento com as pessoas ao seu redor .
Estar atento às necessidades e aspirações individuais e perceber o progresso que as pessoas podem obter a partir de seu estímulo, atenção e estima .

15 Ninguém pode depender de outro para crescer, entretanto um líder não é uma escora, nem deve tomar o lugar do outro para "fazer acontecer" . Na verdade, o líder deve descobrir meios de estimular as pessoas para darem o melhor de si mesmas e espaço para que possam aprender com os próprios erros .

16 Os desafios aparecem para aqueles que reconhecem a importância em ousar.
O saber, o saber-fazer para fazer-saber, pois saber e não fazer é de fato não saber. Qualquer pessoa que deseja ser um líder tem que ser antes um educador, ou seja, liderar é educar.


Carregar ppt "LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google