A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Problemas ambientais Resumo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Problemas ambientais Resumo"— Transcrição da apresentação:

1 Problemas ambientais Resumo
TURMA: A ÁREA DE COMPET: CE UC: CE3D NOME:PAULO GOMES DATA: Educação e Formação de Adultos – EFA –Básico. (Portaria N.º 230/2008, de 7 de Março) Problemas ambientais Poluição atmosférica Poluição dos solos Alterações climáticas Outros recursos naturais afetados Poluição das aguas Resumo

2 Poluição atmosférica A poluição do ar é provocada pelas diversas ações do homem nas seguintes formas: no uso intenso dos automóveis, nas indústrias, no uso de pesticidas no mundo rural, através dos incêndios florestais, na queima de resíduos industriais e domésticos, entre outras . Todas estas ações libertam gases tóxicos e nocivos para o planeta, e que podem provocar diversas doenças nos animais e no Homem.

3 Poluição da água Há três tipos de poluição da água: A dos rios
A poluição dos rios tem origem muitas vezes no lixo deixado nas terras e por despejo de diversos materiais descarregado nos rios indevidamente, e que depois são levados pelas chuvas até ao mar. A do mar É ao mar que a maioria dos detritos e líquidos tóxicos vai parar. É de salientar também que os barcos também são fatores poluentes pelas descargas de detritos e pelas lavagens dos seus porões, principalmente os petroleiros. A da água dos subsolos A água dos solos é contaminada pela acumulação de lixos e detritos nos terrenos e também pelo uso de inseticidas nas culturas. Todas estas ações provocam alterações na agua potável e não potável e também ao nível da vida animal.

4 Poluição dos solos Desde o principio do mundo que o Homem tem vindo a poluir os solos com atitudes impróprias e irresponsáveis, com consequências desastrosas para a humanidade, para os animais e principalmente para o planeta. Estas ações são designadas por “pegada ecológica”

5 Alterações climáticas Aquecimento global, subida do nível médio das aguas, chuvas ácidas

6 Outros recursos naturais afetados
A floresta A desflorestação e os fogos florestais são a causa de inúmeros problemas: redução da biodiversidade (extinção de populações ou espécies da flora e fauna), erosão, entre outros. Os animais de várias espécies A caça conduz à extinção de muitas espécies devido às atrações que representam, tais como a utilização da carne e das peles, beleza do canto e das plumagens, etc. Os recursos energéticos O crescente consumo dos combustíveis fósseis e a exploração até à exaustão das reservas globais reflete-se, invariavelmente, na poluição ambiental e escassez mundial.

7 Resumo Das várias formas de poluição apresentadas pode-se evidenciar várias consequências que danificam o planeta tais como : A destruição dos recursos naturais (água potável /florestas / solos / recursos energéticos / recursos piscatórios / paisagens) Acumulação de resíduos (urbanos / pecuários / tóxicos / nucleares) Alterações climáticas (Aquecimento global / subida no nível médio das águas do mar / destruição da camada de ozono / chuvas ácidas / clima urbano) Redução da biodiversidade (extinção das espécies / extinção dos habitats)


Carregar ppt "Problemas ambientais Resumo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google