A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A raiz do problema: O Aumento da produção e consequente consumo. CONSEQUÊNCIAS DO MODELO: Alterações climáticas; Alterações da superfície da terra (solo);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A raiz do problema: O Aumento da produção e consequente consumo. CONSEQUÊNCIAS DO MODELO: Alterações climáticas; Alterações da superfície da terra (solo);"— Transcrição da apresentação:

1

2 A raiz do problema: O Aumento da produção e consequente consumo. CONSEQUÊNCIAS DO MODELO: Alterações climáticas; Alterações da superfície da terra (solo); Assoreamento dos rios e lagoas; Aumento da temperatura da terra; Desflorestamento/queimadas Destruição de hábitats; Efeito estufa; Erosão do solo/Desertificação; Escassez de água potável; Exclusão Social; Perda da biodiversidade(Genética, de hábitats, de ecossistemas) Poluição( do ar, da água, do solo, sonora, visual, eletromagnética e outras); Redução da camada de ozônio.

3 Soluções: Aplicação e cumprimento das leis ambientais; Educação Ambiental; Envolvimento da comunidade; Estimular a pesquisa para identificar outras espécies de madeireiras, sem risco de extinção; Estimular e fortalecer as ONG’s; Fortalecer órgãos do meio ambiente( Ibama e órgãos estaduais e municipais); Oferecer alternativas para as populações mais carentes; Participação da mídia; Utilização do plano de manejo(uso sustentável das florestas).

4 Efeito Estufa O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra causado pelo acúmulo de gás carbônico (CO2) e de gás metano(CH4)na atmosfera. Consequências das mudanças climáticas: Derretimento das calotas polares e elevação do nível da água dos mares, causando inundações; Prejuízos incalculáveis à agricultura; Aumento na incidência de doenças infecciosas; Perdas em biodiversidade; Aumento na frequência e intensidade de intempéries;

5 O que produz excesso de Gás Carbônico: Processos industriais; Consumo de combustíveis fósseis(gasolina, óleo diesel, querosene etc.); Desflorestamentos; Incêndios e queimadas; Urbanização.

6 Ameaças a biodiversidade Aumento da temperatura da terra(facilita a proliferação e o ataque de fungos e vírus); Caça predatória; Destruição dos hábitats (desflorestamento, queimadas, urbanização) Tráfico de animais; Biopirataria.

7 Consequências: Interferências na cadeia alimentar; Simplificação dos ecossistemas(perde estabilidade). Soluções Ampliar áreas globais em unidades de conservação(reservas, parques etc.); Estabelecer programas de educação ambiental; Fortalecer os órgãos ambientais é fazer cumprir a legislação ambiental; Promover o ecoturismo; Promover o manejo sustentável de florestas; Proteger os hábitats.

8 Tendências Tendências negativas Redução dos níveis do lençol freático; Deterioração da qualidade da água subterrânea; Encolhimento de áreas cultiváveis (escassez de terras agrícolas); Redução da pesca oceânica(60% dos pesqueiros oceânicos estão esgotados); Demanda crescente dos produtos florestais; Intensificação do processo urbanizatório; Aumento populacional; Padrões de consumo dispendiosos; Extinção acelerada de espécies vegetais e animais; Analfabetismo ambiental; Crescimento da produção e do consumo de transgênicos

9 Tendências Positivas Redução no número de usinas nucleares em todo o mundo(95 usinas foram fechadas na Bélgica, Alemanha, Bulgária, Holanda, Rússia, Eslováquia, Suécia e estados Unidos; Contam-se hoje 431 usinas); Crescimento do uso de energia eólica(ventos)e de energia fotovoltaica (solar); Globalização da informação; Sensibilidade das pessoas para a dimensão ambiental; Aumento da agricultura orgânica (sem o uso de produtos químicos sintéticos fabricados em laboratório); Descarbonização da energia mundial (substituição do petróleo); Criação de novos empregos pela área ambiental.


Carregar ppt "A raiz do problema: O Aumento da produção e consequente consumo. CONSEQUÊNCIAS DO MODELO: Alterações climáticas; Alterações da superfície da terra (solo);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google