A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama 2012-2013 Curso de Ciências Socio-Económicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama 2012-2013 Curso de Ciências Socio-Económicas."— Transcrição da apresentação:

1 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas

2 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas De uma maneira geral, um trabalho de investigação é composto pelas seguintes partes: Capa Índice Introdução Desenvolvimento Conclusão Bibliografia Anexos Dicionário ou Glossário de termos Vê o que não deves fazer!!! Plágio

3 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Fazem parte da capa os seguintes elementos: O nome da escola; O nome da disciplina ou área de trabalho (Ex.: Geografia A 10º ano); O título do trabalho; A identificação do(s) autor(es): Nome do aluno ou grupo de alunos que elaboraram o trabalho; Ano, turma e número(s); Ano letivo em que o trabalho foi feito.

4 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas No índice deves apresentar o nome das diferentes partes que constituem o teu trabalho. A cada uma delas corresponderá ima numeração. Essa numeração será romana (I, II, III,…) para designar um capítulo deve apresentar-se totalmente em maiúsculas. A numeração será árabe (1, 2, 3, …) para designar os subcapítulos. O título do subcapítulo deve apresentar-se em letra normal. Cada uma das divisões deve conter, à frente, as páginas onde as podemos encontrar. Os títulos ou subtítulos devem aparecer, ao longo do trabalho, com a mesma numeração e o mesmo tipo de letra com que foram apresentados no índice. Índice Pág. I – Introdução II – A reciclagem em Mem-Martins III – Como reciclar melhor IV – Conclusão V – Bibliografia VI - Anexos VII - Dicionário ou Glossário de termos

5 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas A introdução é uma apresentação sumária de teu trabalho. Aqui, deves definir qual é o tema do teu trabalho, a razão que te levou a fazer esse mesmo trabalho e quais são os objetivos que pretendes atingir com o tema escolhido. Por fim, apresentas as etapas/tarefas que realizaste para desenvolver o tema. Projecto Interdisciplinar Eis um exemplo de alguns aspetos que poderás colocar na introdução: O tema do nosso trabalho é…; Foi escolhido devido a …; O que se pretende tratar é … com o objetivo de demonstrar…; Resolvemos começar por… e continuar…; A seguir faremos um inquérito, uma entrevista…etc.

6 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas O desenvolvimento, também chamado o corpo do trabalho, é a parte mais extensa deste. Aqui deves apresentar o tema, os problemas a partir dele levantados, a argumentação utilizada e as respostas a que chegaste. De igual modo, deves referir os objetivos e as razões que te levaram a tratar este tema. Para tal, procura responder às seguintes questões: Projecto Interdisciplinar Por que é que eu resolvi fazer este trabalho? Para quê? O que é que eu pretendo saber ou alcançar? 1111

7 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas O teu trabalho deve ainda manifestar a tua própria reflexão sobre os problemas levantados e a justificação da posição que tomaste. Além disso, o teu trabalho deve apresentar dois aspetos: Projecto Interdisciplinar Aquilo que já sabias sobre o tema que escolheste; A informação que recolheste em revistas, jornais, livros, inquéritos, etc. Esta informação pode ser apresentada sob a forma de citação, podes utilizar palavras tuas explicando o que compreendeste daquilo que leste ou os dois métodos em simultâneo.

8 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas A conclusão é um resumo do teu trabalho, que deve conter as respostas às perguntas formuladas no inicio do trabalho e hipóteses de resolução dos problemas levantados ao longo do trabalho. Projecto Interdisciplinar Bibliografia Para realizares o teu trabalho consultaste alguns livros que serviram para aprofundares os teus conhecimentos e apoiar as tuas opiniões. Para facilitar a apresentação da documentação bibliográfica existem normas internacionais, que por vezes variam em pormenores. Eis uma sugestão para fazeres a referência bibliográfica de livros:

9 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Projecto Interdisciplinar 1) Nome do autor (apelido em maiúsculas, vírgula, o nome próprio, vírgula); 1.1Quando é mais do que um autor, os seguintes devem ser referidos com o nome próprio, seguido de vírgula, e o apelido em maiúsculas. Exemplo: MAGALHÃES, Ana Maria e Isabel ALÇADA, Uma Aventura Musical, Lisboa, Caminho, 1995, 2ª ed. 1.2 No caso de se tratar de uma publicação sem autor definido, o título surgirá no inicio todo em maiúsculas. Exemplo: SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Lisboa, INCM, 1983, 1ª ed. 1.3 No caso de surgir uma colectânea com mais de cinco autores, utiliza-se a sigla AAVV, que significa Autores Vários, para substituir o nome dos autores.

10 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Projecto Interdisciplinar 2) Título e subtítulo da obra (sublinhando ou em itálico, seguido de vírgula); 3) Local de publicação (se no livro não constar deve-se escrever (S.l.) – sem local - entre parêntesis, seguido de vírgula); 4) Editora (seguido de vírgula); 5) Data da edição (se no livro não constar deve-se escrever (S.D.) – sem data – entre parêntesis, seguido de vírgula); 6) Número da edição.

11 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Projecto Interdisciplinar No caso de se tratar de um jornal ou revista, os elementos antes referidos sofrem alteração e alguns são excluídos. Eis uma sugestão para fazeres a referência bibliográfica de artigos de jornal ou revista: 1. Nome do autor (apelido em maiúsculas, vírgula, o nome próprio, vírgula.); Quando é mais do que uma autor, os seguintes devem ser referidos com o nome próprio, seguido de vírgula, e o apelido em maiúsculas.

12 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Projecto Interdisciplinar 2. Título do artigo da revista/jornal (entre aspas, seguido de vírgula); 3. Título da revista/jornal sublinhado ou em itálico, seguido de vírgula); 4. Número da edição (seguido de vírgula); 5. Data da publicação (seguido de vírgula); 6. Local de publicação (seguido de vírgula); 7. Número de páginas (se for uma única página designa-se por: P.1; se forem mais páginas designa- se por: PP.20-30); Exemplo: CARVALHO, João Vaz de, “Valetes e Damas Jogam Pelo Seguro”, Os Top+ da Saúde, n.º 1280, Novembro de 1993, Lisboa, p. 5.

13 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Projecto Interdisciplinar Os anexos são elementos que completam e fundamentam as afirmações que fizeste ao longo do teu trabalho. Poderás colocar aqui os inquéritos que fizeste, mapas, as entrevistas, etc.

14 Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama Curso de Ciências Socio-Económicas Projecto Interdisciplinar A função do dicionário ou glossário de termos é a de apresentar as palavras difíceis que utilizaste ao longo do teu trabalho e o seu significado para esclarecimentos daqueles que o vão ler e desconhecem determinados termos científicos. Retirado de: GOMES, Isabel, Isabel MARCELINO e Agostinho FRANKLIN, Eu vou fazer um trabalho, (S.l), Porto Editora, (S.d).


Carregar ppt "Autor: Vítor Girão Bastos Colégio Vasco da Gama 2012-2013 Curso de Ciências Socio-Económicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google