A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDENDO O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS Gabriela Nery Faria Guedes Doutoranda UFBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDENDO O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS Gabriela Nery Faria Guedes Doutoranda UFBA"— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDENDO O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS Gabriela Nery Faria Guedes Doutoranda UFBA

2 René Descartes ( ): teoria mecanicista Introdução Animais de companhia (nosso foco neste módulo, ou seja, cães e gatos); Animais de utilidade; Animais selvagens;

3 Introdução Serpell (1986) enfatizou que: “O desenvolvimento de relacionamentos afetuosos com animais de companhia é um fenômeno natural e universal… …os humanos também se sentem motivados a usar e matar animais, principalmente para obter carne, uma fonte de alimentação altamente valiosa.”

4 Crescente círculo da compaixão Animais de companhia Animais Pessoas

5 Bem- estar animal (BEA): definição “BEA refere-se ao estado de um indivíduo em relação ao seu meio ambiente.” “Também está mais relacionado às características individuais de um animal, do que a alguma coisa fornecida pelo homem ao animal.” Broom, 1991 e 1996

6 Ciência, ética e lei A ciência bem-estar considera os efeitos dos seres humanos sobre o animal da perspectiva do animal; A ética do bem-estar considera as atitudes humanas para com os animais; A legislação de bem-estar considera como os seres humanos são obrigados a tratar os animais.

7 Três conceitos de BEA MentalFísico Naturalidade Comportamento Natural Restrito

8 Histórico Animal Machines (Harrison, 1964): papel fundamental no início do movimento moderno de bem-estar animal; Comitê de Brambell (1965): verificar o bem- estar dos animais criados de forma intensiva. - Ênfase nos sentimentos do animal e salientou a liberdade de circulação, o que se tornou conhecido como as “cinco liberdades”, criada por John Webster.

9 Livre de fome e sede Livre de desconforto Livre de dor, lesões e doenças Livre para expressar comportamento natural Livre de medo e estresse Farm Animal Welfare Council UK, 1993 Cinco Liberdades = Bem-Estar Animal

10 Senciência: definição BEA somente pode ser entendido a partir do reconhecimento dos animais como seres sencientes; Senciência : Capacidade de vivenciar emoções, de perceber e sentir (o que confronta com a visão cartesiana); Diante dos novos dados de cognição animal, surgem outras posturas paradigmáticas que revolucionam a compreensão das relações interespécie construídas na sociedade.

11 Especismo: definição Especismo (Richard D. Ryder, 1970): Atribuição de valores ou direitos diferentes dependendo da espécie. De modo similar ao sexismo e ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um iindivíduo são de menor importância somente por ser de uma espécie diferente.

12 O conceito de necessidade Necessidade: um requisito, fundamental na biologia do animal, para obter um recurso específico ou responder a um estímulo ambiental ou corporal específico (Broom & Johnson, 1993). Se uma necessidade não for atendida haverá um efeito na fisiologia ou no comportamento, isto é, a observação de um efeito fisiológico, que possa ser relacionado à ausência de um determinado recurso, é uma indicação da falta de cuidado humano.

13 Hierarquia de necessidades Algumas necessidades podem ser mais importantes do que outras; Provisão de comida e água é uma necessidade fundamental; Provisão de uma área de descanso confortável pode ser menos fundamental; Manter a Vida > Manter a Saúde > Manter o Conforto (Hurnik & Lehman, 1985)

14 Avaliação do Bem-Estar Como você está se sentindo no momento???

15 Escala do Bem-Estar Bom Pobre Excelente Bastante bem Razoável OK Não muito bem Mal Péssimo

16 Por quê? Conforto do assento Fome Calor / Frio Trabalho Vida social Geral PobreBom

17 Critérios para o Bem-Estar Animal ????????????

18 Igual consideração de interesses Demanda tratamento igual onde há interesses iguais

19 Música &feature=related Clipe criado com desenhos de alunos de uma turma da 5ª Série do Ensino Fundamental da Escola Cooperativa de Santo Amaro. Canção incidental 'Não Atirei o Pau no Gato' (DP), interpretada por um coral infantil, a pedido da professora Marcia Ribeiro Costa, para fins pedagógicos. Santo Amaro/Bahia, 11 de maio de 2008.

20 E você, está disposto a ajudar os animais a atingirem um melhor bem-estar?

21 Obrigada


Carregar ppt "ENTENDENDO O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS Gabriela Nery Faria Guedes Doutoranda UFBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google