A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Formação de Agentes Culturais Políticas Culturais -Rafael José dos Santos – -Novembro de 2011 -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Formação de Agentes Culturais Políticas Culturais -Rafael José dos Santos – -Novembro de 2011 -"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Formação de Agentes Culturais Políticas Culturais -Rafael José dos Santos – -Novembro de

2

3 P o l í t i c a A p o l í t i c a A s p o l í t i c a s Inglês: PoliticsInglês: Policies (Policy) Campo do poder: Estado, governos, partidos políticos, etc. Estratégias e ações dos poderes públicos visando atender necessidades da população Tensões, conflitos de interesse, negociações Políticas públicas

4 Uma contradição em termos? Do grego: politikê (sc. tékhné) '(ciência) dos negócios do Estado etc.' Problema: limites entre os interesses públicos e privados

5 Os conceitos de cultura : “Se o século XVIII pode ser considerado como o período de formação do sentido moderno da palavra [cultura], em 1700, no entanto, “cultura” já é uma palavra moderno da palavra [cultura], em 1700, no entanto, “cultura” já é uma palavra Antiga no vocabulário francês. Vinda do latim cultura que significa o cuidado dispensado ao campo ou ao gado, ela aparece nos fins do século XIII para designar parcela de terra cultivada.” (CUCHE, 2002, p.19)

6 Dicionário da Academia Francesa, 1718: “cultura das artes”, “das letras”, “das ciências” Dicionário da Academia Francesa, 1789: “ um espírito natural e sem cultura” Sentido de formação e educação do espírito.

7 Sentidos de “cultura” Refinamento, hábitos cortesãos (cortês, corte). Civilização (França – séculos XVII e XVIII) Produções do “espírito” (Romantismo alemão) kultur

8 Cultura a partir do século XX: Sentido antropológico totalidade: Processo dinâmico que envolve significados compartilhados, sentimentos, valores, modos de agir, pensar e sentir comuns a um determinado grupo, produzidos, reproduzidos e apreendidos em seu interior e suscetíveis a transformações e hibridismos através de trocas [interculturais] com outros grupos Sentido sociológico: bens simbólicos ou intangíveis Produções artísticas de caráter popular, erudito, industrial ou híbrido, cujas formas de produção, circulação e consumo, juntamente com as respectivas instâncias de legitimidade, constituem um campo social com autonomia relativa.

9 P o l í t i c a c u l t u r a l: [...] entendida habitualmente como programa de intervenções realizada pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas. [...] conjunto de iniciativas, tomadas por esses agentes, visando promover a produção, a distribuição e o uso da cultura, a preservação e divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável. Teixeira Coelho (2004, p. 293)

10

11 CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2ª ed. Bauru, SP: EDUSC, TEIXEIRA COELHO. Dicionário crítico de política cultural. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras, TURINO, Célio. Ponto de cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.


Carregar ppt "Curso de Formação de Agentes Culturais Políticas Culturais -Rafael José dos Santos – -Novembro de 2011 -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google