A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação do campo Aula com base nos textos: - Antonio, C. A. e Lucini, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação do campo Aula com base nos textos: - Antonio, C. A. e Lucini, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em."— Transcrição da apresentação:

1 Educação do campo Aula com base nos textos: - Antonio, C. A. e Lucini, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad CEDES, v. 27, n. 72, Programa Escola do Campo. Araraquara- SP - Resolução CNE/CEB – Institui as Diretrizes Operacionais para a educação Básica nas Escolas do Campo (2002) - Arroyo, M. e Fernandes, B. A educação básica e o movimento social do campo Disponível em Internet.

2 Faltam escolas Há crianças e jovens fora da escola Há docentes sem a formação necessária Currículos deslocados das necessidades e questões do campo Escola como espaço de liberdade, realização, conquistas e respeito aos valores

3

4 “gente da roça não carece de estudos. Isso é coisa de gente da cidade” (p. 178) Esta expressão está arraigada em nossa sociedade. Significa que há um elitismo na visão de educação = a educação é para poucos DIVERSIDADE CULTURAL- EDUCACIONAL Concepção e métodos (formas de ensino) ajustadas ao contextos e necessidades dos educandos Universal x particular (contextualizar)

5 1º movimento de valorização da educação da população que vivem em meio rural: RURALISMO PEDAGÓGICO “clamar por uma educação de sentido prático e utilitário, e insistia-se na necessidade de escolas adaptadas à vida rural” (p. 179)

6 Ruralismo pedagógico – ideal pedagógico Escola integrada às condições locais Fixar o homem no campo x migração para as cidades Forma romantizada da educação agrária = vocação do país Ensinar ler e contar + técnicas agrícolas (currículo escola comum)

7 Busca pelo ideal de educação que pudesse fazer a diferença na vida do homem do campo – transforme a realidade -Ensino por Alternância Tempo escola x tempo comunidade Surge das demandas das populações do campo - Estudante é o protagonista

8 2º movimento: EDUCAÇÃO DO CAMPO -Tem que saber como usar as contas, a serviço de quem faço contas, quais segmentos sociais se beneficiam das minhas contas/meu trabalho (inserção do aspecto POLÍTICO na educação). Discussão dos processos de exclusão e empobrecimento da população do campo. -Setores ligados a movimentos sociais -Na prática, diminui o abandono da escola pelos alunos

9 EDUCAÇÃO DO CAMPO Rural não é entendido como lugar de atraso Inclui outros povos do campo: indígenas e quilombolas Povos do campo: – não relacionado ao perímetro geográfico (urbano ou rural) – São pessoas que vivem da TERRA/Natureza e moram nos espaços de floresta, pecuária, minas e agricultura. Inclui também povos ribeirinhos, pescadores, quilombolas e extrativistas.


Carregar ppt "Educação do campo Aula com base nos textos: - Antonio, C. A. e Lucini, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google