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Metodologia Científica Caroline Petian Aula 3. Conhecimento e Sociedade O que é pesquisa? O que é ciência? Quando a pesquisa científica ocorre? Necessidade.

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1 Metodologia Científica Caroline Petian Aula 3

2 Conhecimento e Sociedade O que é pesquisa? O que é ciência? Quando a pesquisa científica ocorre? Necessidade da divulgação científica para popularização da ciência.

3 Desde a Revolução Industrial no século XVIII e XIX às primeiras décadas do século XXI, os impressionantes avanços da ciência em todas as áreas – da física à medicina ou às tecnologias de informação e comunicação que inundam nosso cotidiano – consolidaram a centralidade do conhecimento no mundo contemporâneo. 3 Conhecimento e Sociedade

4 Década de 80 – Brasil responsável por 0,4% da produção científica mundial. Atualmente: 2,7% da produção científica mundial. Brasil – 13º país em produção científica. Conhecimento e Sociedade 4 https://www.google.com.br/

5 Investimento no ensino superior: graduação e pós-graduação; Investimento do governo e agências de fomento; Investimento de universidades em pesquisa (iniciativa pública e privada). Conhecimento e Sociedade 5

6 Vídeo Produção Científica no Brasil Fonte: brasil.gov.br 6

7 Em pouco mais de 20 anos, a produção científica brasileira aumentou 10 vezes; Porém, patentes ainda continuam tímidas. 7 © Matt Egginton | Dreamstime.com

8 Pesquisas em diversas áreas: Saúde; Meio Ambiente; Informática; Ciências Sociais etc. 8

9 Como é divulgado o conteúdo científico? Canais frequentes; Pares; Públicos específicos X público geral. 9

10 O interesse do brasileiro Tema: Ciência e Tecnologia. Pesquisa do CNPq/2006 Entrevistados: Homens e Mulheres com + de 16 anos ► pessoas Abrangência: 5 regiões brasileiras. 10

11 Temas de maior interesse 11 © Georgios Kollidas | Dreamstime.com

12 Medicina e Saúde; Meio Ambiente; Ligação com interesse público. 12

13 Mas por quê baixo interesse? Destaque para: 37% não compreende; 24% não tem tempo; 7% não precisa saber sobre isso. 13

14 14 © Natis76 | Dreamstime.com

15 Mas por quê baixo interesse? Em 2010 Destaque para: 36,7% não compreende (se manteve); 16,8% não tem tempo (baixou); 3,6% não precisa saber sobre isso (baixou). 15

16 Onde estão os pesquisadores? O que há de ciência em nosso dia a dia? Como contribuímos para o conhecimento científico? 16

17 Credibilidade Profissionais com maior credibilidade: Médicos e Jornalistas. Entrevistas e Reportagens. 17 © Dmitriy Shironosov | Dreamstime.com

18 Percepção Segundo a pesquisa do CNPq (2010) a percepção que o brasileiro tem é que: Cientistas são pessoas inteligentes que fazem coisas úteis à humanidade e que o interesse maior é ajudar a humanidade. 18

19 Ciência: como podemos dar os passos iniciais. Graduação TCC Eventos Científicos Iniciação Científica 19

20 Referências MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e Tecnologia Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a parceria da Academia Brasileira de Ciências. Disponível em: Acesso em 01 out MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e Tecnologia Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a colaboração da UNESCO. Disponível em: Acesso em 07 out

21 Metodologia Científica Caroline Petian Atividade 3

22 22 “Um cientista não deve assumir saber a verdade sobre o que tenta explicar a priori [por antecipação]. Quem assume que já possui a verdade sobre alguma coisa antes de investigar, tem seu poder de avaliação dos fatos comprometido com ideias pré- estabelecidas, o que acaba prejudicando seu julgamento. Preconceitos nunca são bem vindos quando se busca explicações científicas.” (Francisco Saiz) Qual é o alerta que o autor desta frase faz?

23 a) Existe a necessidade das certezas prévias para que não sejam pesquisadas questões banais. b) Deve-se enfatizar a importância do rigor científico na construção de verdades imutáveis. c) Deve-se considerar o valor do conhecimento científico pautado em critérios objetivos, em observações e comprovações. d) As teorias científicas devem ser sempre produzidas a partir de palpites e opiniões que as sustentem. e) O conhecimento é fruto de ideias pré-estabelecidas que fundamentam as verdades e explicações teóricas. 23


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