A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etapas de Crescimento Passos: Conhecimento de mim mesmo. Início de um relacionamento com um Poder Superior. Tradições: Crescimento espiritual através da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etapas de Crescimento Passos: Conhecimento de mim mesmo. Início de um relacionamento com um Poder Superior. Tradições: Crescimento espiritual através da."— Transcrição da apresentação:

1 Etapas de Crescimento Passos: Conhecimento de mim mesmo. Início de um relacionamento com um Poder Superior. Tradições: Crescimento espiritual através da aceitação do outro. Aprendendo a relacionar com o outro. Vivendo em grupos. Conceitos: A busca da Sobriedade emocional através do Serviço. Servir ao outro.

2 Serviço é transmissão de mensagem Todo o programa estimula novas atitudes. Entretanto, o serviço - representado através dos Conceitos - solidifica as bases do que plantei anteriormente. Todo o programa estimula novas atitudes. Entretanto, o serviço - representado através dos Conceitos - solidifica as bases do que plantei anteriormente. Serviço é troca de informações, serviço é dar e receber, é aprender. É relacionar. Serviço é troca de informações, serviço é dar e receber, é aprender. É relacionar.

3 Os Conceitos colocam em prática os ensinamentos recebidos através dos Passos e Tradições. Os Conceitos colocam em prática os ensinamentos recebidos através dos Passos e Tradições. Conceito: É a descrição sintetizada de um determinado assunto. Não somente de um indivíduo, mas também de todo um grupo.

4 Os Doze Conceitos Através dos Conceitos Bill W. explicou os princípios espirituais que sustentam a estrutura de A.A. e como as partes trabalham em conjunto. Através dos Conceitos Bill W. explicou os princípios espirituais que sustentam a estrutura de A.A. e como as partes trabalham em conjunto. É objetivo importante dos Conceitos impedir que novos servidores experimentem uma dolorosa repetição de erros. (Bill W.) É objetivo importante dos Conceitos impedir que novos servidores experimentem uma dolorosa repetição de erros. (Bill W.) Os Conceitos podem prover uma maneira segura de retornarmos são e salvos para uma operação equilibrada. Evitando tropeços desnecessários. Os Conceitos podem prover uma maneira segura de retornarmos são e salvos para uma operação equilibrada. Evitando tropeços desnecessários.

5 Responsabilidade Final é sempre dos Grupos Responsabilidade Final é sempre dos Grupos Autoridade Suprema dos Grupos Autoridade Suprema dos Grupos Como os Grupos são Responsáveis e Usam a Autoridade Suprema? Como os Grupos são Responsáveis e Usam a Autoridade Suprema? 1º Conceito: Responsabilidade Final e Autoridade Suprema dos Grupos

6 2º Conceito: Delegar “Ato típico de quem tem algum poder e o transfere a outrem para que o exercite em seu nome”. “Ato típico de quem tem algum poder e o transfere a outrem para que o exercite em seu nome”. Delega-se Autoridade – Jamais se Delega a Responsabilidade. A responsabilidade é compartilhada. Delega-se Autoridade – Jamais se Delega a Responsabilidade. A responsabilidade é compartilhada.

7 É a prática da CONFIANÇA mútua É a prática da CONFIANÇA mútua É a garantia que o Servidor tem de usar suas atribuições delegadas. É a garantia que o Servidor tem de usar suas atribuições delegadas. Cuidado para o Direito de Decidir não se transformar em justificativa para não fazer. Cuidado para o Direito de Decidir não se transformar em justificativa para não fazer. Confiamos em Deus, confiamos em A.A e confiamos uns nos outros. Confiamos em Deus, confiamos em A.A e confiamos uns nos outros. 3º Conceito: Direito de Decisão

8 4º Conceito: Direito de Participar Todos nós desejamos fazer parte. Pertencer Todos nós desejamos fazer parte. Pertencer Fortalecimento da 2ª Tradição: nenhum membro é colocado em situação de superioridade. Fortalecimento da 2ª Tradição: nenhum membro é colocado em situação de superioridade. Corretivo à autoridade suprema. Corretivo à autoridade suprema. Nos encoraja a aceitarmos a disciplina necessária. Nos encoraja a aceitarmos a disciplina necessária. Respeito ao outro. Respeito ao outro. Em A.A. somos todos iguais. Em A.A. somos todos iguais. Incentivo ao que está iniciando no programa. Incentivo ao que está iniciando no programa.

9 5º Conceito: Direito de Apelação Reconhecimento que as minorias podem estar certas. Reconhecimento que as minorias podem estar certas. Mesmo erradas elas prestam um valioso serviço. Mesmo erradas elas prestam um valioso serviço. A bem ouvida minoria é, portanto, a nossa principal proteção contra uma maioria desinformada, impetuosa ou irada. A bem ouvida minoria é, portanto, a nossa principal proteção contra uma maioria desinformada, impetuosa ou irada. Em A.A. uma maioria simples é raramente base suficiente para uma decisão. Em A.A. uma maioria simples é raramente base suficiente para uma decisão. Permite uma petição para desagravo de uma injustiça pessoal, sem prejuízo ou medo de represálias. Permite uma petição para desagravo de uma injustiça pessoal, sem prejuízo ou medo de represálias.

10 6 º Conceito Delegação de autoridade administrativa para a Junta de Serviços Gerais Delegação de autoridade administrativa para a Junta de Serviços Gerais Os Custódios têm responsabilidade legal e prática pelo funcionamento de A.A. Os Custódios têm responsabilidade legal e prática pelo funcionamento de A.A. Nosso objetivo é sempre espiritual, mas os serviços mundiais são uma vasta operação de negócios. Nosso objetivo é sempre espiritual, mas os serviços mundiais são uma vasta operação de negócios.

11 6º Conceito Os Custódios: Têm a responsabilidade e prática pelo funcionamento de A.A. Têm a responsabilidade e prática pelo funcionamento de A.A. Responsáveis pelas atividades de informação pública de A.A. Responsáveis pelas atividades de informação pública de A.A. Guardiões das Doze Tradições Guardiões das Doze Tradições São responsáveis pela transmissão da mensagem para outros países São responsáveis pela transmissão da mensagem para outros países Eles são os “banqueiros” de A.A. Supervisionam as operações e investimentos financeiros. Eles são os “banqueiros” de A.A. Supervisionam as operações e investimentos financeiros.

12 6º Conceito A estrutura de serviços de A.A. se parece com a de uma grande empresa. A estrutura de serviços de A.A. se parece com a de uma grande empresa. Os grupos de A.A. são os acionistas Os grupos de A.A. são os acionistas Os delegados são os procuradores Os delegados são os procuradores Os Custódios da Junta são de fato os diretores “da companhia” Os Custódios da Junta são de fato os diretores “da companhia” Devemos dar amplos poderes aos Custódios para que eles possam dirigir os assuntos de A.A. Devemos dar amplos poderes aos Custódios para que eles possam dirigir os assuntos de A.A.

13 7º Conceito Este Conceito procura explicar o relacionamento e o “equilíbrio de poderes” entre a Conferência e a Junta de Custódios Este Conceito procura explicar o relacionamento e o “equilíbrio de poderes” entre a Conferência e a Junta de Custódios A Junta está investida de plenos poderes legais sobre os serviços e os fundos de A.A. A Junta está investida de plenos poderes legais sobre os serviços e os fundos de A.A. A Conferência está revestida de tão grande influência e poder financeiro que poderia superar os direitos legais da Junta. A Conferência está revestida de tão grande influência e poder financeiro que poderia superar os direitos legais da Junta. Assim, o poder prático da Conferência é, em última análise, superior ao poder legal da Junta. Assim, o poder prático da Conferência é, em última análise, superior ao poder legal da Junta. Os Delegados sempre constituem mais de 2/3 da Conferência e têm a capacidade de cortar a ajuda financeira. Os Delegados sempre constituem mais de 2/3 da Conferência e têm a capacidade de cortar a ajuda financeira.

14 7º Conceito A Conferência “recomenda-se” bem que as suas recomendações tenham a força de ordem para a Junta. A Conferência “recomenda-se” bem que as suas recomendações tenham a força de ordem para a Junta. A Junta executa essas recomendações. A Junta executa essas recomendações. A Junta tem autoridade legal para vetar uma recomendação da Conferência – mas, na prática, de fato, nunca fez isso. A Junta tem autoridade legal para vetar uma recomendação da Conferência – mas, na prática, de fato, nunca fez isso. A Conferência deve se conscientizar dos verdadeiros direitos, deveres, responsabilidade e condição legal da Junta de Serviços Gerais. A Conferência deve se conscientizar dos verdadeiros direitos, deveres, responsabilidade e condição legal da Junta de Serviços Gerais. Os Custódios devem ter em conta que a Conferência é o verdadeiro reduto da autoridade suprema de serviço. Os Custódios devem ter em conta que a Conferência é o verdadeiro reduto da autoridade suprema de serviço. Acontecendo essas duas coisas, o equilíbrio será mantido. Acontecendo essas duas coisas, o equilíbrio será mantido.

15 8º Conceito Os Custódios da Junta atuam em duas atividades principais: Os Custódios da Junta atuam em duas atividades principais: A- Ela necessita dedicar-se quase que exclusivamente às questões mais amplas de normas de procedimento, finanças, relacionamento entre grupos e liderança. Nesses assuntos, deve atuar com grande cuidado e habilidade para planejar, administrar e executar. B- Em relação aos nossos serviços, a relação dos custódios é principalmente aquela de direito de propriedade total e de supervisão de custódia usando de sua capacidade de eleger todos os diretores dessas entidades. * No Brasil o ESG e a Revista estão sob a mesma direção e tem sido tema de debates calorosos nas últimas Conferências para que se separem administrativamente.

16 9º Conceito Bons líderes de serviço, bem como métodos sólidos e adequados para a sua escolha, são em todos os níveis indispensáveis para o nosso funcionamento e segurança no futuro. Bons líderes de serviço, bem como métodos sólidos e adequados para a sua escolha, são em todos os níveis indispensáveis para o nosso funcionamento e segurança no futuro. A liderança principal dos serviços mundiais, antes exercida pelos fundadores de A.A., deve necessariamente ser assumida pelos Custódios da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos. A liderança principal dos serviços mundiais, antes exercida pelos fundadores de A.A., deve necessariamente ser assumida pelos Custódios da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos.

17 O Que é Liderança Liderança é o poder de agregar pessoas, criando uma visão e fornecendo a motivação e as metas necessárias para atingi-la. Liderança é o poder de agregar pessoas, criando uma visão e fornecendo a motivação e as metas necessárias para atingi-la. A liderança deverá permitir ao grupo vislumbrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A liderança deverá permitir ao grupo vislumbrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Incentivar mostrando que é possível, adotando uma postura de otimismo e entusiasmo. Incentivar mostrando que é possível, adotando uma postura de otimismo e entusiasmo.

18 Por que necessitamos de Liderança Nenhuma sociedade pode funcionar bem sem uma liderança capaz em todos os seus níveis. Somos capazes de distorcer a idéia tradicional dos “princípios antes das personalidades” a tal ponto que não haveria “personalidade” alguma na liderança. Nenhuma sociedade pode funcionar bem sem uma liderança capaz em todos os seus níveis. Somos capazes de distorcer a idéia tradicional dos “princípios antes das personalidades” a tal ponto que não haveria “personalidade” alguma na liderança. Os líderes não dirigem por mandato, lideram pelo exemplo. Com efeito, dizemos para eles: “Atuem por nós, mas não mandem em nós.”. Os líderes não dirigem por mandato, lideram pelo exemplo. Com efeito, dizemos para eles: “Atuem por nós, mas não mandem em nós.”. Quando um líder nos guia pela força excessiva, nos revoltamos; mas quando ele se torna um submisso cumpridor de ordens e não usa critério próprio, então ele realmente não é um líder. Quando um líder nos guia pela força excessiva, nos revoltamos; mas quando ele se torna um submisso cumpridor de ordens e não usa critério próprio, então ele realmente não é um líder.

19 Liderança Eficaz Boa liderança também é saber que um excelente plano ou idéia pode vir de qualquer um, de qualquer lugar. Conseqüentemente, uma boa liderança muitas vezes substituirá os seus acalentados planos por outros que são melhores e dará crédito aos seus autores. Boa liderança também é saber que um excelente plano ou idéia pode vir de qualquer um, de qualquer lugar. Conseqüentemente, uma boa liderança muitas vezes substituirá os seus acalentados planos por outros que são melhores e dará crédito aos seus autores. A boa liderança nunca se esquiva. Uma vez segura de que tem ou pode obter apoio geral suficiente, ela toma decisões livremente e as coloca em ação, desde que, naturalmente, essas ações estejam dentro do esquema da sua autoridade e responsabilidade definidas. A boa liderança nunca se esquiva. Uma vez segura de que tem ou pode obter apoio geral suficiente, ela toma decisões livremente e as coloca em ação, desde que, naturalmente, essas ações estejam dentro do esquema da sua autoridade e responsabilidade definidas.

20 Líder Eficaz Ele reconhece que mesmo as grandes maiorias, quando muito perturbadas ou não informadas, podem, às vezes, estar completamente enganadas. Ele reconhece que mesmo as grandes maiorias, quando muito perturbadas ou não informadas, podem, às vezes, estar completamente enganadas. Um político é um indivíduo que está sempre tentando “arranjar para as pessoas aquilo que elas querem”. Um estadista é um indivíduo que sabe cuidadosamente discernir quando fazê-lo e quando não. Um político é um indivíduo que está sempre tentando “arranjar para as pessoas aquilo que elas querem”. Um estadista é um indivíduo que sabe cuidadosamente discernir quando fazê-lo e quando não.

21 Obstáculos da Liderança Liderança muitas vezes tem pela frente críticas pesadas e às vezes de longa duração. È um teste pesado. Liderança muitas vezes tem pela frente críticas pesadas e às vezes de longa duração. È um teste pesado. Há também aqueles que gostamos de chamar de nossos críticos destrutivos. Conduzem pela força, são politiqueiros, fazem acusações. Talvez sejam violentos, maliciosos. Eles soltam boatos, fazem fofocas para atingir seus alvos – tudo pelo bem de A.A., naturalmente! Um atributo da mais alta importância da boa liderança é a visão. Há também aqueles que gostamos de chamar de nossos críticos destrutivos. Conduzem pela força, são politiqueiros, fazem acusações. Talvez sejam violentos, maliciosos. Eles soltam boatos, fazem fofocas para atingir seus alvos – tudo pelo bem de A.A., naturalmente! Um atributo da mais alta importância da boa liderança é a visão.

22 Atributos Indispensáveis aos Líderes de Serviços Tolerância Tolerância Responsabilidade Responsabilidade Flexibilidade Flexibilidade Visão Visão Talvez isso pareça uma tentativa de projetar um tipo de membro de A.A. privilegiado e superior. Mas não é. Os nossos talentos variam muito. Um regente de orquestra não é necessariamente bom em finanças e previsões e vice-versa. Quando falamos em liderança em A.A. somente declaramos que deveríamos selecionar essa liderança na base de obter o melhor talento que pudemos encontrar Talvez isso pareça uma tentativa de projetar um tipo de membro de A.A. privilegiado e superior. Mas não é. Os nossos talentos variam muito. Um regente de orquestra não é necessariamente bom em finanças e previsões e vice-versa. Quando falamos em liderança em A.A. somente declaramos que deveríamos selecionar essa liderança na base de obter o melhor talento que pudemos encontrar

23 10º Conceito Toda a responsabilidade de serviço deveria corresponder a uma autoridade bem definida... Toda a responsabilidade de serviço deveria corresponder a uma autoridade bem definida... Autoridade e Responsabilidade são bem definidos. Autoridade e Responsabilidade são bem definidos. Devemos estar sempre seguros de que exista uma abundância de autoridade final ou suprema para corrigir ou reorganizar, mas estejamos igualmente seguros de que todos os nossos servidores de confiança tenham uma autoridade claramente definida e adequada para realizar o seu trabalho diário e para cumprir as suas claras responsabilidade. Devemos estar sempre seguros de que exista uma abundância de autoridade final ou suprema para corrigir ou reorganizar, mas estejamos igualmente seguros de que todos os nossos servidores de confiança tenham uma autoridade claramente definida e adequada para realizar o seu trabalho diário e para cumprir as suas claras responsabilidade.

24 11º Conceito Os Custódios deverão ter sempre a melhor assistência possível dos comitês permanente; Os Custódios deverão ter sempre a melhor assistência possível dos comitês permanente; O funcionamento desses comitês, as qualidades pessoais exigidas, sistemas de revezamento, remuneração, etc. deverão ser sempre assunto para muita atenção e cuidado. O funcionamento desses comitês, as qualidades pessoais exigidas, sistemas de revezamento, remuneração, etc. deverão ser sempre assunto para muita atenção e cuidado.

25 11º Conceito Pontos fundamentais: Pontos fundamentais: 1- A direção executiva precisa sempre recair numa única pessoa; 2- Remunerar bem os assalariados. Se você pagar salário a preço de banana, só vai receber Revezamento entre trabalhadores do quadro de assalariados; “Participação” total dos funcionários assalariados é da mais alta importância.

26 12º Conceito Este Conceito está moldado em pedra, isto é, embora Bill tenha deixado a porta aberta às alterações e mudanças nos outros conceitos e mostre que o resto da Ata de Constituição da Conferência pode ser mudado, essas Garantias, tal como os Doze Passos e as doze Tradições só podem ser mudado com p consentimento por escrito de ¾ de todos os grupos de A.A. do mundo. Este Conceito está moldado em pedra, isto é, embora Bill tenha deixado a porta aberta às alterações e mudanças nos outros conceitos e mostre que o resto da Ata de Constituição da Conferência pode ser mudado, essas Garantias, tal como os Doze Passos e as doze Tradições só podem ser mudado com p consentimento por escrito de ¾ de todos os grupos de A.A. do mundo.

27 As Garantias 1ª - A Conferência nunca se tornará sede de riqueza ou poder perigosos. 1ª - A Conferência nunca se tornará sede de riqueza ou poder perigosos. 2ª -Suficientes fundos para as operações, mais uma ampla reserva, deveriam ser o seu prudente princípio financeiro. 2ª -Suficientes fundos para as operações, mais uma ampla reserva, deveriam ser o seu prudente princípio financeiro. 3ª -Nenhum membro da Conferência será colocado em posição de autoridade absoluta sobre qualquer um dos outros. 3ª -Nenhum membro da Conferência será colocado em posição de autoridade absoluta sobre qualquer um dos outros. 4ª -Todas as decisões importantes sejam tomadas através de discussão, votação e, sempre que possível, por substancial unanimidade. 4ª -Todas as decisões importantes sejam tomadas através de discussão, votação e, sempre que possível, por substancial unanimidade. 5ª- Que nenhuma ação da Conferência jamais seja pessoalmente punitiva ou uma incitação aà controvérsia pública. 5ª- Que nenhuma ação da Conferência jamais seja pessoalmente punitiva ou uma incitação aà controvérsia pública. 6ª - Que embora a Conferência preste serviço a A.A., ela nunca desempenhe qualquer ato de governo e que, da mesma forma a Sociedade de A.A. a que serve, a Conferência permaneça sempre democrática em pensamento e ação. 6ª - Que embora a Conferência preste serviço a A.A., ela nunca desempenhe qualquer ato de governo e que, da mesma forma a Sociedade de A.A. a que serve, a Conferência permaneça sempre democrática em pensamento e ação.

28 Obrigado!!!!!!!!!!!!!! A todos vocês que me proporcionaram esta fantástica experiência espiritual através dos Conceitos do Serviço de A.A. A todos vocês que me proporcionaram esta fantástica experiência espiritual através dos Conceitos do Serviço de A.A. BH- 5 de dezembro de BH- 5 de dezembro de 2010.


Carregar ppt "Etapas de Crescimento Passos: Conhecimento de mim mesmo. Início de um relacionamento com um Poder Superior. Tradições: Crescimento espiritual através da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google