A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inês Santos Nº12 11ºC.  O conhecimento vulgar corresponde ao senso comum e abrange aquelas coisas que quase toda a gente sabe.  Relaciona-se àquilo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inês Santos Nº12 11ºC.  O conhecimento vulgar corresponde ao senso comum e abrange aquelas coisas que quase toda a gente sabe.  Relaciona-se àquilo."— Transcrição da apresentação:

1 Inês Santos Nº12 11ºC

2  O conhecimento vulgar corresponde ao senso comum e abrange aquelas coisas que quase toda a gente sabe.  Relaciona-se àquilo que vamos aprendendo desde muito cedo e, por vezes, até de uma forma quase inconsciente.  As crenças, as opiniões, as tradições, os jogos, as celebrações, os ofícios, as tarefas, as lendas, entre outros dizem respeito ao senso comum.  Adquire-se através da repetição de experiências, do testemunho, com os exemplos transmitidos, com a prática e também com os erros.

3  É um conhecimento superficial e mais direcionado para um domínio prático, porque não procura as causas e os porquês dos fenómenos.  Está pouco sujeito a mudanças rápidas ou radicais, embora não seja completamente estático, já que acaba, por vezes, por sofrer a influência das descobertas científicas.  A linguagem usada no conhecimento vulgar é a nossa linguagem de todos os dias.  Apesar de ser muitas vezes dogmático, o senso comum constitui um saber válido e indispensável.

4 O conhecimento científico diz respeito a um tipo específico de conhecimento que é realizado por cientistas em universidades, institutos de investigação, laboratórios, empresas, etc.. É um conhecimento sistemático, já que as diferentes ciências consistem em corpos organizados de conhecimento. É rigoroso e objetivo, porque procura respostas para questões sobre o mundo, o homem, a natureza, a vida, etc., tentando obter respostas aceitáveis do ponto de vista lógico e racional. As explicações científicas aparecem em teorias apresentadas por cientistas.

5 Os cientistas tentam encontrar uma ordem por detrás das aparências e, para esse efeito, avançam hipóteses que visam captar as leis da Natureza. Quando são bem sucedidos, os cientistas conseguem explicar fenómenos muito diversos a partir de um número reduzido de leis. As teorias científicas são testáveis, isto é, os cientistas confrontam-nas com a experiência e elas podem ser modificadas caso não estejam de acordo com a realidade.

6 A linguagem científica é rigorosa, porque sem esse rigor não seria possível conceber teorias que expliquem os fenómenos e que possam ser controladas pela experiência. O conhecimento científico é hoje um tipo de conhecimento fundamental, pois desempenha um papel importantíssimo na vida dos homens, embora possa ter fortes implicações no meio ambiente. Por isso, não devemos encará-lo com reverência e passividade, mas sim com espírito crítico e problematizador.

7  Assim, as ciências distinguem-se do senso comum porque têm em vista uma explicação dos factos que seja controlável através de experiências científicas.


Carregar ppt "Inês Santos Nº12 11ºC.  O conhecimento vulgar corresponde ao senso comum e abrange aquelas coisas que quase toda a gente sabe.  Relaciona-se àquilo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google