A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL: CIÊNCIAS DA NATUREZA I Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL: CIÊNCIAS DA NATUREZA I Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna."— Transcrição da apresentação:

1 INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL: CIÊNCIAS DA NATUREZA I Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

2 OBJETIVOS -Discutir questões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade; - Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. - Estabelecer uma relação próxima com o conhecimento científico

3 - Estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento; - Analisar o papel do ensino de Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e inter-relações com os demais componentes curriculares OBJETIVOS

4 A ciência como construção humana O papel das Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências A área de Ciências da Natureza e os componentes curriculares PROGRAMA

5 06/10/2010 – A1 24/11/2010 – A2 08/12/2010 – A3 CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES

6 SEJAM BEM VINDOS!!!!

7 CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

8 O que é que as pessoas comuns pensam quando as palavras Ciência ou cientista são mencionadas? O que VOCÊS pensam?!?!?!? FAÇAMOS UM TESTE

9

10 O QUE É CIÊNCIA ? Variados autores apresentam o que entendem por ciência através de conceitos que são permanentemente ampliados, uma vez que suas idéias não são definitivas.

11 O conceito apresentado por Ander-Egg (1978), define: Ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. O QUE É CIÊNCIA ?

12 Para Trujillo (1974): Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. Um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação. O QUE É CIÊNCIA ?

13 Conforme Newton Freire-Maia: Ciência é um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos, etc, visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em continua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia especial (metodologia científica). O QUE É CIÊNCIA ?

14 No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se ao conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio: o método cientifico. Latimconhecimento O QUE É CIÊNCIA ?

15 Ciência refere-se tanto a: Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico;racionalnaturezaverdademétodo científicoconhecimentoempírico O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas sistematizadas.pesquisas

16 Homens primitivos viviam sob a ameaça das forças da natureza (tempestades, raios trovões, animais ferozes, guerras, forças sobrenaturais) e carentes de recursos (alimento, vestuário, etc...). Sentimento de medo, impotência e terror. * Dilema: Desenvolver poder sobre as forças naturais ou submeter-se a elas. Assim nasce a ciência: compreender para controlar, ter poder. Afinal, por que a Ciência se desenvolveu?

17 VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA? Idade Antiga: A Ciência era baseada na observação da natureza, portanto, era contemplativa. Idade Média: Nesse período predominava o conhecimento religioso, ou seja, o teocentrismo e o obscurantismo. O cientistas que contrariavam dogmas da igreja eram perseguidos (inquisição).

18 Idade Moderna: A Ciência Moderna busca o controle prático da natureza, procura atingir um conhecimento prático e seguro, através da utilização de um método que proporcione respostas aceitas como verdadeiras. A Ciência está atrelada ao progresso produtivo, à tecnologia e ao capital (tecno-ciência). Período Contemporâneo: Esse período é marcado pelas comunidades científicas, pela alta velocidade da informação. Áreas de destaque: engenharia genética, engenharia molecular, informática, robótica.


Carregar ppt "INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL: CIÊNCIAS DA NATUREZA I Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google