Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
CIÊNCIAS DA NATUREZA I Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
2
- Estabelecer uma relação próxima com o conhecimento científico
OBJETIVOS Discutir questões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade; - Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. - Estabelecer uma relação próxima com o conhecimento científico
3
OBJETIVOS - Estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento; - Analisar o papel do ensino de Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e inter-relações com os demais componentes curriculares
4
PROGRAMA A ciência como construção humana
O papel das Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências A área de Ciências da Natureza e os componentes curriculares
5
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES
6
SEJAM BEM VINDOS!!!!
7
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
8
FAÇAMOS UM TESTE O que é que as pessoas comuns pensam quando as palavras Ciência ou cientista são mencionadas? O que VOCÊS pensam?!?!?!?
10
O QUE É CIÊNCIA ? Variados autores apresentam o que entendem por ciência através de conceitos que são permanentemente ampliados, uma vez que suas idéias não são definitivas.
11
O conceito apresentado por Ander-Egg (1978), define:
O QUE É CIÊNCIA ? O conceito apresentado por Ander-Egg (1978), define: Ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.
12
Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de
O QUE É CIÊNCIA ? Para Trujillo (1974): Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. Um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.
13
deliberada de uma metodologia especial (metodologia científica).
O QUE É CIÊNCIA ? Conforme Newton Freire-Maia: Ciência é um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos, etc, visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em continua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia especial (metodologia científica).
14
O QUE É CIÊNCIA ? No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se ao conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio: o método cientifico.
15
Ciência refere-se tanto a:
Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico; O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas sistematizadas.
16
Afinal, por que a Ciência se desenvolveu?
Homens primitivos viviam sob a ameaça das forças da natureza (tempestades, raios trovões, animais ferozes, guerras, forças sobrenaturais) e carentes de recursos (alimento, vestuário, etc...). Sentimento de medo, impotência e terror. * Dilema: Desenvolver poder sobre as forças naturais ou submeter-se a elas. Assim nasce a ciência: compreender para controlar, ter poder.
17
VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA?
Idade Antiga: A Ciência era baseada na observação da natureza, portanto, era contemplativa. Idade Média: Nesse período predominava o conhecimento religioso, ou seja, o teocentrismo e o obscurantismo. O cientistas que contrariavam dogmas da igreja eram perseguidos (inquisição).
18
Período Contemporâneo:
Idade Moderna: A Ciência Moderna busca o controle prático da natureza, procura atingir um conhecimento prático e seguro, através da utilização de um método que proporcione respostas aceitas como verdadeiras. A Ciência está atrelada ao progresso produtivo, à tecnologia e ao capital (tecno-ciência). Período Contemporâneo: Esse período é marcado pelas comunidades científicas, pela alta velocidade da informação. Áreas de destaque: engenharia genética, engenharia molecular, informática, robótica.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.