A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PEAD Ludicidade e Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEAD Ludicidade e Educação"— Transcrição da apresentação:

1 PEAD Ludicidade e Educação Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos

2 A brincadeira ou atividade lúdica de forma geral, é uma atividade motivada pelo seu próprio processo. Ou seja, as crianças brincam sem esperar um resultado prático, mas sim, visando a própria ação em si.

3 O brinquedo é uma das principais atividades no período da infância
O brinquedo é uma das principais atividades no período da infância. A partir desta atividade as crianças tomam conhecimento de uma série de objetos do mundo adulto que as desfia. Para conhecer o mundo adulto a criança se esforça para agir nele, ou até agir como um adulto.

4 Na idade pré-escolar a criança encontra- se numa situação favorável à experimentação. Surgindo um conflito entre o desejo infantil do fazer com a imposição do adulto sobre o não fazer.

5 A criança pede: “me deixa dirigir” “deixa que eu faço” “eu sei fazer sozinha” etc.

6 A atividade lúdica, em especial a fantasia, surge nessa época como uma alternativa de resolução para tal conflito. A criança pode assim exercer no faz-de- conta a atividade desejada, mesmo que não haja um fim.

7 O brinquedo se coloca como uma conexão com importantes mudanças psíquicas e prepara o caminho de transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. Por essa razão, é importante o estudo das atividades lúdicas e do seu desenvolvimento.

8 Quando brinca com um cavalinho de pau, a criança tem a necessidade de agir como um adulto. Neste caso, ela deseja montar um cavalo, mas ainda não consegue fazê- lo, pois isso está além da sua capacidade. Efetua-se, por esse motivo, um tipo de substituição.

9 No período pré-escolar, o que mais chama a atenção no brinquedo é o pico da atividade imaginária.
Essa situação é resultante da ação, e não o seu componente inicial.

10 No papel que a criança assume no brinquedo, ela desempenha a função social do adulto observado. Ou seja, ela tenta reproduzir um papel generalizado de um adulto, como o médico, a professora etc. As regas da ação são a da função social.

11 Segundo Elkonin, este tipo de brinquedo evolui da seguinte maneira:
Papel e situação imaginária são explícitos e a regra é latente A regra é explícita e a situação é imaginária Ou seja, os primeiros a surgir são os jogos de enredo; só depois disso é que virão os jogos com regras.

12 Do ponto de vista da psicologia da personalidade, os jogos imaginativos com regras e objetivos desenvolvem na crianças importantes traços. O primeiro é a capacidade de submeter-se a uma regra, dominando e controlando o comportamento, subordinando-o a um objetivo específico.

13 Também é nesses jogos que a criança faz pela primeira vez sua auto-avaliação. A criança avalia a sua destreza, habilidade e progresso comparando-se com os outros participantes do jogo. É a partir dessa comparação que se origina a avaliação consciente e independente que a criança faz de suas habilidades e possibilidades concretas.

14 Estes jogos também surgem como um possibilidade de introduzir um elemento moral na atividade da criança. No entanto, tal elemento moral surge da própria ação da criança, da prática, e não de uma máxima moral que ela tenha ouvido.

15 Para analisar a atividade lúdica infantil é necessário descobrir o sentido que o jogo tem para a criança, é necessário penetrar na sua psicologia verdadeira.

16 Bibliografia Vygotsky, L. S. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP.


Carregar ppt "PEAD Ludicidade e Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google