A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovadores e Conservadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovadores e Conservadores"— Transcrição da apresentação:

1 Inovadores e Conservadores
Livro: A máquina das crianças

2 O uso da parábola pelo autor, mostra de maneira rudimentar a desigualdade do progresso em diversas frentes. Comparação cirurgião e professores.

3 Pergunta Por que, durante um período em que tantas atividades humanas foram revolucionadas, não vimos mudanças comparáveis na forma como ajudamos nossas crianças a aprender?

4 Inovadores e Conservadores
Conservadores reconhecem que a escola tem problemas e mostram-se interessados em resolvê-los. Inovadores buscam meios para contornar a escola abrindo espaço para programas que se desviem das políticas públicas tradicionais, quanto ao método e ao currículo.

5 Videogame Há um nível de esforço intelectual que as crianças colocam nesta atividade, e aprendem muito em um espaço restrito. Foi sem dúvida a porta de entrada das crianças para o mundo da informática. A criança trabalha dentro de regras e estruturas preestabelecidas.

6 No passado as crianças também não gostavam da escola, porém elas eram persuadidas a acreditar que este era o passaporte para um um futuro promissor. A Escola precisa ser aceita por seus participantes.

7 A informática está oferecendo aos Inovadores novas oportunidades para criar alternativas.
Com uma conversação com crianças, o autor percebe que existe uma notável capacidade nelas, para elaborar teorias, mas também uma dependência quase desamparada dos adultos em testá-las .

8 O que separa os esforços de uma verdadeira Máquina de conhecimento da virtual, não é a falta de tecnologia de armazenamento ou de acesso, mas o esforço necessário para reunir o conhecimento. As crianças com oportunidades de explorar florestas, cidades, mitos antigos, etc, de forma virtual, dificilmente se sentariam tranquilamente até o final de uma aula.

9 Está bem documentado que os pré-escolares não memorizam o conhecimento que os adultos tentam suprir-lhes. Este é metabolizado e assimilado juntamente com todas as experiências de mundo. O importante é que a Máquina do conhecimento oferece às crianças uma transição entre a aprendizagem pré-escolar e a verdadeira alfabetização de uma forma mais pessoal.

10 Com o computador, problemas abstratos e difíceis tornam-se concretos e manejáveis.
Na visão do autor, quase todas as experiências de implementar uma educação progressista foram decepcionantes, porque não foram suficientemente longes em tornar o estudante o sujeito, ao invés do objeto.

11 Toda criança pré-escolar acumulou seu próprio conhecimento matemático, como já foi documento por Jean Pieget. Oferecendo às crianças a oportunidade de aprender e de usar matemática através de um modo não-formalizado, as encoraja, exatamente como a Máquina do conhecimento o faz.

12 O propósito de oferecer o modo não-formalizado de conhecer a Matemática é inteiramente subvertido quando é concebido como uma tributa para aprender o estilo formal ou como um truque para atrair as crianças à instrução formalizada.

13 As teorias que foram desenvolvidas por psicológos educacionais e por psicológos acadêmicos em geral correspondem a um tipo específico de apendizagem, o tipo da Escola. Enquantos este forem dominantes, será muito difícil fazer um desvio sério da forma tradicional da Escola.


Carregar ppt "Inovadores e Conservadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google