A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química História da Química e Modelos atômicos. Química Tales de Mileto (624- Figura 1.4. 548 a.C.). Água: “Tudo é água.” Anaxímenes de Mileto (585-528/5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química História da Química e Modelos atômicos. Química Tales de Mileto (624- Figura 1.4. 548 a.C.). Água: “Tudo é água.” Anaxímenes de Mileto (585-528/5."— Transcrição da apresentação:

1 Química História da Química e Modelos atômicos

2 Química Tales de Mileto (624- Figura a.C.). Água: “Tudo é água.” Anaxímenes de Mileto ( /5 a.C.). Ar: “Tudo provém do ar e retorna ao ar.”

3 Química Empédocles ( a.C.) “Os quatro elementos, terra, água, ar e fogo, tudo formam.” Aristóteles - ( a.C.) “Os quatro elementos, terra, água, ar e fogo, tudo formam.”

4 Química Os quatro elementos Aristóteles - ( a.C.)

5 Química Partícula Indivisível Leucipo ( a.C.) Demócrito ( a.C.)

6 Química HISTÓRIA DA QUÍMICA Demócrito: a ideia do átomo!

7 Química (do grego: a = sem e tomos = divisão) A areia de uma praia que, vista de longe, parecia contínua, porém, quando observada de perto, notava-se que ela era formada por pequenos grãos

8 Química ALQUIMIA Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a pedra filosofal (ou medicina universal) a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e o Elixir da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado por eles de "A Grande Obra".

9 Química ALQUIMIA "O Alquimista na Busca pela Pedra Filosofal (1771)" por Joseph Wright, representando Henning Brand na descoberta do elemento fósforo.

10 Química MODELOS ATÔMICOS Primeiro modelo atômico Em 1808, criou a hipótese de que a matéria é constituída por partículas. John Dalton

11 Química Os postulados de Dalton 1 o – Os elementos são constituídos por partículas muito pequenas chamadas átomos. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos 2 o – Os compostos são constituídos por átomos de mais de um elemento. 3 o – Todas as reações químicas consistem em separação, combinação ou rearranjo de átomos

12 Química Alguns símbolos usados por Dalton.

13 Química Modelo atômico de Dalton Modelo atômico de Dalton – “modelo da bola de bilhar”

14 Química Modelo atômico de Thomson Joseph John Thomson foi o físico britânico que descobriu o elétron. Essa descoberta conferiu a Thomson o Prêmio Nobel em 1906, a sua nomeação a cavaleiro do Império Britânico em 1908 e o título de mestre da Trinity College em Cambridge, onde permaneceu até sua morte, em 1940.

15 Química Raios Catódicos Por meio de experimentos demonstrou que dentro dos átomos há partículas minús- culas, com carga elétrica negativa, que foram chamadas de elétrons.

16 Química Modelo atômico de Thomson J. J. Thomson (1898) propõe um novo modelo atômico. Átomo de Thomson: “O átomo deve ser uma pasta positiva incrustada de elétrons (carga negativa).” Pudim de Passas

17 Química Modelo atômico de Rutherford Ernest Rutherford, 1 o Barão de Rutherford e Nelson, foi um físico e químico britânico nascido em Spring Grove, na Nova Zelândia, em 30 de agosto de Em 1911, Rutherford fez um experimento em que partículas alfa (de carga positiva, emitidas por polônio radioativo) colidiram com uma fina lâmina de ouro e chegaram até um filme fotográfico, manchando- o.

18 Química Experimento de Rutherford

19 Química Conclusões de Rutherford 1 o – A lâmina de ouro não seria formada por átomos maciços 2 o – Muitas partículas alfa foram desviadas, pois passavam muito perto do núcleo 3 o – As partículas alfa que vinham na direção do núcleo eram totalmente repelidas e retrocediam.

20 Química Átomo de Rutherford Rutherford conclui que o átomo era um “grande vazio” MODELO PLANETÁRIO

21 Química Modelo atômico de Rutherford-Böhr Niels Böhr Bohr baseando-se na teoria proposta em 1900 por Planck (teoria quântica) Em 1912, o dinamarquês Niels Böhr propôs um modelo atômico que aprimorava o modelo de Rutherford, explicando a órbita dos elétrons.

22 Química Postulados de Böhr 1 o – Os elétrons nos átomos descrevem sempre órbitas circulares ao redor do núcleo, chama- das de camadas ou níveis de energia. 2 o – Cada um desses níveis possui um valor determinado de energia (estados estacionários). 3 o – Os elétrons só podem ocupar os níveis ou camadas que tenham uma determinada quantidade de energia.

23 Química Modelo atômico de Böhr

24 Química Saltos dos elétrons: o quantum 4 o – Os elétrons podem saltar de um nível para outro mais externo Postulados de Böhr

25 Química Saltos dos elétrons: o fóton 5 o – Ao voltar ao nível mais interno, o elétron emite um quantum de energia Postulados de Böhr

26 Química 6 o – Cada camada é indicada por uma letra e um número correspondente (número quântico principal = n) e comporta um número de elétrons: Postulados de Böhr

27 Química Se o núcleo é formado de partículas positivas, que foram chamadas de prótons, por que elas não se repelem? Descoberta do Nêutron

28 Química Descoberta do Nêutron James Chadwick Em 1932, o químico inglês James Chadwick propôs a existência dos nêutrons, partículas com carga elétrica igual a zero e que se lo- calizam também no núcleo atômico, entre os prótons.. Por esta descoberta, foi-lhe atribuído o Nobel de Física em1935.

29 Química Núcleo atômico PORTANTO:

30 Química Dimensões do átomo

31 Química Modelo de Sommerfeld Em 1916, Arnold Sommerfeld propôs que em um nível de energia n, havia uma órbita circular e (n-1) órbitas elípticas de diferentes excentricidades. Órbitas: 1 circular e as demais elípticas


Carregar ppt "Química História da Química e Modelos atômicos. Química Tales de Mileto (624- Figura 1.4. 548 a.C.). Água: “Tudo é água.” Anaxímenes de Mileto (585-528/5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google