A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Do ponto de vista biológico, o objetivo do sexo é fundir dois grupos de informações genéticas, um da mãe e outro do pai, para formar um bebê que seja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Do ponto de vista biológico, o objetivo do sexo é fundir dois grupos de informações genéticas, um da mãe e outro do pai, para formar um bebê que seja."— Transcrição da apresentação:

1

2  Do ponto de vista biológico, o objetivo do sexo é fundir dois grupos de informações genéticas, um da mãe e outro do pai, para formar um bebê que seja geneticamente diferente de seus pais.

3  ocorre com a participação de um único indivíduo  dá origem a outros que são geneticamente idênticos  não há troca de material genético  forma reprodutiva, é considerada evolutivamente pior  diminui as probabilidades de variações nos descendentes.

4 Eucarionte unicelular em processo de bipartição ou diviso binária

5 Há três características básicas: a) Produção de células haplóides por meiose (gametas). b) União de 2 células haplóides para formar um novo indivíduo diplóide. c) Formação de seres geneticamente diferente dos genitores.

6

7  Apresentam tubos finos e enovelados (túbulos seminíferos)  Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona  Produzem os espermatozóides

8  os espermatozoides são armazenados e passam pela fase de diferenciação (criação de flagelo).  Encontramos também células de Sertoli, com função de nutrição dos espermatozoides

9  Cada ducto deferente é uma continuação do epidídimo  O ducto parte do epidídimo entra na cavidade abdominal através do canal inguinal, contorna a bexiga e se liga ao ducto da vesícula seminal, formando o canal ejaculador, este por sua vez se liga a uretra.

10

11  Vesículas seminais : Glândulas membranosas que se localizam posteriormente à bexiga, próxima à sua base e ao lado da próstata  Próstata: Produz secreção prostática que é nutritiva para os espermatozoides  Glândulas de Cowper :Têm como função produzir uma secreção mucosa lubrificante anterior a ejaculação, que também faz parte do sêmen.

12 Vesículas seminais Próstata

13  Canal que percorre o interior do pênis abrindo para o meio externo.  Canal comum a passagem da urina e o semem (mas não simultaneamente).

14  Órgão copulador masculino.  Quando os seus vasos sanguíneos se enchem de sangue, seu tamanho aumenta e ele se torna rígido, fenômeno conhecido como ereção.  Saída do esperma do pênis: ejaculação.  2 a 4 ml de esperma – 200 a 400 milhões de espermatozóides.

15

16 Períneo

17 Tubas Uterinas Ovário Colo do útero Vagina Endométrio

18  Localizados na cavidade abdominal, pouco acima da virilha.  São produtores dos gametas femininos – óvulos  Produzem e secretam os hormônios: estrógeno e a progesterona.

19  São dois tubos que se ligam ao útero.  A parte perto do ovário possui formato de franja.  O óvulo liberado é sugado para o interior da tuba, deslocando-se até a cavidade uterina.

20 - Órgão musculoso e oco, com tamanho e forma de uma pêra. - Parte superior: mais larga conectada à tuba uterina. -Parte inferior: chamada de colo uterino, conecta-se com a vagina. -Parte interna: revestido por tecido vascularizado chamado de endométrio. -Local onde é formado e expelido a menstruação. -Local onde ocorre a gravidez.

21  Canal musculoso que na vulva se abre para o meio externo.  Durante a excitação fica dilatada e coberta por um líquido produzido pela glândula de Bartolin, facilitando a penetração do pênis durante o ato sexual.

22

23

24

25  A cada período de aprox. 28 dias o sistema reprodutor passa por alterações como preparação para a gravidez.  O óvulo amadurece durante os primeiros 14 dias do ciclo.  Com ação do estrógeno e da progesterona o endométrio vai ficando mais espesso e com mais vasos sanguíneos, que servirão para nutrir o possível embrião.  No 14º dia, ocorre a liberação do óvulo na tuba uterina para ser fecundado, processo chamado de ovulação.  Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama no 28º dia, eliminando para fora do corpo as células e sangue.  Essa eliminação dura em torno de 4dias e é chamado de fluxo menstrual ou menstruação.

26 Exercício 1: Chama-se reprodução a capacidade que possuímos de produzir descendentes, garantindo assim a perpetuação da nossa espécie. O sistema reprodutor humano é formado por um conjunto de órgãos dentro dos quais ocorre a produção, o amadurecimento e o transporte de células reprodutivas denominadas gametas. Os gametas masculinos e femininos são respectivamente: a) Óvulo e pênis b) Pênis e ovário c) Espermatozóide e óvulo d) Próstata e vulva

27 Exercício 2: Sobre o aparelho reprodutor masculino julgue os itens: 1.Os testículos: são as gônadas masculinas que produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários 2. A uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. 3. Os epidídimos são glândulas localizadas abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativam os espermatozóides. 4. As vesículas seminais são responsáveis pela produção de um líquido que é liberado no ducto ejaculatório e juntamente com o líquido prostático e com os espermatozóides, entrarão na composição do sêmen.

28 Exercício 3: Na espécie humana a fecundação ocorre? a) Na vagina. b) Nas trompas. c) No útero. d) No ovário.

29 O sistema reprodutor feminino é formado por: a) Por dois ovários, duas tubas uterinas, útero, vulva e uretra. b) Epidídimo, vagina, dois ovários, trompas de falópio, escroto e vulva. c) Vagina, vulva, dois ovários, uretra, útero, escroto e vesículas seminais. d) Por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva.

30 Exercício 4: O sistema reprodutor masculino é formado por: a) Testículos, pênis, próstata, vulva e canais deferentes. b) Epidídimo, canal deferente, uretra, pênis, escroto e tubas uterinas. c) Testículos, pênis, próstata, uretra, Epidídimo, escroto e vesículas seminais. d) Canais deferentes, útero, uretra, próstata, pênis, escroto e vesículas seminais.


Carregar ppt " Do ponto de vista biológico, o objetivo do sexo é fundir dois grupos de informações genéticas, um da mãe e outro do pai, para formar um bebê que seja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google