A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE DIGITAL DAS RELAÇÕES HOMEM/MÁQUINA. ARTE DIGITAL ALGUNS ASPECTOS Todas as manifestações artísticas realizadas por um computador A arte digital combina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE DIGITAL DAS RELAÇÕES HOMEM/MÁQUINA. ARTE DIGITAL ALGUNS ASPECTOS Todas as manifestações artísticas realizadas por um computador A arte digital combina."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE DIGITAL DAS RELAÇÕES HOMEM/MÁQUINA

2 ARTE DIGITAL ALGUNS ASPECTOS Todas as manifestações artísticas realizadas por um computador A arte digital combina conceitos e aspectos da história da arte, da ciência e da tecnologia A produção digital é vista como arte quando conceptualmente se utilizam as possibilidades do computador ou da internet com um resultado que não seria alcançável por outros meios

3  EDUARDO KAC  STELARC  Artistas Digitais:

4 EDUARDO KAC: BIOGRAFIA  Kac formou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio. No início da década de1980 começou a apresentar várias performances satíricas no Rio de Janeiro e em São Paulo.  Seus trabalhos fazem parte, entre outras, das coleções públicas do Museum of Holography (Chicago), MAM/RJ e MIT Museum (Cambridge).  Publicou artigos e ensaios sobre arte eletrônica em livros e jornais em diversas línguas.  É pioneiro e um discípulo da arte digital e transgênica. Kac tem sido pioneiro em vários campos de interseção de arte/ciência/tecnologia, e não apenas no Brasil.  Atualmente vem desenvolvendo um trabalho sistemático de análise das artes eletrônicas no Brasil, já parcialmente publicado na revista Leonardo.

5 A POSITIVE (EDUARDO KAC)  Com a colaboração de Ed Bennett, um projetista de hardware especializado em robótica, Eduardo concebeu um evento polêmico, que se chamou A-Positive  O evento compreendia um intercâmbio intravenoso entre um homem (o próprio Kac o testou pela primeira vez, mas qualquer outra pessoa podia fazê-lo) e um robô  O corpo humano doava sangue ao robô e este, por sua vez, extraía oxigênio do sangue, com o qual mantinha acesa uma pequena chama em seu próprio mecanismo. Em troca, o robô doava dextrose ao corpo humano

6 TELEPORTING AN UNKNOWN STATE (EDUARDO KAC)

7  Nesta modesta instalação feita para a Siggraph 96, Kac conseguiu criar sua melhor metáfora da nova ecologia da biosfera.  A obra coloca diante de nossos olhos e mentes a nova condição da vida num ambiente tecnológico.  A peça conectava o espaço físico do New Orleans Contemporary Arts Center ao espaço não-localizável da Internet.  Pessoas anônimas de diferentes lugares do planeta e que estavam surfando a Internet eram encorajadas a apontar câmeras digitais para o céu e transmitir luz do sol para o site da galeria, usando facilidades de videoconferência. O conteúdo das imagens não importava. O que contava era o envio de luz com o único propósito de possibilitar a germinação de vida real no espaço da instalação.  Conforme as imagens da luz do sol chegavam à galeria, elas eram projetadas no pedestal, iluminando a semente.

8 STELARC: BIOGRAFIA  Stelarc, pseudônimo de Stelios Arcadiou  Nasceu no dia 19 de Junho de 1946, em Limassol, no Chipre  É investigador na Performance Arts Digital Research Unit.  É um artista cibernético, exuberante pelas suas performances electrónicas e de body-art.  A sua obra centra esforços na junção basilar entre corpo e tecnologia de ponta, através de próteses robóticas inovadoras e da acoplação de variados sistemas electrónicos.

9 EAR ON ARM (STELARC)

10  Ideia que mostra a genialidade por implantar. uma terceira orelha no seu braço com microfone ligado a um transmissor bluetoof. A orelha transmite o que o braço ouve para qualquer um que queira ouvir.  Trata-se uma obra conceitual criativa e consistente - ainda mais na sua relação com o próprio corpo, o que pode naturalmente chocar a quem não se encontre preparado.  Na realidade, o futuro é dos mais ousados, ele aponta para a fusão do corpo com a máquina, segundo Stelarc.


Carregar ppt "ARTE DIGITAL DAS RELAÇÕES HOMEM/MÁQUINA. ARTE DIGITAL ALGUNS ASPECTOS Todas as manifestações artísticas realizadas por um computador A arte digital combina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google