A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMMANUEL KANT (1724-1804) Prússia Oriental – Alemanha atualmente Kalinningrado na Rússia Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMMANUEL KANT (1724-1804) Prússia Oriental – Alemanha atualmente Kalinningrado na Rússia Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;"— Transcrição da apresentação:

1 IMMANUEL KANT ( ) Prússia Oriental – Alemanha atualmente Kalinningrado na Rússia Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico; Crítica – Publica “A crítica da razão pura”. “A filosofia é por um lado a ciência da relação entre todo o conhecimento e todo o uso da razão; e por outro, o fim último da razão humana...”

2 IMMANUEL KANT  São duas as fontes do conhecimento humano:  Experiência - o que os sentidos percebem  Entendimento – o que a razão faz com que os sentidos percebam.

3 IMMANUEL KANT  “Só conhecemos realmente o mundo dos fenômenos, da experiência, dos objetos enquanto se relacionam a nós, sujeitos e não a realidade em si, tal qual ela é...” ... Os sentidos absorvem da experiência dados, informações... Que a razão elabora e organiza; é dessa união do que a experiência fornece com o que a razão operacionaliza,... que é possível o conhecimento”

4 IMMANUEL KANT  Elabora a doutrina da razão prática e da razão teórica;  O homem governa-se com base em leis puramente inteligíveis (puramente racionais) e naturais (empíricas e sensíveis);  Para Kant os objetos são contaminados pela razão humana.

5 IMMANUEL KANT ÉTICA  O criticismo detecta na razão um instrumento incapaz de fornecer todas as explicações e de produzir todas as deduções necessárias para explicar as razões últimas do existir, do querer do escolher eticamente.

6 IMMANUEL KANT ÉTICA  A razão pura e a experiência sensível não dão conta de resolver o conflito ético do ser humano que garanta a sua felicidade.  Fundamenta a prática moral não na experiência, mas em uma lei a priori inerente à racionalidade humana, o imperativo categórico.

7 IMMANUEL KANT ÉTICA – IMPERATIVO CATEGÓRICO  “Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma lei universal”.  A ÉTICA é o compromisso de seguir o este preceito fundamental: Estar conforme o dever.  Caráter Moral: Fazer o BEM não por inclinação, mas por dever.

8 IMMANUEL KANT DIREITO E MORAL  “O cumprimento do dever pelo dever”;  “Agir conforme o dever” é o que qualifica a ação moral;  Vontade e Liberdade devem coexistir em harmonia com a Lei Positiva


Carregar ppt "IMMANUEL KANT (1724-1804) Prússia Oriental – Alemanha atualmente Kalinningrado na Rússia Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google