A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A eficiência energética Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, às.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A eficiência energética Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, às."— Transcrição da apresentação:

1

2 A eficiência energética Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja electricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia. A utilização abusiva das fontes de energia de origem de combustíveis fósseis, como o petróleo (que representa 37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera trazendo consequências desastrosas para o nosso Planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

3 Edifícios energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades energéticas do mundo em 2050 por um terço, e será essencial no controlo das emissões globais de gases com efeito de estufa, de acordo com a Agência Internacional de Energia. A adopção de soluções ou medidas eficientemente energéticas em edifícios pode passar como por exemplo, por colocar um isolamento térmico de modo a se consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento mantendo a mesma temperatura, instalar lâmpadas económicas, em vez de lâmpadas incandescentes para atingir o mesmo nível de iluminação. Redes de sensores sem fio são muitas vezes utilizados para visualizar o uso de energia em cada ponto para melhorar a eficiência, como no exemplo do Japão. A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, quer de climatização como de aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis.

4 A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias. A eficiência energética e as energias renováveis são os "dois pilares" da política energética sustentável.

5 Etiqueta energética Ao escolher equipamentos energeticamente mais eficientes, está a poupar energia e também o ambiente. No mercado, podemos encontrar variadíssimas opções de equipamentos. Para fazer a escolha mais acertada, consulte a respectiva etiqueta energética e opte por aqueles que apresentam menores consumos energéticos.

6 A etiqueta energética permite comparar fácil e rapidamente a eficiência energética e o consumo dos electrodomésticos da mesma categoria, sendo obrigatória para os seguintes aparelhos eléctricos: * máquinas de lavar e/ou secar roupa * máquinas de lavar loiça * frigoríficos e combinados * fornos eléctricos * aparelhos de ar condicionado * iluminação Iluminação LED 

7 A etiqueta energética fornece informação sobre a eficiência energética dos equipamentos, os consumos de energia, os rendimentos, a capacidade, o ruído, entre outras. A etiqueta energética é uma ferramenta útil que permite comparar equipamentos semelhantes, auxiliando o consumidor na selecção dos equipamentos mais eficientes. Existem 7 classes de eficiência sendo a mais eficiente a classe A e a menos eficiente a classe G. No caso das etiquetas para os equipamentos de frio, existem ainda duas classes suplementares (A++ e A+), correspondendo a um nível de eficiência energética mais elevado. Nos equipamentos de frio a venda de equipamentos de classes inferiores a D encontra-se proibida.

8 A União Europeia tem vindo a publicar Directivas sobre rotulagem energética de electrodomésticos que obrigam a essa atribuição nos diferentes Estado-membro, de forma progressiva e com o objectivo de informar os consumidores das performances dos equipamentos e orientar para as melhores escolhas. Consulte aqui a informação sobre as Directivas Comunitárias. Os dados existentes na etiqueta são da responsabilidade dos fabricantes. No ponto de venda é obrigatório que a etiqueta esteja em local visível e aplicada nos equipamentos. Os equipamentos eficientes nem sempre são mais caros. O custo de aquisição dos equipamentos não é directamente proporcional à sua classe de eficiência energética, existindo outras variáveis que influenciam o preço de venda do equipamento como a marca, as funcionalidades, a estética, entre outras.

9 Poderá encontrar no mercado equipamentos de classe B de custo superior a um equipamento semelhante de classe A. A poupança no custo de utilização de um equipamento mais eficiente depende do tipo de equipamentos e da utilização que fizer dos mesmos. É da competência do IGAE (Inspecção Geral das Actividades Económicas) a fiscalização e verificação da conformidade da aplicação das etiquetas energéticas.

10 10 medidas para melhor utilizares a energia em casa 1.Apaga as luzes que não são precisas. 2.Opta por lâmpadas de baixo consumo. 3.Escolhe electrodomésticos energeticamente mais eficientes (classe A). 4.Desliga os equipamentos no botão (e não apenas no comando). 5.Usa fontes de energia renováveis, como por exemplo o sol. 6.Evita abrir o frigorífico a toda a hora. 7.Coloca as embalagens usadas no ecoponto. 8.Prefere duches a banhos de imersão. Poupas água e energia. 9.Defende as florestas e os oceanos, assim podes ter um planeta em equilíbrio. 10.Anda mais a pé, de bicicleta e de transportes colectivos.


Carregar ppt "A eficiência energética Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, às."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google