A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inclusão: O que é isto? Preconceitos e mudanças de Paradigmas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inclusão: O que é isto? Preconceitos e mudanças de Paradigmas."— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão: O que é isto? Preconceitos e mudanças de Paradigmas

2 Conceituando Preconceitos.... Segundo Ximenes, Sérgio 1954 /Minidicionário da Língua Portuguesa diz: 1. Ideia preconcebida em geral sem fundamento.2 Intolerância a outras raças, religiões, etc.... Conceituando Paradigmas...Segundo Ximenes,Sérgio 1954/Minidicionário da Língua Portuguesa diz: 3.Conjunto de crenças e conceitos, muitas vezes de natureza inconsciente, em que se baseiam as atitudes e os comportamentos de um grupo social.

3 Preconceito e mudanças de Paradigmas Com os conceitos acima descritos, podemos perceber o quanto é importante para que as mudanças possam acontecer de forma coletiva, necessita individualizar, internalizar para transformar ideias em ações.Somente assim, estaremos quebrando os obstáculos que a sociedade colocou durante anos.

4 Preconceito e mudanças de Paradigmas No trecho abaixo descrito por Rosita Edler, iremos realizar uma comparação entre pessoas e frutas.Mas estarei citando somente a fruta que fez refletir sobre “ser diferente”

5 Carvalho apud Bonder cita o caju como um “desvio” do paradigma e pergunta:como classificar o caju? Estaria no grupo dos centro- entregues (não comemos a casca, mas comemos o caroço, se “trabalhado”,não é só comestível, como é considerado, por muitos, como a melhor parte da fruta, uma verdadeira iguaria: a castanha do caju!...

6 Outra manifestação do “desvio” do caju está em sua curiosa forma, pois, diferentemente das outras frutas, seu caroço não está protegido pela casca, ele fica do lado de fora e não é comestível in natura..

7 Não há dúvida de que o caju traz problemas, inclusive para a tetralética, pois, aparentemente, não se encaixa nas quatro categorias apresentadas!” O sentido da palavra “tetralética”...Aqui para tratar o termo, usamos “o caju é fundamental para compreendermos a própria noção de dialética ou “tetralética”.A dialética nada mais é do que a tentativa de lidar com o outro= INCLUSÃO=DIFERENTE..mais detalhes entre no link abaixo: 0/caju-quinta-fruta.html 0/caju-quinta-fruta.html

8 .... O caju é o “outro” o diferente, que poderá ser considerado um problema se for pensado, apenas, em termos “ disso ou daquilo”, sem considerarmos a riqueza das análises possíveis ao longo do continuum entre o ser e o estar nisso ou naquilo.”...

9 Nesse texto que estamos discutindo de Rosita Edler, existe uma passagem que autora descreve de um encontro para Procuradores da República em São Paulo, a qual participou, houve um jurista que apresentou uma reflexão de mudanças de paradigmas, aonde a “oposição” entre deficientes e normais, teve o segundo desfecho:

10 “...Ao defender as propostas inclusivas, propôs ele uma inversão de nosso discurso acerca de direitos: em vez de evidenciar os direitos dos deficientes de serem incluídos, deveríamos defender os direitos dos ditos normais de conviverem com as pessoas com deficiência, para se enriquecerem com o exercício da alteridade.”

11 Carvalho,2004 encerra com a seguinte estrofe: A autorização para que qualquer um possa “ser” e “estar” neste mundo de desigualdades,mas igualmente de belezas, deverá evoluir para uma outra narrativa que, como no exemplo do caju, nem despreze a diferença nem a rotule, mas que contribua para a transformação do caroço, aparentemente desprotegido e sem utilidade imediata, numa cobiçada iguaria.”

12 Referência Bibliográfica: Edler Carvalho, Rosita.Educação inclusiva:com os pingos nos “is”.Cap. 3 A autorização da diferença de pessoas com deficiência.Porto Alegre: Mediação,2004. Ximenes,Sérgio.Minidicionário Ediouro da Lingua Portuguesa.2ª edição reform.São Paulo.Ediouro,2000.


Carregar ppt "Inclusão: O que é isto? Preconceitos e mudanças de Paradigmas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google