A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é tudo o que pode ser; uma razão alheia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é tudo o que pode ser; uma razão alheia."— Transcrição da apresentação:

1

2 O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é tudo o que pode ser; uma razão alheia já cuidou de tudo para ele. O homem, porém deve servir-se de sua própria razão. Não tem instinto e deve determinar ele próprio o plano de sua conduta. Ora, por não ter de imediato capacidade para fazê-lo, mas, ao contrário, entrar no mundo, por assim dizer, em estado bruto, é preciso que outros o façam para ele. (Kant, fim do século XVIII)

3 A aprendizagem não se dá na conquista. Ela se dá na luta. A aprendizagem não é projeto. Ela é processo. A aprendizagem não mora do podium, ela mora no trajeto.

4 Aprendizagem - Modelo tradicional Crença básica: O cérebro humano tem estrutura de arquivo e serve para armazenar informações. PORQUE O mundo era visto como algo pronto a ser explorado e conhecido

5 Aprendizagem - Novo paradigma gato leite miau alergia meu gato Eletricidade Brad Pitt Sistema de redes

6 ZEA

7 AUSUBEL – relação com seu conhecimento prévio. ROGERS – passa a fazer parte da personalidade.

8 COLL – intenção de compreender e forte interação com o conteúdo. FURTADO - surgimento de um sentido pessoal

9 Cérebro instintivo Cérebro Emocional Cérebro Racional (Conceitos) (Conceitos) (Fixação da Aprendizagem) (Fixaçao das Emoções) (Instintos inatos) Aprendizagem Significativa Como ocorre a Aprendizagem Significativa ?

10

11 Fase 1 – Ajudar o aluno a construir sentido Fase 1 – Ajudar o aluno a construir sentido Processos: Processos: Explorar aprendizagens anteriores (Subsunçores) Explorar aprendizagens anteriores (Subsunçores) Possibilitar inclusão conceitual Possibilitar inclusão conceitual Aumentar segurança para aprender Aumentar segurança para aprender Facilitar construção de sentido (Ordem Psicológica). Facilitar construção de sentido (Ordem Psicológica).

12 Fase 2 – Apresentar o novo conteúdo Fase 2 – Apresentar o novo conteúdo – Processos: Apresentação da nova Informação (Ordem Lógica) Apresentação da nova Informação (Ordem Lógica) Construção subjetiva do conceito. Construção subjetiva do conceito. Construção subjetiva da definição Construção subjetiva da definição Promover a reconciliação integradora Promover a reconciliação integradora

13 Fase 3 – Verificar se houve aprendizagem – Processos: Construção de argumentos Reconciliação integradora em níveis mais profundos. Retorno à fase da Organização Prévia. Ampliação e aplicação do conceito.

14 A aula significativa DiscutirDefinir Perceber Especificida- des Relação Dialógica Levar pra vida Desafios Instigantes Dar sentido ao conteúdo Criar argumentos Compreender (construir o conceito)

15 Dar sentido ao conteúdo A aula significativa

16 DAR SENTIDO AO CONTEÚDO. Precisamos dar sentido ao que vamos aprender. Nesse momento, estamos relacionando o novo com o que já sabemos. A ação conjunta de mais de uma disciplina potencializa a construção de sentido.

17 Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo A aula significativa

18 PERCEBER ESPECIFICIDADES. A percepção acontece quando observamos as características específicas do objeto (conteúdo).

19 Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo Compreender (construir o conceito) A aula significativa

20 COMPREENDER. É nessa fase que construímos o conceito Conceituar significa compreender as propriedades específicas do objeto e estabelecer um limite de aplicação dessas propriedades.

21 Definir Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo Compreender (construir o conceito) A aula significativa

22 DEFINIR. Definir significa esclarecer um conceito. Precisamos ser levados a definir com nossas próprias palavras. O professor, nessa hora, deve auxiliar a construção da definição.

23 Citar uma definição sem ter o domínio do conceito é o mesmo que falar coisas sem nenhum significado. Talvez esse seja o maior pecado da Escola Tradicional. Valorizar a definição não construída, mas dada pronta pelo professor. Citar uma definição sem ter o domínio do conceito é o mesmo que falar coisas sem nenhum significado. Talvez esse seja o maior pecado da Escola Tradicional. Valorizar a definição não construída, mas dada pronta pelo professor.

24 Definir Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo Criar argumentos Compreender (construir o conceito) A aula significativa

25 CRIAR ARGUMENTOS. Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos.

26 DiscutirDefinir Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo Criar argumentos Compreender (construir o conceito) A aula significativa

27 DISCUTIR. Discutir é construir uma cadeia de raciocínios através da argumentação. O valor do discurso é dado pela capacidade de desencadear transformações.

28 DiscutirDefinir Perceber Especificida- des Relação Dialógica Levar pra vida Desafios Instigantes Dar sentido ao conteúdo Criar argumentos Compreender (construir o conceito) A aula significativa

29 LEVAR PRA VIDA. Levar pra vida é identificar na realidade onde se aplica o conteúdo estudado ou até mesmo, implementar ações que visem alterar a realidade.

30 DAR SENTIDO PERCEBER COMPREENDER DEFINIR ARGUMENTAR DISCUTIR LEVAR PARA A VIDA Ações centradas na Organização Prévia Ações centradas nas novas informações Ações centradas na Estrutura Cognitiva


Carregar ppt "O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é tudo o que pode ser; uma razão alheia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google