A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento acelerado EREM TRAJANO DE MENDONÇA Disciplina: Física Professora: Vânia Valença Turma: 1° ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento acelerado EREM TRAJANO DE MENDONÇA Disciplina: Física Professora: Vânia Valença Turma: 1° ano."— Transcrição da apresentação:

1 Movimento acelerado EREM TRAJANO DE MENDONÇA Disciplina: Física Professora: Vânia Valença Turma: 1° ano

2 Movimento Natural (Aristóteles) Até o século XVI seguia as ideias de Aristóteles; Para ele os corpos pesados caíam porque tinham de ocupar seu lugar natural; Dizia que o corpo em queda manteria a velocidade constante durante praticamente todo trajeto; Achava que os corpos após ser largado de determinada altura, sua velocidade aumentaria rapidamente, quase instantaneamente em seguida passaria a ser constante.

3 A Queda dos Corpos A velocidade de um corpo aumenta com o tempo da queda; Quanto mais tempo o corpo permanece caiando, maior é sua velocidade final ao atingir o solo;

4 A Queda dos Corpos Os corpos soltos de uma mesma altura na superfície terrestre variam sua velocidade da mesma maneira; Por isso devem chegar juntos ao solo independentemente de sua massa e volume; No entanto, a atmosfera terrestre oferece resistência ao movimento dos corpos de acordo com sua área e forma; Esse movimento é chamado movimento de queda livre, que quer dizer livre de qualquer resistência (influência única da gravidade).

5 Galileu Para ele a velocidade dos corpos em queda aumenta gradativamente; Esses corpos sofrem acréscimos constantes de velocidades(intervalos iguais de tempo). Ele fez o experimento para confirmar suas ideias através de uma tábua inclinada (6m de comprimento e 25 cm de largura), e usou uma bola de bronze para medir o tempo da bola chegar no final. Galileu mediu o tempo gasto pela esfera para percorrer diversos comprimentos do plano inclinado.

6 1 2 3 t / 2 t º medida: espaço percorrido, ; tempo gasto, t 2- 2º medida: espaço percorrido, ; tempo gasto, t/ º medida: espaço percorrido, ; tempo gasto, 10 °

7 Galileu Depois de obter esses dados, Galileu verificou que a relação entre eles se mantinha constante. Se dividir, em cada caso, o espaço percorrido pelo quadrado do tempo gasto, obteremos a razão constante: 1º medida 2º medida 3º medida

8 Conclusão Independente do percurso, o espaço percorrido dividido pelo quadrado do tempo resultou na mesma expressão; Com isso manteve-se constante.

9 A variação da velocidade e suas consequências T = 2 s 20 m m/s 12° 4m

10 Tabela referente aos valores da velocidade e da posição T (s) p(m) v(m/s)

11 Conclusão Percebe-se que para os intervalos são constantes; Mesmo se aumentar a inclinação da rampa o resultando será constante.

12 Representação gráfica V (m/s) T(s)

13 Representação gráfica P (m) T (s)

14 Conclusão Em ambos os casos os movimentos são acelerados, pois a velocidade aumenta com o tempo

15 Aceleração Média (a) A aceleração é a grandeza que indica como a velocidade de um corpo varia com relação ao tempo transcorrido; Quando a velocidade final é maior que a inicial (V f >V i ) é acelerado; Ex.: 30 Km/ h Quando a velocidade final é menor que a inicial (V f < V i ) é desacelerado, é chamado de movimento retardado. Ex.: -30Km/h a m = (Variação da velocidade) (Variação do tempo) Unidades: Km/h 2 ; m/s 2 ; Km/s 2


Carregar ppt "Movimento acelerado EREM TRAJANO DE MENDONÇA Disciplina: Física Professora: Vânia Valença Turma: 1° ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google