A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina."— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina

2 PATRIMÔNIO Atribuir um número de registro para cada bem incorporado e registrar todas as movimentações no Sistema Patrimonial-PAT Todo bem móvel deve ser colocado em uso mediante assinatura do Termo de Responsabilidade, inclusive nas situações de transferências de um setor para outro dentro do órgão ou entidade, ou até mesmo quando houver mudança do responsável pela área onde o bem móvel estiver localizado Realizar anualmente inventário dos bens patrimoniais (Decreto encerramento de exercício) Providenciar a baixa dos bens patrimoniais inservíveis, mediante encaminhamento de pedido à DGPA/SEA

3 CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS Registro das incorporações e baixa Registro e informação da localização dos bens Registro dos agentes responsáveis pela guarda Emissão e atualização dos termos responsabilidade Controle da movimentação dos bens permanentes Informação dos bens extraviados Identificação dos bens danificados Controle de bens pertencentes a terceiros:comodato, convênios e outros.

4 MODELO DE CARGA PATRIMONIAL

5 MODELO DE SOLICITAÇÃO DE INVENTÁRIO Senhores Diretores e Gerentes Os senhores devem ter recebido ou receberão nos próximos dias Comunicação Interna da Gerência de __________ (nome da gerência) com o Termo de Responsabilidade dos bens patrimoniais que estão alocados em suas unidades. Destacamos que é muito importante a conferência física dos bens listados no Termo de Responsabilidade, pois este documento servirá de base para a verificação dos registros no sistema de controle patrimonial da _______ (nome do órgão) de modo a identificar e corrigir eventuais inconsistências. Qualquer divergência deve ser imediatamente comunicada à ________ (nome da gerência). Também é de fundamental importância comunicar à ________ (nome da gerência), mediante formulário próprio, a movimentação dos bens patrimoniais. Após esta fase, os Termos de Responsabilidade e os registros no sistema de patrimônio serão verificados pelo(a) __________ (nome da gerência / Controle Interno) da _______ (nome do órgão), podendo se necessário realizar conferências "in loco" para confirmar a existência física dos bens, de acordo com a Lei Complementar nº 381/07 e Decreto nº 2.056/09. Também serão verificados os notebooks que estão sob responsabilidade dos servidores.

6 FORMULÁRIO CARGA PATRIMONIAL

7 MODELO DE TERMO DE RESPONSABILIDADE

8 DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE DO INVENTÁRIO FÍSICO DE BENS MÓVEIS PERMANENTES Declaramos, sob pena de responsabilidade, que foi procedido ao inventário físico dos bens móveis permanentes, onde foi constatada a existência física de todos os bens móveis dessa natureza, pertencentes a este órgão/entidade, inclusive dos que se encontram cedidos, concedidos, em manutenção ou temporariamente em poder de terceiros, cujos documentos comprobatórios se encontram arquivados no Setor de Patrimônio. Atestamos, ainda, a existência física de todos os bens móveis permanentes pertencentes a terceiros e que se encontram em poder deste órgão/entidade. Declaramos, por último, que os saldos apurados conferem com os informados ao setor de contabilidade por ocasião do encerramento do exercício. Por ser esta a expressão da verdade, assinamos a presente declaração, para que surta os efeitos legais. Local e data. Assinatura do Responsável pelo Setor de Patrimônio/ Matrícula Assinatura do Ordenador de Despesas / Matrícula

9 FIXAÇÃO DE PLAQUETAS - DICAS MOTORES

10 ESTANTES – ARMÁRIOS - ARQUIVOS - BENS SEMELHANTES

11 MESAS E BENS SEMELHANTES

12 MÁQUINAS E BENS SEMELHANTES

13 CADEIRAS, POLTRONAS E BENS SEMELHANTES

14 APARELHOS DE AR CONDICIONADO E BENS SEMELHANTES

15 AUTOMÓVEIS E BENS SEMELHANTES

16 DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL Auditoras Responsáveis Fabiana R. Borges Fatima Sulzbach Gerência de Auditoria de Despesas de Custeio Tel:


Carregar ppt "AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google