A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site: www.professornemer.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site: www.professornemer.com."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:

2 Ementa Introdução ao Controle Estatístico de Processos Revisão de Conceitos Básicos de Estatística Distribuição de Frequências e Histogramas Gráfico X e R para Controle de Variáveis Gráfico p e np para Controle de Defeituosas Inspeção por Amostragem Revisão das Sete Ferramentas Básicas da Qualidade

3 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Processo é conjunto de atividades inter- relacionadas que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos) ProcessoCliente Fornecedor Entradas Saídas Requisitos

4 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente às especificações, atingindo o valor alvo com a menor variabilidade possível em torno dele. Cada produto possui um número de elementos que, em conjunto, descrevem sua adequação ao uso. Esses elementos são freqüentemente chamados características da qualidade ou indicadores de desempenho. Essas características podem ser de diversos tipos: físicas, tais como comprimento, peso, voltagem e viscosidade; sensoriais, como gosto, aparência e cor; ou de orientação temporal, como confiabilidade, manutenção, utilidade e durabilidade.

5 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Definição de Qualidade pelo dicionário: – “propriedade, atributo ou condição das coisas e pessoas, capazes de as distinguir das outras e lhes determinar a natureza” Conceito do produtor: – Qualidade de produto: qualidade que garanta a aceitação do produto no mercado – Qualidade do processo: viabilidade técnica e econômica

6 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Conceito do consumidor: adequação ao uso – Desempenho O produto alcança o desempenho desejado pelo cliente? – Confiabilidade Qual é a freqüência de falha do produto? – Durabilidade Quanto tempo o produto dura? – Manutenção O produto possui facilidade para manutenção?

7 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Conceito do consumidor: adequação ao uso – Estética Qual é a aparência do produto? – Característica O que faz? Para que serve? – Reputação Qual é a reputação da empresa ou do produto? – Conformidade ao padrão O produto é exatamente o que o cliente queria?

8 Introdução ao Controle Estatístico de Processos

9

10 Sobrevivência da empresa no mercado – Mudança na estratégia para adequar seus produtos/serviços ao mercado – Antecipação a concorrência com elevado índice de novidades – Diminuição de falhas – Aumento da satisfação dos clientes

11 Introdução ao Controle Estatístico de Processos W. Edwards Deming Qualidade

12 Introdução ao Controle Estatístico de Processos O controle estatístico do processo (CEP) é uma técnica estatística aplicada à produção que permite a redução sistemática da variabilidade nas características da qualidade de interesse, contribuindo para a melhoria da qualidade intrínseca, da produtividade, da confiabilidade e do custo do que está sendo produzido. O CEP fornece uma radiografia do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando o controle dessa variabilidade ao longo do tempo através da coleta de dados continuada, análise e bloqueio de possíveis causas especiais que estejam tornando o sistema instável.

13 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Num ambiente competitivo, o controle estatístico abre caminho para melhorias contínuas, uma vez que garante um processo estável, previsível, com uma identidade e capacidade definidas, cuja evolução pode ser facilmente acompanhada. O principal objetivo do CEP é possibilitar um controle eficaz da qualidade, feito pelo próprio operador em tempo real. Isso aumenta o comprometimento do operador com a qualidade do que está sendo produzido e libera a gerência para as tarefas de melhoria.

14 Introdução ao Controle Estatístico de Processos O CEP possibilita o monitoramento das características de interesse, assegurando que elas irão se manter dentro de limites preestabelecidos e indicando quando devem ser tomadas ações de correção e melhoria. É importante ressaltar a importância de se detectar os defeitos o mais cedo possível, para evitar a adição de matéria-prima e mão- de-obra a um produto defeituoso. O CEP objetiva aumentar a capacidade dos processos, reduzindo refugo e retrabalho, e, por conseqüência, o custo da má qualidade. Assim, ele proporciona às empresas a base para melhorar a qualidade de produtos e serviços e, simultaneamente, reduzir substancialmente o custo da má qualidade.

15 Introdução ao Controle Estatístico de Processos O controle de processos é um dos métodos mais utilizados para a realização do controle da qualidade, uma vez que a qualidade está em constante aperfeiçoamento, determinando que o processo não seja controlado somente ao seu término e sim durante a sua execução. Esta metodologia facilita a identificação e conhecimento dos processos, garantindo a manutenção do controle estatístico através da redução da variabilidade.

16 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Existem dois tipos de variações que são as causas comuns e as causas especiais.  As variações observadas a partir de causas comuns ocorrem quando o processo está controlado tendo variações estatisticamente aleatórias.  As causas especiais são provenientes de uma distorção não especificada e imprevista que pode ser identificada e eliminada.

17 Introdução ao Controle Estatístico de Processos O quadro abaixo apresenta as principais características das causas comuns e causas especiais de um processo. Um processo está operando sob controle estatístico (estável) quando a única fonte de variação é a de causas comuns. Esse controle não é uma condição natural do processo, mas ela é obtida pela eliminação das causas especiais de variação.

18 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Um procedimento iterativo de melhoria proposto por alguns especialistas da área é o seguinte:

19 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Classificação de processos a partir do índice Cp

20 Introdução ao Controle Estatístico de Processos Classificação de processos a partir do índice Cp

21 Introdução ao Controle Estatístico de Processos


Carregar ppt "Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site: www.professornemer.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google