A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de 1980 -Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de 1980 -Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura inglesa em 1934) - Foi professor de literatura na universidade de Assumption - Publicou 15 obras Entre elas: O MEIO É A MENSAGEM, 1967 – GUERRA E PAZ NA ALDEIA GLOBAL, 1968 Marshall McLuhan

3 Ideias McLuhan introduz as expressões: O meio é a mensagem O impacto Sensorial Aldeia Global Essas são mensagens para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte de nossa linguagem do dia a dia. O foco de interesse de McLuhan não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles na sensações humanas, daí surge o conceito de “MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO EXTENSÕES DO HOMEM”

4 O meio é a mensagem Marshall McLuhan parte de uma tese central: o Meio é a Mensagem. Trata- se de uma formulação excessiva pela qual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmente pensado como simples canal de passagem do conteúdo comunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem, é um elemento determinante da comunicação. Enquanto suporte material da comunicação, o meio tende a ser definido como transparente, inócuo, incapaz de determinar positivamente os conteúdos comunicativos que veícula. A sua única incidência no processo comunicativo seria negativa, causa possível de ruído ou obstrução na veículação da mensagem. Pelo contrário, McLuhan chama a atenção para o fato de uma mensagem proferida oralmente ou por escrito, transmitida pela rádio ou pela televisão, pôr em jogo, em cada caso, diferentes estruturas perceptivas, desencadear diferentes mecanismos de compreensão, ganhar diferentes contornos e tonalidades, em limite, adquirir diferentes significados. Por outras palavras, para McLuhan, o meio, o canal, a tecnologia em que a comunicação se estabelece, não apenas constitui a forma comunicativa, mas determina o próprio conteúdo da comunicação.

5 As três Galáxias Nessa evolução distingue McLuhan três grandes períodos, culturas ou galáxias. A cultura oral ou acústica, própria das sociedades não-alfabetizadas, cujo meio de comunicação por excelência é a palavra oral (dita e escutada ), a cultura tipográfica ou visual (Galáxia de Gutenberg) que caracteriza as sociedades alfabetizadas e que, pelo previlégio atribuído à escrita e, consequentemente, à leitura, se traduz na valorização do sentido da vista e a cultura eletrônica, de que se podem já hoje pressentir alguns sinais e que é determinada pela velocidade instantânea que caracteriza os meios elétricos de comunicação e pela integração sensorial para que esses meios apelam. A cada uma destas configurações ou galáxias corresponde um modo próprio de o homem pensar o mundo e de nele se situar. Assim, fundado na palavra oral, na sua capacidade de modulações infinitas e na sua próximidade aos fatos de consciência, sentimentos e paixões, o homem de cultura oral está próximo de si e das coisas, preparado para discriminar as sutis variações dos seus afetos e para ter acesso a uma rica, densa e multiforme experiência do mundo.

6 Aldeia Global Aldeia global quer dizer simplesmente que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Esqueceu, no entanto, que as formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidirecionais e entre dois indivíduos. Somente agora, com o telemóvel e a internet, é que o conceito se começa a concretizar. O princípio que preside a este conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (vulgo TIC), particularmente da World Wide Web, diminuidoras das distâncias e das incompreensões entre as pessoas e promotor da emergência de uma consciência global interplanetária, pelo menos em teoria. Essa profunda interligação entre todas as regiões do globo originaria uma poderosa teia de dependências mútuas e, desse modo, promoveria a solidariedade e a luta pelos mesmos ideais, ao nível, por exemplo da ecologia e da economia, em prol do desenvolvimento sustentável da terra, superfície e habitat desta "aldeia global".

7 1-A noiva Mecânica 2-O Meio é a Mensagem 3-Aldeia Global


Carregar ppt "Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de 1980 -Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google