A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA(K w ) Objetivo: entender a relação entre íons H + e OH -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA(K w ) Objetivo: entender a relação entre íons H + e OH -"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA(K w ) Objetivo: entender a relação entre íons H + e OH -

2 A água pura se ioniza segundo a equação: Essa ionização é extremamente pequena ( a e K baixíssimos). Podemos comprová-la verificando que a água pura apresenta condutividade elétrica extremamente baixa. Para equilíbrio (I), podemos escrever: Como [H 2 O], por ser muito elevada, é praticamente constante, o produto K. [ H 2 O] também será constante e é representado por K w : O valor K w, a 25°C, é igual a (K w varia em função da temperatura) Como K w é constante para uma dada temperatura, temos que: quando [H + ] aumentar, [OH - ] terá que diminuir quando [OH - ] aumentar, [ H + ] terá que diminuir

3 Conclusões:T = 25°C

4

5 pH e pOH As escalas anteriores de acidez e basicidade(alcalinidade) de soluções são numericamente inconvenientes (potências negativas) para o trabalho cotidiano no laboratório. Para simplificá-las numericamente, o cálculo de pH pode ser feito pela expressão : Da maneira semelhante, podemos determinar o pOH : Exemplos:

6 RELAÇÃO ENTRE pH e pOH

7

8 Indicadores ácido-base São substâncias que mudam de cor com a variação do pH A mudança de cor ocorre em determinados intervalos de pH, denominados faixa ou intervalo de viragem.

9 Por que os indicadores mudam de cor?


Carregar ppt "PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA(K w ) Objetivo: entender a relação entre íons H + e OH -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google