A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NR 18.4 - ÁREAS DE VIVÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NR 18.4 - ÁREAS DE VIVÊNCIA "— Transcrição da apresentação:

1 ÁREAS DE VIVÊNCIA Na Construção NR 18.4

2 ÁREA DE VIVÊNCIA Uma das mais importantes conquistas dos trabalhadores na indústria da construção foi a obrigatoriedade, prevista na NR-18, de implementação da área de vivência dos canteiros de obras.

3 ÁREA DE VIVÊNCIA Para garantir qualidade de vida, condições de higiene e integração do empregado na sociedade, com reflexos na produtividade da empresa, os canteiros devem conter: Instalações Sanitárias Vestiário Alojamento Refeitório Cozinha Lavanderia Área de lazer Ambulatório

4 Instalações Sanitárias Devem ser adequadas e em perfeitas condições de higiene e limpeza: NR-18 1 lavatório, 1 vaso, 1 mictório, para cada 20 operários 1 chuveiro para cada 10 operários Local do vaso: área mínima de 1m 2 Local do chuveiro: área mínima de 0,80 m 2

5 LAYOUT DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

6 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

7 VESTIÁRIO Os trabalhadores que não moram no canteiro de obras têm direitos a vestiário com chuveiro e armário individual. NR-18 Armários individuais com cadeado Bancos (largura mínima de 30 cm)

8 VESTIÁRIO

9 ALOJAMENTO Se os empregados morarem no canteiro de obras, a empresa deve proporcionar-lhes dormitórios confortáveis e arejados, lavanderias e área de lazer.

10 ALOJAMENTO

11 REFEITÓRIO NR-18 Nos canteiros de obra é obrigatória a existência de local adequado para refeições. Capacidade para todos os trabalhadores. Local para aquecimento (não confecção) de refeições. Não ter comunicação direta com as instalações sanitárias.

12 REFEITÓRIO

13 COZINHA É utilizada somente se houver preparo de refeições na obra. NR-18 É obrigatório o uso de aventais e gorros para os que trabalham na cozinha. Ter cobertura de material resistente ao fogo.

14 COZINHA

15 Lavanderia NR-18 1 tanque, 1 torneira, para cada 20 alojados, em local coberto. Local para secar roupas (coberto e ao ar livre) 1 mesa para passar com uma tomada para cada 20 trabalhadores.

16 ÁREA DE LAZER Devem ser previstos locais para recreação dos trabalhadores alojados, podendo ser utilizado o local de refeições para este fim.

17 AMBULATÓRIO As frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores devem ter um ambulatório. Neste ambulatório, deve haver o material necessário à prestação de Primeiros Socorros, conforme as características da atividade desenvolvida. Este material deve ser mantido guardado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

18 AMBULATÓRIO

19

20 TST 07 2013319 GRUPO Bianca Matias Dayane Bonutti Evelyn Pinto Luana Amorim Naiara Cunha Ronaldo Júnior


Carregar ppt "NR 18.4 - ÁREAS DE VIVÊNCIA "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google