A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Objetivo da aula: Compreender a evolução política, econômica e social de Atenas desde sua origem à formação da Democracia.

2 ATENAS: descendentes dos Jônios, situada da península da Ática , banhada pelo Egeu, desenvolveu um comércio marítimo forte

3 Atenas: A democracia escravista
-> Séc. X a.C: Formação de Atenas enquanto Cidade-Estado -> Séc. IX ao VI a.C: Governo Aristocrático (Eupátridas) A composição social de Atenas Eupátridas Bem nascidos: grandes proprietários de terras Georgoi Pequenos proprietários (terras pouco férteis) Demiurgos Artesãos: homens livres Thetas Camada marginal da sociedade Escravos Eram escravos por condição de dívidas

4 Organização Política Primitiva da Atenas MONARQUIA HEREDITÁRIA
BASILEU (REI): PODER POLÍTICO, MILITAR E RELIGIOSO PODER DO BASILEU: CONTROLADO POR UM CONSELHO DE ARISTOCRATAS (EUPÁTRIDAS) QUE FORMAVA O AREÓPAGO AOS POUCOS OS BASILEUS FORAM PERDENDO PODER PARA A ARISTOCRACIA QUE IMPÔS A OLIGARQUIA COMO FORMA DE GOVERNO GOVERNO OLIGÁRQUICO: EXERCIDO PELO ARCONTADO (ASSEMBLEIA DE NOBRES) COM APOIO DO AREÓPAGO. O ANTIGO REI (BASILEU) FICOU APENAS COM A FUNÇÃO RELIGIOSA

5 A EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ATENAS
2ª DIÁSPORA -> COLONIZAÇÃO DE NOVOS TERRITÓRIOS PARTIDO POPULAR REIVINDICAVA REFORMAS: QUERIAM LEIS ESCRITAS; B) FIM DA ESCRAVIDÃO POR DÍVIDAS; C) DIREITO DE PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA ATENAS TRANSFORMA-SE NUM GRANDE CENTRO COMERCIAL FORMAÇÃO DE NOVAS CLASSES SOCIAIS OPUSERAM-SE AO REGIME OLIGÁRQUICO. FORMAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS . FORTE CRISE POLÍTICA.

6 OS LEGISLADORES ATENIENSES
Surgimento dos LEGISLADORES com o objetivo de solucionar a crise em ATENAS DEVIDO À CRISE POLÍTICA A OLIGARQUIA FOI OBRIGADA A FAZER ALGUMAS CONCESSÕES Sólon: (638 a.C. – 558 a.C.) estabeleceu uma legislação igualitária, base da democracia grega; Redistribuição de riquezas da cidade-estado, chegando mesmo a esboçar um princípio de reforma agrária em Atenas. Proibiu a escravidão por dívidas, salvaguardando as liberdades individuais dos cidadãos. Mantendo embora quatro classes sociais distintas de acordo com sua contribuição em impostos para a cidade-estado, estabeleceu as bases do que seria a ÁGORA ateniense criando o primeiro conselho (boulé) composto por 400 membros das diversas classes sociais. Estimulou o desenvolvimento econômico de Atenas através de leis que unificavam sistemas de pesos e medidas, além de reformar o sistema monetário. Drácon (~ a. C.): Criou um sistema de leis extremamente rígido. Seu código de leis não permitia mais que os Eupátridas interpretassem as leis da forma que lhes interessavam; Estabeleceu a pena de morte tanto para furtos como para assassinatos.

7 HÍPIAS e HIPARCO (filhos de Psístrato)
AS TIRANIAS SÓLON NÃO CONSEGUIU CONTENTAR TODAS AS REIVINDICAÇÕES POPULARES NEM ATENDER À CONSERVADORA ARISTOCRACIA EUPÁTRIDA CRISE POLÍTICA FEZ SURGIR OS TIRANOS (Tomava o poder por meio de golpes) PSÍSTRATO (560 a 527 a.C) Construiu obras públicas; Estimulou o comércio; Determinou a participação dos cidadãos em assembleias e tribunais HÍPIAS e HIPARCO (filhos de Psístrato) Governo moderado Hiparco assassinado, Hípias assume o poder e persegue os aristocratas Aristocracia reage e expulsa Hípias 508 a.C: assume o governo ISÁGORAS. Restaurou privilégios da aristocracia. Revolta das classes populares.

8 Democracia grega (Atenas): A criação de Clístenes
Criada por Clístenes; Possuia direitos políticos: Homens nascidos em Atenas. Mulheres, Escravos e os Metecos (estrangeiros) não tinham tal direito. Teve o apogeu no séc. V a.C com Péricles.

9

10 AULA 4: HG – PERÍODOS CLÁSSICO E HELENÍSTICO
OBJETIVOS DA AULA: COMPREENDER O PERÍODO CLÁSSICO GREGO A PARTIR DAS GUERRAS MÉDICAS E A GUERRA DO PELOPONESO; COMPREENDER A FORMAÇÃO DA DEMOCRACIA GREGA E A CULTURA DO SÉCULO DE OURO; COMPREENDER O PERÍODO HELENÍSTICO A PARTIR DAS CONQUISTAS DE ALEXANDRE MAGNO

11 CLÁSSICO (VI a.C ao IV a.C)
Democracia (Clístenes – séc. VI a.C). Guerras Médicas ou Greco-pérsicas (490 a 479 a.C) Século V a.C – Séc. de ouro, ou de Péricles. A Guerra do Pelonopeso

12 Guerras Médicas ( a.C) Formação da Liga de Delos (sob liderança de Esparta e Atenas) 1ª Batalha (490 a.C) Dario invade a planície de Maratona. Os gregos saem vencedores. 2ª Batalha (Termópilas) 480 a.C) Xerxes invade cidades gregas. Atenas é incendiada. Salamina (Temístocles vence) 3ª Batalha (479 a.C) : Pausânias (gen. Espartano) vence os persas.

13

14 Democracia grega (Atenas): A criação de Clístenes
Criada por Clístenes; Possuia direitos políticos: Homens nascidos em Atenas. Mulheres, Escravos e os Metecos (estrangeiros) não tinham tal direito. Teve o apogeu no séc. V a.C com Péricles.

15 O Século de Ouro; O século de Péricles (séc. V a.C)
Péricles (490 a 429 a.C) – considerado o maior estadista do seu tempo. Fez inovações na Democracia ateniense; Impulsionou o desenvolvimento intelectual (Filosofia, Artes, Literatura) Fez obras públicas como o Partenon.

16 GUERRA DO PELOPONESO (431 – 404 a.C)
Conflito entre Atenas (Liga de Delos) contra Esparta (Liga do Peloponeso). 431 a 421 a.C – Região da Ática foi destruída. Trégua entre as Ligas. 404 a.C: Derrota final da Liga de Delos. Atenas perdeu frotas e possessões marítimas, Criação do Governo dos Trinta tiranos. Fim da Democracia. Inicio da supremacia espartana. 371 a.C: Batalha de Leuctras. General tebano Epaminondas derrota os espartanos. 338 a.C: Tropas de Alexandre Magno vence as cidades-Estado gregas na Batalha de Queroneia.


Carregar ppt "Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google