A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon UNIDADE 2 UML UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon UNIDADE 2 UML UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon UNIDADE 2 UML UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL

2 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Modelagem Temporal  Segundo (REZENDE, 2002, p. 228), após o entendimento do sistema sob o ponto de vista estático, representado pelo modelo de objetos, passa-se a examinar as mudanças ocorridas com o sistema no decorrer do tempo.

3 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Modelagem Temporal  Esta modelagem é usada para expressar aspectos temporais de um sistema orientado a objetos descrever de forma detalhada as funções a serem desempenhadas por ele. Deve responder o que o sistema deve realizarassim como, quando cada função será realizada.  Objetivo: descrever de forma detalhada as funções a serem desempenhadas por ele. Deve responder o que o sistema deve realizar, assim como, quando cada função será realizada.

4 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Diagramas de Interação  Representam as funções internas do sistema que são executadas para que um ator consiga atingir seu objetivo na realização de um caso de uso.  Desenvolvedores podem ter uma visão detalhada de objetos e mensagens envolvidos na realização decasos de uso.

5 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Diagramas de Interação  Diagrama de Seqüência  Diagrama de Comunicação (Colaboração)

6 Diagrama de Seqüência

7 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Diagrama de Seqüência  Enfatizam a ordenação das mensagens trocadas entre os objetos  Mostra interações de objetos organizadas em uma seqüência de tempo e de mensagens trocadas  Adequado para a fase de Análise...

8 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Mensagem

9 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Diagrama de Seqüência  MENSAGEM: Requisição ou envio de informação de um objeto remetente a um objeto receptor para que este último execute alguma operação definida para a sua classe

10 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Elementos básicos  Objetos (Object) e Linhas de Vida (Lifeline):  Objetos são representados como um retângulo sobre uma linha vertical tracejada denominada linha de vida.  Normalmente, quando iniciam as interações podem aparecer como atores, os quais são considerados como objetos externos ao sistema.

11 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon

12 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Elementos básicos  Mensagens  Responsáveis pela comunicação entre objetos, partindo de um objeto emissor em direção a um objeto receptor.  A seta horizontal que a mensagem representa, pode possuir nomes e possíveis argumentos.  A linha return (retorno) não deve ser considerada como uma nova mensagem, mas como uma mensagem de retorno para o objeto.

13 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon

14 Desenvolvimento de Sistemas e de Software  Cenário Principal:  Secretaria informa login e senha  Sistema validar login da secretaria  Secretaria acessa interface de cadastro de alunos  Secretaria informa dados do aluno: matricula, nome, rg.  Sistema efetua a gravação dos dados do aluno.  Sistema confirma a gravação do aluno.

15 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Elementos básicos  Barra de Ativação (Activation):  Indica o período de duração que os objetos estão interagindo para executar um determinado evento.  Permite chamada recursiva, onde um objeto pode passar mensagem para si próprio.

16 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon objeto ativação mensagem linha de vida

17 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Elementos básicos  Condição de guarda (Guard-condition):  Determina quando uma mensagem é enviada a um objeto, somente se a condição estabelecida for verdadeira. É representada entre colchetes antes do evento a ser executado.  [ valor > 100] comprar ( )

18 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon

19 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Elementos básicos Marcador de Iteração:  Mostra que uma mensagem é enviada diversas vezes para o objeto recetor, de modo que demonstre um processamento requerido por mais de uma informação a ser processada. * [para cada aluno da turma] CalcularMedia()

20 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Elementos básicos  Criação e destruição de objetos: A criação de objetos é representada pela mensagem que é dirigida ao objeto, em vez de ser dirigida à linha de vida. Enquanto que a destruição de objetos é representada por um X no final da linha de vida do objeto.

21 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Diagrama de Seqüência tempo um objeto um novo objeto Linha de vida (ciclo de vida) objeto evento ativação (objeto ativo) [se novo] 2.criar() new 3.msg( ) Condição de guarda Mensagem - identificação opcional excluir() Símbolo de Exclusão Autodelegação operação() retorno

22 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon

23 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon

24 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Como construir Diagramas de Interação  Os seguintes passos são usados para a construção de diagramas de seqüência:  Definição de cada caso de uso que queremos demonstrar por meio de diagramas de interação.  Procurar identificar quais serão as etapas dos cenários de cada caso de uso a serem mostrados no diagrama de interação.  Investigar as operações de classes envolvidas em determinado caso de uso.

25 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Como construir Diagramas de Interação  Começamos, definindo as etapas do caso de uso “Registrar Locação” através de um cenário principal:  Caso de uso: Registrar Locação.  Objetivo: Permite cadastrar as locações de fi tas efetuadas pelos atendentes.  Ator: Atendente.

26 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Como construir Diagramas de Interação  Cenário Principal:  1. Sistema solicita ao usuário que identifique a matrícula do cliente.  2. O usuário informa a matrícula do cliente.  3. O usuário seleciona fitas a locar, a partir da lista preparada pelo sistema.  4. O usuário informa seu código e senha.  5. O sistema efetua a gravação da locação.

27 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Como construir Diagramas de Interação  Verificando o caso de uso, descobrimos a participação da classe Locação com seus atributos e da classe Atendente.

28 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Como construir Diagramas de Interação

29 Desenvolvimento de Sistemas e de Software Professor Osiel Marlon  Um diagrama de seqüência tem duas dimensões:  a vertical que representa o tempo, e  a horizontal, que representa os diferentes objetos Diagrama de Seqüência

30 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Relembrando  Diagrama de Seqüências. É um tipo de Diagrama de Interação. Objetivo: Representação dos cenários de um caso de uso Representação dos cenários de um caso de uso. Mostra a troca de mensagens entre objetos, dentro de uma seqüência temporal

31 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon objeto ativação mensagem linha de vida

32 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon

33 Diagramas de Colaboração

34 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon Diagramas de Colaboração  Praticamente tudo que pode ser mostrado em um diagrama de seqüência pode também ser mostrado em um diagrama de colaboração, mas de modo diferente  Enfatizam a organização dos objetos em uma interação  Podem ser transformados em diagramas de seqüência e vice-versa

35 Desenvolvimento de Sistemas e de Software Professor Osiel Marlon Diagramas de Colaboração  O diagrama de colaboração não mostra o tempo como uma dimensão separada, então a seqüência de mensagens e os threads concorrentes devem ser determinados usando-se números em seqüência  Mostram os relacionamentos entre os objetos

36 Desenvolvimento de Sistemas e de Software Diagramas de Colaboração FeapaProfessor Osiel Marlon

37 Desenvolvimento de Sistemas e de Software Professor Osiel Marlon Diagrama de Colaboração

38 Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon  Diagrama de Colaboração


Carregar ppt "Desenvolvimento de Sistemas e de Software FeapaProfessor Osiel Marlon UNIDADE 2 UML UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google