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2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML

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Apresentação em tema: "2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML"— Transcrição da apresentação:

1 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
2.2.2 Modelagem de Dados “Após extrairmos dos requisitos os objetos da aplicação, precisaremos separar e classificar suas características, modelando, por conseguinte, as classes do sistema” Professor Osiel Marlon

2 Conhecendo os Diagramas da UML
Diagrama de Classes . Abrange as Fases de Análise e Projeto . Modelagem de classes e seus relacionamentos. Professor Osiel Marlon

3 Conhecendo os Diagramas da UML
Diagrama de Classes . Correntista . Conta Corrente . Lançamento Analisando os casos de uso, podemos identificar classes e atributos. Feapa Professor Osiel Marlon

4 Conhecendo os Diagramas da UML
Diagrama de Classes . Correntista . Conta Corrente . Lançamento Vamos modelar as classes e atributos ? Professor Osiel Marlon

5 Conhecendo os Diagramas da UML
Diagrama de Classes Correntista . Correntista ContaCorrente . Conta Corrente Lancamento . Lançamento nome cpf endereco dataNascimento ... numero agencia dataAbertura senha ... data tipo valor numDocumento ... Primeira abstração: Atributos cadastrar() ... abrirConta() bloquearConta() validarSenha(senha) ... lancar() listarLancamen tos(periodo) ... Modelagem evolui: Operações Professor Osiel Marlon

6 Conhecendo os Diagramas da UML
Diagrama de Classes Correntista ContaCorrente Lancamento nome cpf endereco dataNascimento ... numero agencia dataAbertura senha ... data tipo valor numDocumento ... As classes não vivem sozinhas... precisamos estabelecer seus relacionamentos !!! cadastrar() ... abrirConta() bloquearConta() validarSenha(senha) ... lancar() listarLancamen tos(periodo) ... Feapa Professor Osiel Marlon

7 Conhecendo os Diagramas da UML
Diagrama de Classes Nas abstrações de níveis mais baixos, não precisamos trabalhar com todos os elementos. ContaCorrente Correntista Lancamento Relacionamento de Associação Relacionamento de Agregação Feapa Professor Osiel Marlon

8 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Diagrama de Classes Um diagrama de classes representa as abstrações importantes do sistema (classes) e suas ligações (generalização, associação, agregação e composição), Modela como os dados são manipulados e armazenados pelos programas de acordo com os conceitos de orientação a objetos Notação baseia-se no DER de Peter Chen. Feapa Professor Osiel Marlon

9 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Classes Descrevem um conjunto de objetos similares com os mesmos atributos,relacionamentos, operações e semântica. Classes podem ser; elementos lógicos e físicos do sistema listas e tabelas, substantivos do enunciado. Toda classe deve ter um nome distinto das outras classes Feapa Professor Osiel Marlon

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11 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Visibilidade Podemos utilizar marcações de acesso para especificar o tipo de acesso permitido aos atributos e operações de uma classe. Os tipos de visibilidade mais usados pela UML são: + ou Público: atributos e operações são vistos e utilizados pela classe onde estão declarados, inclusive pelas suas instâncias e por outras classes e seus objetos. Feapa Professor Osiel Marlon

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# ou Protegido: atributos e operações são vistos e utilizados dentro da classe onde estão declarados e pelas classes descendentes (subclasses). - ou Privado: atributos e operações são vistos e utilizados somente pela classe onde estão declarados e pelas instâncias desta classe. ~ ou Package: atributos e operações são vistos e utilizados por elementos que estejam declarados no mesmo pacote no qual está inserida a classe. Feapa Professor Osiel Marlon

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14 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Relacionamentos As classes dentro do contexto da modelagem de um sistema, na sua maioria, não trabalham sozinhas. Elas colaboram umas com as outras por meio de relacionamentos A comunicação entre classes define a responsabilidade que cada uma terá no contexto do sistema, assim como atributos e operações. Feapa Professor Osiel Marlon

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Em um diagrama de classes encontramos três tipos de relacionamentos,são eles: • Associações (Agregação e Composição). • Generalização (Herança). • Dependências. Feapa Professor Osiel Marlon

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17 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Associação É um relacionamento que nos permite especificar quais objetos de uma determinada classe relacionam-se com objetos de outra classe. Por exemplo: em um sistema acadêmico, disciplinas são cursadas por alunos. As associações podem ter um nome para descrever a origem do relacionamento. Um triângulo preenchido, indica a direção em que o nome deve ser lido. Feapa Professor Osiel Marlon

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Multiplicidade É a cardinalidade de uma associação. Procura especificar a quantidade de objetos que podem ser ligados no relacionamento Por exemplo, um (1), um ou mais (1..*) Feapa Professor Osiel Marlon

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21 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Pode existir um vendedor associado a vários pedidos; ou um vendedor que não esteja associado a algum pedido; e um pedido está associado a um, e somente, um vendedor Feapa Professor Osiel Marlon

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Associação reflexiva (auto-associação) Ocorre quando houver relacionamento de uma classe consigo própria. Feapa Professor Osiel Marlon

23 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Associação binária e n-ária Uma associação binária ocorre quando houver duas classes envolvidas na associação. Uma associação n-ária ocorre quando houver mais de duas classes envolvidas na associação ligadas através de um losango, o qual realiza a conexão entre elas. Feapa Professor Osiel Marlon

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Associação e Papéis “Papel (role): colocada nas extremidades do caminho da associação, indica o papel representado pela classe na associação” Feapa Professor Osiel Marlon

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Associação com Atributos O objetivo principal desta associação é permitir o acréscimo de propriedades a uma associação Vincula-se uma classe que contenha atributos, operações e outras associações. É representada através de uma linha tracejada para unir associação às suas propriedades. Feapa Professor Osiel Marlon

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Nota Importante: nem todas as linguagens de programação e sistemas de banco de dados orientados a objeto suportam este conceito. Tendo em vista que esta associação é pertinente ao modelo conceitual de Análise, e poderá ser substituída por associações binárias Feapa Professor Osiel Marlon

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Agregação “A agregação corresponde a um caso particular da associação (apenas associações binárias), utilizada para expressar um relacionamento todo-parte” É uma maneira especial de associação entre o todo e suas partes, indicando que o todo é formado de partes. Feapa Professor Osiel Marlon

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Mouse Feapa Professor Osiel Marlon

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Composição É um tipo de agregação “mais forte”, havendo coincidência da vida das partes. Uma vez criada a parte, ela viverá e morrerá com o todo, o qual é responsável pelo gerenciamento da criação e destruição das partes. A remoção do todo implica na remoção das partes, bem como o acesso às partes é restrito ao todo. Feapa Professor Osiel Marlon

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Agregação X Composição Composição é um tipo especial de agregação – Semanticamente equivalente a um atributo Feapa Professor Osiel Marlon

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Generalização/ Especialização Representa um relacionamento entre um elemento mais geral (superclasse) e um mais específico (subclasse). Também conhecida como herança por ser do tipo “é um”, Por exemplo, o cliente pode ser do tipo pessoa física ou jurídica. Feapa Professor Osiel Marlon

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As subclasses herdam os atributos, operações e relacionamentos da superclasse, Feapa Professor Osiel Marlon

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Dependências São relações de uso. Cada dependência indica que mudanças em um elemento servidor) podem afetar outro elemento (o cliente). Para isso, uma relação de dependência entre classes estabelece que os objetos de uma classe usem serviços dos objetos de outra classe. Feapa Professor Osiel Marlon

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44 Uma estação ferroviária é composta por 1 ou mais linhas ferroviárias.
Em uma linha ferroviária podem estar estacionados diversos recursos ferroviários. Recursos ferroviários são vagões, locomotivas ou trens. Um trem é formado por vagões e locomotivas. Uma estação ferroviária tem uma sigla e uma descrição (que não precisa obrigatoriamente possuir um valor). Uma linha ferroviária tem um número (que a diferencia de outra linha dentro da mesma estação), uma extensão em metros e uma descrição (que não precisa obrigatoriamente ter um valor). Um vagão é descrito por um número de série, tipo, capacidade de carga (valor default igual a 3000 ton), comprimento entre esteiras e comprimento dos engates (um único valor correspondendo aos dois lados). Uma locomotiva é descrita por um número de série, capacidade de tração e comprimento. Um trem é descrito por um prefixo (ex: NAG1010) e data/hora de formação.

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Exercícios De acordo com as informações abaixo construa um Diagrama de Classes: Considere um Sistema de Gestão Acadêmica que possui alunos, professores, cursos, disciplinas e turmas. Cada aluno está matriculado em um curso na universidade e possui um registro das disciplinas já cursadas com suas notas. As disciplinas têm professores ministrantes em várias turmas. Todo curso possui um professor como coordenador. Feapa Professor Osiel Marlon

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Construa um diagrama de classes com base no contexto a seguir: Um cliente deseja alugar um veículo de uma Companhia de Aluguel, para isso é necessário formalizar um contrato de aluguel. O veículo pode ser de três tipos: Caminão, Carro de Passeio, Motocicleta Feapa Professor Osiel Marlon

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Motocicleta Feapa Professor Osiel Marlon

49 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Diagramas de objetos Mostram uma fotografia de um Sistema Orientado a Objetos em execução, onde objetos são mostrados, com seus respectivos valores de atributos e as ligações existentes entre eles. São úteis para a modelagem de estruturas de dados complexas, garantindo assim, um melhor entendimento acerca do problema. Feapa Professor Osiel Marlon

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51 Professor Osiel Marlon
Feapa Professor Osiel Marlon

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Seja o Diagrama de Classes a seguir. Desenhe dois possíveis Diagramas de Objetos. Feapa Professor Osiel Marlon

53 2.2 MODELAGEM DE SISTEMAS COM UML
Pretende-se criar uma base de dados para a gestão da informação referente a uma dada biblioteca. Depois de um estudo preliminar, apurou-se que a informação relevante a este problema se podia sintetizar nos seguintes requisitos. Uma publicação (artigo, livro, revista, ...) é caracterizada por um número, um nome, um ano, uma editora, uma cota e um estado, que pode ser: “em conferência”, “reservada”, “disponível”, “consultada” ou “requisitada. Feapa Professor Osiel Marlon

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Cada autor é caracterizado por um número e pelo seu nome. Aos autores de nacionalidade portuguesa é atribuído um dado código pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). No caso de uma publicação ser escrita por mais do que um autor conhece-se a ordem pela qual aparecem os nomes destes na referida publicação. A cada publicação pode corresponder um conjunto de ‘palavras-chave’, permitindo-se assim uma seleção das primeiras por assunto. • Para cada requisição de uma dada publicação, é importante conhecer, para além da identificação do requisitante, o número da requisição, a data de requisição e a data de entrega dessa publicação. Cada requisitante é caracterizado por um nome, pelo número do seu bilhete de identidade, pela sua morada e telefone. Pretende-se poder pesquisar os requisitantes e os autores pelo seu último nome. Feapa Professor Osiel Marlon


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