A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
É a coleção de sistemas de computação usada por uma organização. Dá suporte às operações das organizações, sejam públicas ou privadas. É um catalisador de mudanças fundamentais na estrutura, operações e gerenciamento das organizações, devido às seguintes capacidades: - Realizar cálculos numéricos, de alta velocidade e grande volume; - Oferecer comunicação rápida, precisa e pouco dispendiosa dentro e entre as organizações; - Automatizar ambos os processos comerciais semi-automáticos e as tarefas manuais; - Permitir o acesso rápido e pouco dispendioso a grandes quantidades de informação, no mundo inteiro; - Facilitar a interpretação de grandes quantidades de dados; - Permitir a comunicação e a colaboração em qualquer lugar, a qualquer momento; - Aumentar a eficiência e eficácia das pessoas trabalhando em grupos em um só lugar ou em vários locais diferentes, em qualquer lugar; - Facilitar o trabalho em ambientes perigosos.

2 SÉCULO XXI – ECONOMIA DIGITAL
É uma economia baseada em tecnologias digitais, incluindo redes de comunicações digitais(a internet, intranet, redes de valor agregado privadas ou VANs, e extranets), computadores, software e outras tecnologias de informação. As redes digitais e as infra-estruturas de comunicações oferecem uma plataforma global sobre a qual as pessoas e organizações interagem, se comunicam, colaboram e buscam informações. Essa plataforma inclui: Um grande conjunto de produtos digitalizáveis – banco de dados, notícias e informações, livros, revistas, programação de TV e rádio, filmes, jogos eletrônicos, CDs de música e software – que é transportado pela infra-estrutura digital a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Consumidores e firmas realizando transações financeiras digitalmente. Bens físicos como aparelhos eletrodomésticos e automóveis, que possuem mico processadores e capacidades de rede embutidos.

3 Por que TI é importante? Tem o papel de facilitador de atividades e processos organizacionais. É importante cada gerente e membro profissional da equipe aprenda sobre TI não apenas para a sua área, mas também para a organização inteira e também nos ambientes interorganizacionais. É importante entender como os sistemas de informação bem-sucedidos são construídos, usados e gerenciados. Pode aumentar oportunidades de emprego. A nível departamental/ funcional de uma organização é vital utilizar a TI. Em finanças e contabilidade, por exemplo, os gerentes usam tais sistemas para prever receitas e atividade comercial, determinar as melhores fontes e usos de fundos, gerenciar o caixa e outros recursos financeiros, analisar investimentos e realizar auditorias.

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
SISTEMA DE INFORMAÇÃO: é o processo de transformação de dados em informações. Coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações para uma finalidade específica. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais(SIG). Um sistema de informação baseado em computador é um sistema de informação que utiliza a tecnologia de computador para realizar algumas ou todas as suas tarefas planejadas.

5 Sistemas de Informação COMPONENTES BÁSICOS
HARDWARE: é o conjunto de dispositivos como processador, monitor, teclado e impressora. Juntos, esses dispositivos aceitam dados e informações, os processam e os apresentam. SOFTWARE é um conjunto dos programas que permitem que o hardware processe dados. BANCO DE DADOS: é uma coleção de arquivos relacionados, tabelas, relações, etc que armazena dados e as associações entre eles. REDE: é um sistema de conexão(com ou sem fio) que permite o compartilhamento de recursos por diferentes computadores. PROCEDIMENTOS: são o conjunto de instruções sobre como combinar os componentes anteriores a fim de processar informações e gerar a saída desejada. PESSOAS: são os indivíduos que trabalham com o sistema de informação, interagem com ele ou utilizam sua saída.


Carregar ppt "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google