A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,"— Transcrição da apresentação:

1 HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim, Maryna Lobo, Maria Katia Gomes, Carolina Silva, Katia Marchesani Brum Serviço de Dermatologia, Curso de Graduação e Pós-Graduação HUCFF-UFRJ, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro Ausência de conflito de interesse

2 INTRODUÇÃO Considerando a magnitude e transcendência da hanseníase no Brasil e a possibilidade de ensino prático de atividades na Atenção Primária a Saúde/Estratégia de Saúde da Família, desde abril de 1996 a Faculdade de Medicina, a escola de Serviço Social, o curso de Fisioterapia e o Instituto de Psicologia desenvolvem trabalho integrado na rede SUS de forma interdisciplinar tendo como objetivo geral implementar ações que promovam diagnóstico precoce, tratamento imediato e qualidade de vida às pessoas acometidas pela hanseníase.

3 INTRODUÇÃO Entre 2010 e 2014, os projetos (des)Mancha Brasil e PET “Dermatoses na Atenção Primária” realizaram sessões de matriciamento na Estratégia de Saúde da Família, com ênfase no diagnóstico de hanseníase. O projeto contribui com as ações de descentralização do Programa de Controle da Hanseníase em áreas que apresentavam baixa captação de casos novos. Têm sido realizadas ações educativas nas escolas da rede pública próximas às unidades de saúde e, posteriormente, sessões de matriciamento de dermatologia.

4 RELATO DA COMUNICAÇÃO Entre janeiro de 2010 e 15 de abril de 2014 foram realizados um total de 1928 atendimentos, sendo detectados no total de 39/1928 novos casos de hanseníases, sendo respectivamente 29/1616 no Rio de Janeiro e 10/302 em Piraí. No último, foram realizadas 11 sessões de matriciamento, sendo examinadas 302 pessoas com lesões de pele, com captação de 10 novos casos de hanseníase (7 MB, sendo 1 hanseníase neural pura confirmado pela neurologia do HUCFF e 3 PB), 1 mudança de classificação (de PB para MB), além da realização de controle de 62% dos comunicantes destes casos. Foi diagnosticado mais 1 caso novo por um médico de família na sua rotina, sendo esse um comunicante de um paciente MB.

5 RELATO DA COMUNICAÇÃO A partir das discussões ocorridas foi confeccionado fluxograma para organização do atendimento nas unidades de saúde da família. Entre os diagnósticos diferenciais de hanseníase neural observamos 1 caso de cisto sinovial com solicitação de encaminhamento para ortopedia; 1 caso de parestesia por calçado comprimindo entre o hálux e o segundo dedo do pé e 1 caso de espícula óssea visualizada por raio X do cotovelo comprimindo o nervo ulnar causando amiotrofia e garra ulnar. Entre os 29/1928 casos detectados na cidade do Rio de Janeiro, 2 são menores de 15 anos, detectados no exame de contatos. Para todos os casos foi realizado o controle dos comunicantes.

6 Teste do Mitsuda positivo

7 Hanseníase virshowiana

8 Hanseníase indeterminada

9 Biópsia da lesão

10 Ações de matriciamento

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 5 ed. Brasília: FUNASA, p. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Dados demográficos - População brasileira BRASIL. Ministério da Saúde. Casos novos de hanseníase por estados e regiões Brasil, 1990 a 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Distribuição da Hanseníase no Brasil. BRASIL. Ministério da Saúde. Hanseníase. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de prevenção de incapacidades: Cadernos de prevenção e reabilitação em hanseníase. 3 ed. (revisada e ampliada). Brasília; 2008:7 -9. BRASIL. Ministério da Saúde. População com hanseníase BRASIL. Ministérios da Previdência e Assistência Social. Hanseníase. Garbino JÁ, Nery JÁ, Virmond M, Stump PRN, Bacarelli R, Marques Jr W. Hanseníase: Diagnóstico e tratamento da neuropatia. Projeto Diretrizes Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 4 de julho de 2003. Nascimento SS, Oliveira DF, Barbosa LR, Araujo MEC. Perfil epidemiológico dos doentes de Hanseníase no município de Anápolis. In: 1º Seminário de Produção Docente e Discente das Faculdades da Anhanguera.


Carregar ppt "HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google