A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura – conceitos e definições. Os conceitos de cultura  Cultura- valor – estabelece uma diferenciação entre quem tem cultura e quem não tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura – conceitos e definições. Os conceitos de cultura  Cultura- valor – estabelece uma diferenciação entre quem tem cultura e quem não tem."— Transcrição da apresentação:

1 Cultura – conceitos e definições

2 Os conceitos de cultura  Cultura- valor – estabelece uma diferenciação entre quem tem cultura e quem não tem.

3

4

5

6 Isso procede ?

7  Cultura-alma coletiva – expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm uma identidade cultural.

8  Cultura- mercadoria – corresponde à “cultura de massa”.

9  Compreende bens e equipamentos e produtos (filmes, discos e livros, por ex.)  De caráter ideológico.

10

11

12

13 Cultura e Antropologia  Ruth Benedict, dos EUA – Conceito de padrão cultural, identificando dois tipos culturais extremos:  Apolínico – indivíduos conformistas, tranquilos, solidários, respeitadores  Dionisíaco – reunia os ambiciosos, individualistas, com um exagero afetivo.

14 Etnocentrismo  Visão distorcida de outras culturas, tendo a nossa por base, como se fosse a padrão para as demais.

15

16 Trocas culturais e culturas híbridas  É possível existir, com tantas informações, uma cultura pura?

17  No século XIX – trocas culturais próximas  Final do século XIX e século XX – mundialização da cultura

18  A tecnologia e os meios de comunicação – trocas culturais intensas

19  Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando com as peculiaridades locais e nacionais. Ariano Suassuna

20  O que faz parte da cultura de um povo foi sufocado com esse processo?

21  As culturas de países distantes ou próximos se mesclam a essas expressões, construindo culturas híbridas, que não podem ser mais caracterizadas como de um país, mas como parte de uma imensa cultura mundial.

22 Cultura erudita e cultura popular  É resultado da divisão da sociedade em classes, das diferenças sociais.  Uma é identificada com os segmentos populares e outra com a elite

23 Cultura erudita  Abrange expressões como a música clássica de padrão europeu, as artes plásticas – pintura e escultura – o teatro e a literatura de cunho universal.  Esses produtos podem ser comprados e até deixados de herança como bens físicos.

24 Cultura popular  Corresponde à manifestação genuína de um povo – mitos, contos, danças, música, artesanato rústico de cerâmica ou de madeira e pintura.  Inclui expressões rurais, mas também urbanas.

25

26 Cultura e poder  Há, da parte da elite, um preconceito em relação à cultura popular?

27  Etimologia de cultura – ato de cultivar a terra.  Obras - Opus – operar, criar, fazer algo  Quando eu compro, eu tenho acesso à cultura, não produzo cultura

28 Alfredo Bosi  Quando afirmamos que ter cultura significa ser superior e não ter cultura significa ser inferior, utilizamos a condição de posse de cultura como elemento para a diferenciação social e imposição de uma superioridade que não existe. Isso é ideologia.

29 Cultura e Ideologia  Há um modo capitalista de viver, de sentir, de pensar.  A ideologia na sociedade capitalista pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente universal. Que silencia outros discursos contrários à classe dominante.

30  Não leva em conta a história e destaca categorias genéricas – a família e a juventude, por exemplo.  Conflitos sufocados por uma falsa ideia de unidade.  A ideia de felicidade.  A ciência como verdade inquestionável, sem realmente ser.


Carregar ppt "Cultura – conceitos e definições. Os conceitos de cultura  Cultura- valor – estabelece uma diferenciação entre quem tem cultura e quem não tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google