Carregar apresentação
1
Cultura de Massa e Indústria cultural
Profº João Luís Paiva
2
Idade Moderna - Capitalismo
Arte/cultura Popular: criação coletiva de um povo, tradição cultural, folclore, criação das classes mais baixas, técnicas simples, pouca racionalidade. Arte/cultura Erudita: própria dos intelectuais, grande sofisticação técnica, academias, arte feita para as elites, racionalidade,criação individual, belas-artes: pintura, música erudita, literatura etc.
3
Kant Arte é algo humano, exige intenção, decisão e raciocínio daquele que o fabrica. “Somente a produção por liberdade, isto é, por um arbítrio, que toma como fundamento de suas ações a razão, deveria denominar-se arte”
4
Kant A arte propicia o prazer da reflexão: seu propósito não é despertar um simples prazer dos sentidos, mas sim fazer pensar.
5
Século XIX Arte como produto do Gênio
Arte como expressão do sentimento de um povo Arte como produto da imaginação criadora Originalidade
6
Capitalismo: Cultura de Massa
Arte e cultura foram transformadas em mercadorias Ideologia da Indústria cultural: idéia do consumo de produtos culturais. Arte deve ser consumida. Fabricação em série Lucro comanda a produção artística
7
Arte se torna puro entretenimento
Diversão Lazer Não há crítica, reflexão, inovação, compreensão do mundo. Repetição de fórmulas. Arte torna-se negócio, visando lucro. O padrão de julgamento é baseado no sucesso comercial.
8
Mudanças em relação à arte verdadeira:
De expressiva torna-se repetitiva De criação torna-se produto para consumo De experimentação e imaginação torna-se consagração do modismo De duradoura torna-se passageira, descartável De forma de conhecimento torna-se ilusão falsificadora, ideologia.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.