A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desintegração e conflitos no leste Europeu. Professor Luiz Felipe Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desintegração e conflitos no leste Europeu. Professor Luiz Felipe Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Desintegração e conflitos no leste Europeu. Professor Luiz Felipe Geografia

2 O Fim da União Soviética (URSS) Quando foi extinta, em 1991, a União Soviética tinha uma área de aproximadamente 22,4 quilômetros quadrados e era composta por 15 repúblicas. Seu território correspondia a mais de 15% das terras emersas do planeta.

3 O Fim da União Soviética (URSS)

4 O Fim da União Soviética (URSS) Recordando... Revolução Russa de Revolução armada, liderada pelos Bolcheviques e liderada por Lenin e Trotski. - Toma como medidas a coletivização do uso0 da terra e a estatização dos meios de produção.

5 O Fim da União Soviética (URSS) Recordando... Governo Stalin (1924/1953) -URSS passa por acelerado processo de expansão industrial, sobretudo nos setores de base (Ex: Siderurgia, petroquímica, equipamentos de transporte e agrícolas). Após as perdas na Segunda Guerra Mundial: -Acelerado processo de reconstrução nacional -Busca por reestabelecer sua posição geopolítica no leste europeu. (Solidificação do regime socialista e da presença militar na região).

6 O Fim da União Soviética (URSS) Recordando... O modelo Soviético se impôs em quase todo o leste europeu. Alguns países, porém, conseguiram manter alguma independência política, graças à existência de poderosas forças políticas locais. Ex: Iugoslávia e Albânia.

7 Leste Europeu mapa

8 A crise Soviética no Leste Europeu. A reconstrução da URSS exigiu grandes esforços da população do leste europeu: -Haviam poucos recursos disponíveis -Os recursos soviéticos para esses países eram destinados principalmente para expansão da indústria de bens de produção em prejuízo das de bens de consumo e melhorias nas áreas sociais. Por esses motivos ocorrem insurreições na Hungria (1956), Tchecoslováquia (1968) e Polônia (década de 1980).

9 A Glasnost e a Perestroika Ao assumir o poder na URSS em 1985, Mikhail Gorbatchov encontrou uma população ansiosa por mudanças políticas e econômicas. Deu início, então, a uma série de reformas identificadas pelas palavras russas Glasnost (transparência) e Perestroika (Reestruturação). Glasnost (liberalização e abertura política)Perestroika (transformações econômicas) Libertação de presos políticos.Abertura da economia ao livre mercado. Liberdade de expressão da imprensa e artes.Inserção econômica ao mercado financeiro internacional (inclusive empréstimos ao FMI). Publicação de obras literárias.Estímulo à participação de empresas privadas., inclusive internacionais. Permissão para reuniões políticas. Política de distensão política (EUA).

10 O Fim do socialismo na Europa Oriental Acompanhando as transformações que ocorriam na URSS, os países do bloco socialista também sofreram mudanças: -adoção do pluripartidarismo -política externa independente da URSS. Geralmente as eleições foram vencidas por partidos com posições próximas a social- democracia europeia, conduzindo ao poder os antigos líderes dos movimentos de resistência ao domínio soviético. Polônia (1990/1995)Assembleia Nacional Tcheca (1989) Lech WalesaAlexander Dubcek

11 O fim da URSS Com as transformações e liberdades cedidas por Gorbatchov, as repúblicas soviéticas foram invadidas por ondas de autonomia que fortaleceram movimentos separatistas. Uma a uma foram exigindo sua independência até a dissolução da URSS em 1991.

12 Conflitos na Rússia Com mais de 17 milhões de km2, a Rússia é, na verdade, um mosaico étnico e religioso. 80% da população é russa e outros 20% são compostos de cerca de 100 etnias diferentes que vivem nas chamadas repúblicas autônomas. Uma delas, a Chechênia, declarou sua independência em 1991, gerando uma guerra civil. Em 1994 a Rússia invade a região mas, é derrotada e se retira em Em 1999 a Rússia volta a invadir a Chechênia em operação “antiterrorista”. Em 2003 a república passa a ser diretamente administrada por Moscou.

13


Carregar ppt "Desintegração e conflitos no leste Europeu. Professor Luiz Felipe Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google