A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC Projeto: AVALIAÇÃO DOS COLIFORMES NAS ÁGUAS DO RIO NEGRO NA ORLA DE MANAUS/AM. Bolsista: Roberta Bezerra de Barros Lima Orientador: Hillândia Brandão da Cunha Co-orientador: Ednelson Ferreira Baraúna

2 INTRODUÇÃO  Segundo rio do mundo, com 11% da superfície da Bacia Amazônica, correspondendo a Km 2 ;  Bacias urbanas: São Raimundo e Educandos;  Crescimento acelerado na década de 70 e a infra-estrutura sanitária deficiente;  Lixo e esgoto contêm grande quantidade de bactérias;  Importância do estudo da distribuição de coliformes.

3 OBJETIVOS Geral Avaliar os níveis de coliformes nas águas de superfície do rio Negro, na orla de Manaus. Específicos Quantificar o número de coliformes totais e fecais; Relacionar indicadores de poluição ambiental: pH, condutividade, oxigênio dissolvido e nitrogênio amoniacal com os valores de coliformes; Utilizar os resultados como ferramenta de conscientização da população sobre o problema.

4 MATERIAL E MÉTODOS DESCRIÇÃO DA ÁREA DE TRABALHO

5 PROCEDIMENTO I Amostra 5 tubos 1ml 5 tubos 1ml 5 tubos A ml B ml C ml D ml 9 ml de H 2 O destilada a parte presuntiva 2 a parte confirmativa PROCEDIMENTO II Coliforme fecal Coliforme total METODOLOGIA - Fermentação tubos múltiplos – APHA, 1985

6 LEITURA TABELA Tubo PositivoTubo negativo

7 Comportamento de coliformes Totais e Fecais nas seis semanas de coleta no rio Negro na orla de Manaus/AM CONAMA 20/86 CT /100mL CF /100mL

8

9

10 CONCLUSÃO Os resultados apresentam águas ácidas com pH menor 5,1 pouco mineralizada com condutividade abaixo de 17,4, águas aeradas com oxigênio em torno de 5,0 mg/L, refletindo as condições geoquímicas. Fevereiro foi o mês com a menor quantidade de coliformes fecais e totais (ausência à 1.200NMP/100mL). Na jusante da bacia do Educandos, apresenta a maior contribuição de coliformes totais ( NMP/100mL) e de coliformes fecais(11.000NMP/100mL). Na orla da cidade de Manaus a entrada de efluentes e os dejetos humanos lançados pelos barcos aumentam a concentração de coliformes totais e fecais. Segundo resolução do CONAMA 20/86 as águas encontram-se impróprias para balneabilidade.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Elias, A. S. S. e Silva, M. S. R. Avaliação da Composição da margem Esquerda do Rio Negro em frente a Cidade de Manaus. In: IX Jornada de Iniciação Científica. PIBIC/INPA/CNPq. Anais Elias, A. S. S. e Silva, M. S. R.Hidroquímica das Águas e Quantificação de Metais Pesados nos Sedimentos das Bacias Hidrográficas de Área Urbana de Manaus, que Deságuam no Rio Negro. In: IX Jornada de Iniciação Científica. PIBIC/INPA/CNPq.Anais Esteves, F. de A Fundamentos de Limnologia. Brasil. Ed. Interciência. 573p. Fonseca, º I.; Salém, L. I. e Guarim, V. I. Poluição e Auto- Purificação do Rio Negro nas Cercanias de Manaus. Acta Amazônica, 12(2): Manaus, Legislação Consultada – Resolução CONAMA 20/86.


Carregar ppt "Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA Coordenação de Pesquisa em Clima e Recursos Hídricos - CPCR Programa Institucional de Bolsas de Iniciação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google