A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

G3 UMA FORÇA UNIVERSITÁRIA FRANCÓFONA. Fundação da Parceria  Criada a 26 de setembro de 2012 em Bruxelas.  Agrupamento de três universidades fundadoras:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "G3 UMA FORÇA UNIVERSITÁRIA FRANCÓFONA. Fundação da Parceria  Criada a 26 de setembro de 2012 em Bruxelas.  Agrupamento de três universidades fundadoras:"— Transcrição da apresentação:

1 G3 UMA FORÇA UNIVERSITÁRIA FRANCÓFONA

2 Fundação da Parceria  Criada a 26 de setembro de 2012 em Bruxelas.  Agrupamento de três universidades fundadoras:  Université de Genève  Université de Montréal  Université libre de Bruxelles  Três universidades francófonas generalistas, de excelência;  Unidas por uma comunhão de interesses e objetivos, nos domínios do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços à sociedade.

3 Université de Genève (UNIGE)  Fundada em 1559  Mais de estudantes internacionais de 153 países diferentes  4300 empregados dos quais 46% são estrangeiros  4650 diplomados em 2013  9 faculdades, 13 centros e institutos interfacultários  Uma das 20 melhores universidades de pesquisa da Europa  Acentuação significativa na pesquisa interdisciplinar

4 Université de Genève (UNIGE)  Ensino de ponta, abrangendo o essencial dos vários domínios das Ciências, das Artes e das Letras;  Setores-chave da pesquisa:  Ciências da Vida (Genética, Biologia Molecular, Bioinformática)  Física  Química  Astrofísica  Domínios específicos das Ciências Sociais e Humanas  Instituição inserida na internacional cidade de Genebra, centro europeu das Organizações Internacionais (ONU, OMS, CICR, etc.) e não governamentais (ONG).

5 Université de Montréal (UdeM)  Maior universidade francófona de pesquisa das Américas;  525 milhões $ em receitas de pesquisa: 3 o lugar no ranquingue das universidades canadenses mais dinâmicas na pesquisa e o 1 o do Quebeque  16 faculdades, mais de 65 departamentos e 2 Escolas afiliadas :  HEC Montréal  Escola Politécnica  estudantes, dos quais 7800 estudantes internacionais;

6 Université de Montréal (UdeM)  600 programas de estudo (250 de 1 o ciclo e 350 de ciclos superiores);  2640 professores e pesquisadores (40% dos nossos professores estudaram no estrangeiro);  Mais de 50% das nossas publicações científicas são de coautoria com pesquisadores estrangeiros;  4700 dirigentes e funcionários de apoio técnico;  Mais de diplomas outorgados em ;

7 Université libre de Bruxelles (ULB)  Fundada em 1834;  13 faculdades, escolas e institutos especializados, um Hospital Acadêmico;  estudantes dos quais 33% são internacionais;  Abrange todas as disciplinas e associa ensino e pesquisa;  Baseia seu ensino e sua pesquisa na total liberdade de pensamento;

8 Université libre de Bruxelles (ULB)  4 Prêmios NOBEL Científicos (dos quais o de Física de François Englert em 2013)  1 Medalha FIELDS  400 parcerias ERASMUS  220 acordos bilaterais institucionais, sem contar com o Erasmus  10 programas ERASMUS MUNDUS  80 projetos financiados pelo programa-quadro « Pesquisa e Desenvolvimento» da Comissão Europeia

9 Missão do G3  Aumentar a qualidade das atividades de pesquisa e de formação de cada uma das três universidades associadas, aproveitando a convergência de interesses que detêm;  Conceber e levar a cabo ações conjuntas suscetíveis de aumentar sua presença além-fronteiras;  Criar modelos inovadores de colaboração nos domínios da formação, do ensino e da pesquisa;  Possibilitar aos seus associados tornarem-se universidades francófonas de referência, em todos os cantos do mundo.

10 Os Fundamentos do G3  Uma abordagem fundada no respeito, na transparência e na equidade entre os membros;  Uma partilha de perícias e de redes entre os seus membros com vista a reforçar as capacidades de cada um;  Uma representação equilibrada dos parceiros, no seio dos projetos, tendo em conta as necessidades e perícias de cada um;  Ações estruturadas e estruturantes visando objetivos comuns.

11 Algumas ações privilegiadas: 1- Facilitar e encorajar a pesquisa, a mobilidade estudantil e professoral, graças a fundos comuns (convocação anual para apresentação de propostas; bolsas de mobilidade; programas de intercâmbio); 2- Apoio às atividades de cooperação:  Promover elos entre as faculdades das universidades- membros ;  Criação de programas de estudo conjuntos. 3- Desenvolvimento de formações em linha;

12 Algumas ações privilegiadas: (continuação ) 4- Desenvolvimento de codireções de teses de doutorado; 5- Desenvolvimento de ações conjuntas dirigidas a países emergentes; 6- Desenvolvimento de ferramentas que confiram a máxima visibilidade às atividades do agrupamento (www.g3univ.org).www.g3univ.org

13 Fundo Comum  As universidades do G3 criaram um fundo comum com os seguintes objetivos:  promover a emergência de projetos interuniversitários estratégicos entre os membros do G3, relativos aos polos de excelência no domínio da formação e da pesquisa;  apoiar projetos inovadores que tenham efeitos estruturantes e sejam portadores de perspetivas de médio prazo para o estabelecimento de parcerias G3;  favorecer contatos com intervenientes de outros países e com atores exteriores ao meio universitário (setores público, parapublico, privado ou associativo);

14 Fundo Comum (continuação)  Definimos o projeto estratégico como um agrupamento de professores/pesquisadores das três universidades que trabalham em conjunto, com o objetivo de estruturar uma rede de excelência acadêmica e ou científica.  O fundo comum é financiado, em partes iguais, por cada um dos membros do agrupamento.  Chamada anual para apresentação de projetos (próxima chamada será em setembro de 2014).

15 Projetos financiados (chamada para apresentação de propostas de 2013)  12 projetos financiados recebem um apoio de incentivo ( euros para um período de 3 anos), relativos a vários domínios: Arqueologia; Química/Ciências Biológicas; Direito; Estudos Internacionais; Medicina; Neurociências; Controlo de Qualidade; Saúde Pública; Ciências da Educação; Ciências Políticas.

16 Atividades do G3: Alguns Exemplos  Criação de uma plataforma web;  Missões de responsáveis de serviços, de decanos e de vice-reitores das universidades do G3;  Colóquios organizados nas Universidades do G3;  Chamada para apresentação de projetos, lançada em 2013: 26 propostas recebidas, das quais 12 foram aprovadas.

17 Atividades do G3 no Brasil em maio de 2014 Foram já assinados inúmeros protocolos bilaterais entre as Universidades do G3 e universidades brasileiras:  Assinaturas de protocolos com :  A FAPESP;  As melhores universidades brasileiras;  Contatos com as autoridades do ensino e da pesquisa do Brasil;  Contatos com representações diplomáticas.

18 Brevemente…  Chamada para apresentação de projetos;  Missão dos vice-reitores internacionais da UNIGE e da ULB em Montreal, em setembro de 2014;  Organização de um colóquio G3, aquando das Conferências Jacques-Cartier, em Montreal, em outubro de Contacto:

19 OBRIGADOS!


Carregar ppt "G3 UMA FORÇA UNIVERSITÁRIA FRANCÓFONA. Fundação da Parceria  Criada a 26 de setembro de 2012 em Bruxelas.  Agrupamento de três universidades fundadoras:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google