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PINGA FOGO Comissão Estadual de Espiritismo - PE Comissão Estadual de Espiritismo - PE 1º Encontro de dirigentes espíritas em Caruaru.

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1 PINGA FOGO Comissão Estadual de Espiritismo - PE Comissão Estadual de Espiritismo - PE 1º Encontro de dirigentes espíritas em Caruaru

2 Comissão Estadual de Espiritismo - PE Comissão Estadual de Espiritismo - PE Refletindo as Práticas Doutrinária no Centro Espírita

3 Se baseará na estrutura de um debate com exposição e troca de ideias; Será dado a cada integrante da mesa o tempo máximo de 3 minutos para exporem suas opiniões a cerca das questões propostas; Os integrantes podem complementar as falas dos colegas de trabalho, lembrando-se da importância de cumprir o tempo acima proposto; Toda e qualquer exposição de ideias deve pautar-se no respeito, por isso pede-se ponderação na hora de expô- las; Entre os integrantes da mesa é importante a escuta amorosa e a utilização da compreensão diante de algum comentário infeliz que possa vim a ser feito. PINGA FOGO

4 Qual a estrutura de comunicação que está sendo implementada nos estudos espíritas das instituições? Esta estrutura está proporcionando o aprendizado espírita? O que pensam os frequentadores e estudantes sobre esta forma de dinamizar o conteúdo espírita? Pilar 1º - Comunicação espírita: Monólogo ou interatividade

5 Como devemos enxergar o Centro Espírita? Tratamento alternativo no Casa Espírita: isto é uma coisa doutrinária? Como deve ser preparada a equipe de trabalhadores de um Centro Espírita? Para serem trabalhadores prontos e somente socorrer almas doentes e lhes proporcionar tratamento ou para promover junto a elas o despertar da consciência? Qual o papel do dirigente do Centro Espírita frente a estas questões? Pilar 2º - Casa espírita: Hospital ou Escola do Espírito?

6 Qual o papel do Centro Espírita frente a inúmeras famílias carentes que a ele se dirigem em busca de um lenitivo para o corpo? Como proceder com estas famílias de modo que sejam atendidas em suas necessidades mas que isso não venha a se tornar uma viciação? Qual o papel do dirigente de um Centro Espírita diante desta questão ou ainda qual o papel de todos nesta causa? Pilar 3º - Caridade espírita: Assistencialismo ou promoção humana?

7 Qual a finalidade dos estudos espíritas? Nos conscientizar de nossas dores e de nossos débitos? Qual a função do conteúdo espírita no tratamento do homem cuja alma está enferma e cuja alma dorme na ignorância? Qual o conteúdo metodológico de estudos que estamos praticando em nossas instituições? Pilar 4º - Conteúdo espírita: sofrimento ou evolução?

8 O que de fato é o Espiritismo? Qual a função do dirigente do Centro Espírita e de todos os seus trabalhadores diante das questões ligadas à mediunidade? Como promover a conscientização do Centro Espírita como uma escola sem permitir que a fenomenologia seja o atrativo principal? Pilar 5º - Espiritismo: sinônimo de fenômeno mediúnico?

9 Qual a importância que devemos dar ao setor da infância e juventude em nossas instituições? Por que? O argumento que muitos usam dizendo que nas instituições que fazem parte não tem trabalhos e estudos com crianças e jovens só por falta de um espaço físico é aceitável? Como deve o gestor de um Centro Espírita agir de modo que a infância e a juventude sejam tidas como bandeiras importantes para a manutenção existencial da própria instituição? Pilar 6º - Coordenadoria de infância e juventude: mais um setor da casa espírita?

10 Leitura da mensagem de Djalma Farias sobre o centro espírita

11 CENTRO ESPÍRITA Bendita escola de almas na Terra, o Centro Espírita agasalha os corações batidos pelos vendavais das paixões. Portas abertas ao amor é um celeiro de esperança na inquietude da noite das aflições, oferecendo comunicação com os Mundos transcendentes do espírito imortal. Oficina de incessante socorro acolhe toda a aflição da Terra, caldeando-a com murmúrio de preces em continuados ministérios da caridade. Aí, todas feridas do sentimento encontram medicação e todas as inquietudes recebem repouso. Oásis em escaldante deserto. O Centro Espírita guarda a claridade da fé imortalista no sacrário do entendimento. Entre repuxos de água refrescante a nascer nas fontes da caridade pacífica esplendem as luzes claras do Evangelho, distendendo esperanças sem limite. Hospital – recebe enfermos de toda procedência, sem inquirir a doença nem exigir apresentação de carteira de saúde com os antecedentes da moléstia. Templo – escuta os soluços da inquietude e entende o pranto das ansiedades, nascidos nos recessos da alma. Escola – ensina as diretrizes da vida feliz, acenando com os triunfos após o curso rigoroso da auto-elevação. Mensageiro da Jesus Cristo, o Senhor de todas as Igrejas, não se restringe à sua ação entre as singelas paredes da sua construção material. O Centro Espírita também é, em nome do amor, o Núcleo da assistência ativa à fome física, à nudez, à dor, multiplicando os braços de Jesus no mister abençoado do auxílio, distribuindo a bondade, santa e boa sem preconceito nem interesse, sem desejo proselitista nem imposição adesiva. Igreja de amor, academia de aprendizagem é estrada de acesso ao serviço em favor de todos corações. Djalma Montenegro de Farias Psicografia, Divaldo Franco – Livro “Sementeira da Fraternidade”.


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