A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A superfície e o interior da Terra Professora Carol - Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A superfície e o interior da Terra Professora Carol - Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 A superfície e o interior da Terra Professora Carol - Geografia

2

3 O interior da Terra

4 Teoria de Gaia Terra é um imenso organismo vivo, ser dinâmico que se modifica o tempo todo. Muitas mudanças que ocorrem no interior do planeta dão origem a movimentos que transformam a superfície terrestre, e portanto, afetam a realidade dos seres humanos.

5 Crosta terrestre - Litosfera Camada sólida da Terra. Ela costuma ser comparada à casca de um ovo, pois sua espessura é pequena em relação ao tamanho total do planeta.

6 Crosta continental e oceânica

7 Manto Situa-se sob a crosta terrestre Profundidade varia entre 70 km a 2900 km Material encontrado em seu interior – Magma Material pastoso/viscoso

8 Núcleo Unidade central do planeta Formado por níquel e ferro Temperatura chegam a atingir cerca de °C Núcleo interno – sólido em razão da pressão exercida pelas outras camadas

9 Composição – interior da Terra CamadaComo é encontrada ProfundidadeComposição MantoViscoso/PastosoDe 70 a 2900 kmMagma Núcleo externoViscoso/PastosoPouco menos de 6731 km Níquel e Ferro Núcleo internoSólido6731 kmNíquel e Ferro

10 As placas tectônicas Alfred Wegener – Teoria da Deriva Continental Litosfera – composta por várias placas tectônicas que se deslocam sobre o manto. A atual posição dos continentes não corresponde a sua posição no passado nem corresponderá a sua posição no futuro.

11

12 As placas tectônicas são gigantescos blocos rochosos de diferentes tamanhos e formas, com milhares de Km de extensão, que flutuam sobre o manto. Elas se movimentam, se chocam ou se afastam uma das outras.

13 Esses movimentos das placas tectônicas constituem a causa fundamental de inúmeros fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, principalmente a formação das altas cadeias de montanhas, as erupções vulcânicas e os abalos sísmicos (terremotos e maremotos)

14 Cadeias de montanhas - Andes

15

16 Vulcão Kilauea - Havaí

17 Tsunami – Japão 2011

18 Vídeo - Discovery Ver mapas – placas tectônicas.

19 A posição do Brasil nas placas tectônicas O Brasil encontra-se sobre a Placa Sul- Americana, um bloco rochoso que se afasta lentamente de outro bloco (a Placa Africana) e, ao mesmo tempo, se choca com a Placa do Pacífico.

20 Em nosso país não ocorrem grande terremotos porque ele está localizado bem no centro da Placa Sul-americana. Ou seja, os impactos provocados pelos choques das placas, nas bordas, são suavizados antes de atingirem nosso território.

21 Os abalos sísmicos e os vulcões

22 Os abalos sísmicos são movimentos da crosta terrestre geralmente ocasionados por choques entre as placas tectônicas ou por acomodações da crosta terrestre que fazem a superfície tremer. A maioria são imperceptíveis pelas pessoas. Sabe-se que eles existem porque há um aparelho para medi-los: o sismógrafo.

23 Quando esse tremor ocorre em terra, é chamado de terremoto. Quando se dá no fundo dos mares, recebe o nome de maremoto. Ver página 120

24 Vulcanismo É o conjunto de processos que provocam a ascensão do magma até a superfície, através de fendas na crosta terrestre. Nos pontos de contato entre diferentes placas, onde a crosta terrestre é menos estável, ocorrem frequentes erupções vulcânicas

25 Correção da tarefa Camadas da TerraDefinição e características Crosta terrestreÉ a camada sólida superficial da Terra. Nela podemos distinguir a crosta continental, ou seja, a parte que forma os continentes, e a crosta oceânica, isto é, a parte que fica sob os oceanos e mares. MantoÉ a camada situada abaixo da crosta terrestre. Uma grande parte dela apresenta-se na forma viscosa, o que explica por que parte da litosfera estão em movimento. NúcleoÉ a unidade central da Terra. É constituído por materiais bem mais densos que os do manto ou da crosta, com predomínio do níquel e do ferro. As temperaturas nessa área são bastante elevadas.


Carregar ppt "A superfície e o interior da Terra Professora Carol - Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google