A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Municipal em São Caetano do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Municipal em São Caetano do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Municipal em São Caetano do Sul
Arquitetos Ana Carolina Penna e Fábio Galvão Escola Municipal em São Caetano do Sul

2 Escola Municipal de Ensino Fundamental Local : São Caetano do Sul, SP Início do projeto : 2005 Conclusão da obra : 2006 Área do terreno: m2 Área construída: m2 Arquitetos: Ana Carolina Penna e Fábio Galvão Escola Municipal de Ensino Fundamental Local : São Caetano do Sul, SP Início do projeto : 2005 Conclusão da obra : 2006 Área do terreno: m2 Área construída: m2 Arquitetos: Ana Carolina Penna e Fábio Galvão

3 A implantação da escola municipal evidencia a diretriz de ordenar com simplicidade a paisagem e a dinâmica do entorno. A edificação divide o terreno ao meio. De um lado, tem-se a vista da cidade, desimpedida por íngreme talude; na porção frontal, três pátios abertos desempenham o papel de eixo externo de circulação. A partir da implantação, a setorização se desenvolve de acordo com duas paisagens referenciais: no fundo, e a do entorno imediato, na frente. A primeira é restrita às salas de aulas e à administração, que para ela abrem janelas, enquanto o grande pátio central, voltado para a rua, funciona tanto como área de recreação quanto como espaço de atividades não acadêmicas. As salas de aulas e outros ambientes voltados para o sul têm privilegiada vista da cidade. A fachada norte esclarece o partido da implantação linear. O pavimento semi-enterrado tem janelas altas, junto do piso do pátio central.

4 O pátio foi implantado entre o hall de entrada e o ginásio, o que lhe permite fazer a transição entre o térreo e o pavimento semi-enterrado. Na direção longitudinal do lote, o andar rebaixado revela uma linha contínua de janelas junto ao piso do pátio, A disposição dessas aberturas suaviza a volumetria ortogonal da escola.

5 O bloco das salas de aulas tem planta em forma aproximada de L, com a escada principal localizada junto à articulação dos braços ortogonais. Esse volume possui quatro pavimentos e tem corredores periféricos de circulação voltados para o pátio aberto, de orientação norte. Para evitar a insolação excessiva dos interiores, os autores projetaram um sistema especial de brises metálicos. A fachada sul é livre de interferência dos brises O fechamento externo dos corredores das salas de aulas é feito por brises metálicos, alternadamente perfurados e sólidos.

6 Foram criadas telhas trapezoidais que utilizam chapas metálicas perfuradas. Elas se alternaram com brises fechados nas faces voltadas para o pátio, de forma a permitir que ocorra a correta ventilação e a iluminação natural dos ambientes interiores. Por sua maior área de projeção, o ginásio divide as salas de aulas em relação ao auditório, criando outro pátio, independente, na extremidade oeste. O ginásio foi implantado na cota mais baixa e é coberto por telha metálica inteiriça. Ela foi perfilada na obra devido ao seu grande comprimento, de cerca de 30 metros. A exemplo do ginásio e dos pátios, o auditório tem uso aberto à comunidade local.

7

8

9

10

11 Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV
Professora: Hitomi Mukai Acadêmicas: Simone Mariano Vanessa Fischer Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV Professora: Hitomi Mukai Acadêmicas: Simone Mariano Vanessa Fischer


Carregar ppt "Escola Municipal em São Caetano do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google