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PublicouVictoria Mateos Alterado mais de 9 anos atrás
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Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico e experiências de Reforma Psiquiátrica no mundo Agosto/2009 Linha de Pesquisa/Extensão: Saúde Saúde Mental na Atenção Básica: Educação Permanente e Articulação da Rede de Cuidados
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Loucura na Antiguidade Clássica - A experiência de loucura sempre existiu... Surgem três vias de explicação nesse período: Obra da intervenção dos deuses Produto dos conflitos passionais do homem, ainda que permitidos ou impostos pelos deuses Efeito de disfunções somáticas causadas por eventos afetivos (Hipócrates, Galeno)
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Idade Média: Ambigüidade -Concepção trágica (reconhecimento de saber trágico na experiência de loucura) - Concepção crítica da loucura
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Idade Média Presença de concepções demonistas sobre a loucura
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Época Clássica (sec. XVII): paradigma cartesiano e o “Grande Enclausuramento” “O sono da razão produz monstros ”
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Loucura no século XVIII/XIX (Medicina Mental = Alienismo) - Pinel - Hospital como instituição médica - “Loucos” libertados das correntes, mas devendo permanecer no hospital para observação e tratamento
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Processo de patologização da experiência de loucura LOUCURA DESRAZÃO ALIENAÇÃO DOENÇA MENTAL
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Terapêutica Asilar Classificação nosográfica Organização do espaço asilar Tratamento moral (disciplina, isolamento)
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Tecnologias da Psiquiatria “Tradicional”: hegemonia do modelo biomédico
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Reformas Psiquiátricas Franco Basaglia - Principalmente após a 2ª Guerra Mundial; -Diversas experiências pelo mundo; - Destaque à experiência italiana; - Lei 180 (Itália)
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Saúde Mental e Atenção Psicossocial: novos modos de cuidado Inclusão social e cidadania; Reabilitação psicossocial = ampliação da contratualidade nos diversos cenários da vida; Território; Redes de cuidado.
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Saúde Mental e Atenção Psicossocial “Qualquer espécie de categorização é acompanhada do risco de um reducionismo e de um achatamento das possibilidades da existência humana e social.” Paulo Amarante
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