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Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.

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1 Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas

2  Definir os objetos de um SGBD : ◦ Tabelas ( estrutura ) ◦ Formulários ( interface) ◦ Consultas ou Views ◦ Relatórios ◦ Macros ◦ Módulos ◦ Ferramentas utilizadas: Access 2003 e MySQL 5

3  As tabelas são similares as planilhas do Excel, embora não possuam as mesmas limitações. Assim como no excel, os dados são guardados em células, relacionadas por linhas e colunas.  A maneira mais prática de trabalhar com as tabelas no Access é agrupando os assuntos por tabelas específicas. Por exemplo, em um modelo de banco de dados para controle de alunos, deveriam existir diversas tabelas: Uma somente para os dados dos alunos, outra para as disciplinas cursadas, outra com o histórico das notas e assim por diante. Esse processo é chamado normalização.  Cada linha da tabela é chamada “registro” e cada coluna chama-se “Campo”.  Cada Campo deverá ter um formato e os dados inseridos nele deverão ter um padrão. Hora, Numero, texto, entre outros..  Cada tabela deverá ter um campo único, chamado de chave primária. Além disso, elas deverão estar relacionadas entre sí, por campos comuns.  Exemplo:  Tabela de Alunos - Campos: “Cod_Aluno”, “Nome_Aluno”,”enedereço”, etc…  Tabela de Notas - Campos ”Cod_Aluno”, “Disciplina”,”Nota”,”Bimestre”,etc…  O campo em comum entre estas duas tabelas é o “Cod_Aluno”. o Relacionamento entre as duas tabelas com a utilização deste campo é importante pois torna desnecessário repetir os dados do aluno (endereço, nomes, etc…) na tabela de Notas.  Quando for necessário visualizar as informações das duas tabelas, deverá ser utilizada as consultas.

4  As consultas permitem visualizar os dados contidos nas tabelas da maneira que usuário determinar.  Em uma única consulta podem ser inseridas diversas tabelas relacionadas entre si.  Além de visualizar os dados, os resultados das consultas podem ser usados como referência para criação de formulários e consultas.

5  As consultas podem ser atualizáveis - Neste caso o usuário poderá modificar os dados das tabelas a partir das consultas que esta visualizando. Geralmente são atualizáveis as consultas que não envolvem cálculos e que são originadas de uma única tabela.  Também pode ser:  Consultas seleção - recupera os dados das tabelas e os disponibiliza para uso. Você pode exibir os resultados da consulta na tela, imprimi-los ou copiá-los para a área de transferência. Ou você pode usar a saída da consulta como fonte de registros para um formulário ou relatório.  Consultas ação - Executa uma tarefa com os dados. As consultas ação podem ser usadas para criar novas tabelas, adicionar dados a tabelas existentes, atualizar ou excluir dados.

6  Os formulários podem ser usados para entrada de dados ou para saída de informações. O Access permite a criação de formulários de utilizando o assitente ou então no modo “design”.

7  Os relatórios são usados para apresentar informações contidas no banco de dados. Assim como os formulários, existem diversas maneiras práticas de elaborar um relatório.  Geralmente são criados e formatados para impressão, mas também podem ser enviados por e exportados.

8  As macros são funções pré-definidas que podem ser criadas pelo usuário sem a necessidade de programação.  Exemplo:  Com alguns cliques é possível criar uma macro que importe os dados, acrescente a uma tabela, execute algumas consultas e imprima uma relatório.  As macros servem para automatizar tarefas rotineiras e diminuir o tempo gasto com a execução delas.  Uma sequência de comandos pode ser salva em uma Macro e executada a partir de um botão existente em um formulário. Esta sequência pode ser ativada também por um evento: entrada de dados, clique em um campo ou outra ação definida pelo programador.

9  Os módulos permitem a criação de macros por linhas de programação. A linguagem utilizada é o VBA (Visual Basic for Applications) existente em todos os programas do Office.

10  Osmar Brandão.Conhecendo objetos do Access, disponível em  RENATO HADDAD,Um Mergulho no Microsoft Access 2007, Érica, 1/2007


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