A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML 1.5 2008.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML 1.5 2008.1."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML

2 Modelo de Negócio 1. Analisar um negócio é compreender: - Como a organização trabalha; - Qual a razão de sua existência; - Seus objetivos e metas; - Como ela busca esses objetivos; e - O que ela precisa mudar para melhor atender a esses objetivos.

3 Modelo de Negócio 2. Um modelo é uma simplificação da realidade. Construímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo.

4 Modelo de Negócio 3. Um modelo de negócio é composto por: objetivos, recursos, processos e regras.

5 Modelo de Negócio - Objetivos - são os propósitos do negócio, ou simplesmente, o resultado que toda a organização deseja atingir. - Recursos - constituem os objetos utilizados em um negócio, tais como pessoa, material, informação ou produto.

6 Modelo de Negócio - Processos - constituem um conjunto de atividades estruturadas para que um produto (bem ou serviço) seja gerado. - Regras – são declarações que restringem, derivam e fornecem condições de existência, representando o conhecimento do negócio.

7 Modelo de Negócio 1.APRESENTAÇÃO 2.DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 2.1Ambiente Atual 2.2Descrição do problema 2.3Descrição dos Processos 3.OBJETIVOS DO PROJETO 3.1Benefícios 3.2Premissas 3.3Restrições 1.PLANO DE GERÊNCIA DE RECURSOS 1.1.Equipe do Projeto 1.2.Atribuições de cada função Exemplo: [Gerente de projeto]: 2.PLANO DE GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO 3.GLOSSÁRIO

8 Modelo de Negócio 1. Diagrama de Atividade Este diagrama será utilizado para descrever o negócio a partir das atividades envolvidas.

9 Diagrama de Atividades

10 Modelo de Negócio 2.Diagrama de Casos de Uso Passo 1: Encontrar atores de negócio Um candidato a ator de negócio é alguém ou alguma coisa que interage com o negócio: - coordenadores, professores, alunos, sistemas de informação, outros órgãos da universidade.

11 Modelo de Negócio Passo 2: Encontrar casos de uso de negócio - Os processos de um negócio são definidos através de diferentes casos de uso de negócio, cada qual representando um fluxo específico do negócio; - Um caso de uso de negócio descreve “uma seqüência de ações realizadas no negócio que produz um resultado de valor observável para um ator individual”

12 Modelo de Negócio Passo 2: Encontrar casos de uso de negócio - Considerar o quê de valor cada ator recebe do negócio. - Quais serviços o ator espera receber do negócio?

13 Modelo de Negócio Passo 3: Criar Modelo de Casos de Uso de Negócio - Através de diagrama de casos de uso, apresentar os atores e casos de uso de negócio, e seus relacionamentos; - Estruturar o modelo através de relacionamentos de extensão, inclusão e generalização.

14 Modelo de Caso de Uso de Negócio

15 Detalhar um Caso de Uso de Negócio Propósito: - Descrever em detalhes o fluxo de um caso de uso de negócio; - Garantir que todos os envolvidos possam entender o fluxo do caso de uso de negócio.

16 Detalhar um Caso de Uso de Negócio Passo 1: Descrever os fluxos do caso de uso - Descrever textualmente e em seqüência o passo a passo do fluxo de eventos, a partir das interações entre o(s) atore(s) e o caso de uso de negócio; - Iniciar pelo fluxo principal e, posteriormente, descrever os fluxos secundários; - Estruturar o fluxo através da utilização de subfluxos.

17 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 1. Preencher Formulário de Inscrição A partir deste caso de uso o candidato poderá preencher o formulário de inscrição no vestibular. A inscrição só será efetivada após o recebimento de confirmação do pagamento da taxa de inscrição. O formulário não poderá conter rasuras. 2. Ator O ator que executará este caso de uso é o candidato que participará do processo seletivo. 3. Fluxo de Eventos Este caso de uso é iniciado quando o ator solicita o formulário de inscrição para o vestibular na secretaria da universidade.

18 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 4. Fluxo básico Preenchimento do Formulário de Inscrição: ATORATENDENTE 1. Entrega o formulário de inscrição para o candidato; 2. Orienta o candidato quanto ao preenchimento; 3. Preenche o formulário; [FA1] 4. Entrega o formulário para o funcionário juntamente com a documentação; 5. Confere o preenchimento do formulário com a documentação entregue; [FA2]

19 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 4. Fluxo básico Preenchimento do Formulário de Inscrição: ATORATENDENTE 6. Confere a assinatura do candidato com o documento de identificação; [FA3] 7. Coloca o carimbo de conferido no formulário e assina 8. Preenche o formulário para o pagamento da taxa de inscrição e entrega ao candidato. 9. Coloca o formulário na gaveta: “Aguardando Confirmação de Pagamento”.

20 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 5. Fluxos Alternativos 5.1 [FA1] Candidato desiste da inscrição: ATORATENDENTE 1. Candidato devolve o formulário de inscrição para o atendente (DESISTÊNCIA) 2. Verifica se o formulário está preenchido em algum campo; [FA4] 3. Guarda o formulário;

21 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 5. Fluxos Alternativos 5.2 [FA2] Formulário rasurado ou erro no preenchimento : ATORATENDENTE 1. Candidato devolve o formulário de inscrição para o atendente 2. Verifica se o formulário está preenchido em algum campo; [FA4] 3. Inutiliza o formulário;

22 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 5. Fluxos Alternativos 5.3 [FA3] Assinatura não confere com o documento de identificação: ATORSISTEMA 1. Solicita novo documento para validação da assinatura 2. Entrega outro documento de identificação; 3. Solicita nova assinatura

23 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 5. Fluxos Alternativos 5.4 [FA4] Formulário Devolvido ATORSISTEMA 1. Inutiliza o formulário e joga fora.

24 Exemplo de Descrição de Caso de Uso de Negócio 6. Fluxos de Exceções Não existe 7. Requisitos Especiais Não Existe 8. Pré-Condições O formulário só poderá ser preenchido pelo próprio aluno ou pelo procurador com a apresentação da procuração assinada e com firma reconhecida no cartório. 9. Pós-Condições - Efetivar a inscrição após o recebimento de confirmação do pagamento da taxa de inscrição. 10. Pontos de Extensão Não existe


Carregar ppt "Sistema de Informação Modelagem de Negócio UML 1.5 2008.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google