A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA BÁSICA I/JI PROF. DR. FERRER CORREIA Ano Lectivo 2005/2006 Professora Dinamizadora: Sandra Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA BÁSICA I/JI PROF. DR. FERRER CORREIA Ano Lectivo 2005/2006 Professora Dinamizadora: Sandra Alves."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA BÁSICA I/JI PROF. DR. FERRER CORREIA Ano Lectivo 2005/2006 Professora Dinamizadora: Sandra Alves

2  Instalar uma Estação Meteorológica Convencional (E.M.C.) na EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia;  Dinamizar/rentabilizar a infra-estrutura junto do Agrupamento Escolar;  Desenvolver o espírito científico e crítico;  Compreender o funcionamento dos instrumentos meteorológicos existentes;  Proceder à leitura e registo dos parâmetros meteorológicos observados;  Tratar gráfica e estatisticamente os valores observados;  Caracterizar diferentes espaços geográficos, ao nível das inter-relações existentes entre o Homem e o meio natural.

3  1. Caracterização física e sociodemográfica do concelho de Miranda do Corvo.  2. Apresentação da Estação Meteorológica Convencional à comunidade escolar.  3. Leitura e registo de elementos meteorológicos, que posteriormente serão alvo de tratamento gráfico e estatístico.  4. Comemoração do Dia Mundial da Meteorologia a 23 de Março (5.ª Feira).  5.Realização de trabalhos sobre clima e de instrumentos meteorológicos artesanais.  6. Caracterização do clima no Senhor da Serra em suporte digital.  7. Caracterização da catástrofe natural “incêndios” na freguesia de Semide e no concelho de acordo com o clima.  8. Construção de jogos didácticos.  9. Comemoração do Dia Internacional do Sol a 3 de Maio (4.ª Feira).

4 TemposSEGUNDAQUARTAQUINTA 8.45 – 9.30CURSOS -Sala de Informática 9.30 – – – – º A - Sala de Informática – – – º A - Biblioteca8.º A - Biblioteca5.ºC/ 7.ºA - Sala de Informática – º B - Biblioteca

5 DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA (OMM - Organização Meteorológica Mundial) 23 de Março de 2006 A primeira reunião mundial sobre meteorologia realizou-se a 23 de Março de 1950, e foi a partir dessa data que se começou a celebrar o Dia Mundial da Meteorologia. Surgiu então a agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia, ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL (OMM), da qual são Membros 185 Estados e Territórios. Este dia lembra-nos a nossa dependência em relação ao equilíbrio natural e à estabilidade climática. Actualmente existem evidências que sugerem um aumento da temperatura global como resultado das actividades industriais humanas, que levaram ao aumento considerável dos gases causadores do efeito de estufa. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas adoptada no Rio de Janeiro em 1992, foi ratificada por Moçambique em Esta convenção tem como objectivo estabilizar as emissões dos gases causadores do efeito de estufa. Apesar da ratificação desta convenção a emissão destes gases continua a aumentar. Este facto levou à adopção do Protocolo de Kyoto em Dezembro de 1997 que estabelece alvos específicos para a redução de emissão de gases causadores do efeito de estufa.

6 OBJECTIVOS DA OMM a) Facilitar a cooperação à escala mundial na instalação de redes de estações para a execução de observações meteorológicas, hidrológicas e outras observações geofísicas relacionadas com a meteorologia e promover a criação e manutenção de centros destinados à prestação de serviços de meteorologia e afins; b) Promover a criação e manutenção de sistemas destinados ao rápido intercâmbio de informações meteorológicas e afins; c) Promover a uniformização das observações meteorológicas e afins e assegurar a publicação uniforme das observações e estatísticas; d) Prosseguir a aplicação da meteorologia à aeronáutica, à navegação, à problemática dos recursos hídricos, à agricultura e a outras actividades humanas; e) Promover actividades no domínio da hidrologia operacional e manter uma íntima cooperação entre os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos; f) Incentivar a investigação e a formação no domínio da meteorologia e, quando conveniente, em áreas afins e apoiar a coordenação das respectivas vertentes internacionais.

7 Instalação da WM 918 Instalação da WM 918 A instalação dos sensores da WM-918 é bastante fácil, sendo apenas necessário seguir as instruções do manual que a acompanha. Material necessário à instalação: Haste metálica/chave de fendas/ berbequim/ brocas/ buchas/ parafusos/ martelo/ braçadeiras/ bússola

8 Temperatura Temperatura A temperatura é medida através de termómetros e expressa-se, normalmente, em graus centígrados (ºC). A temperatura encontra-se desigualmente distribuída à superfície da Terra. para analisar a sua distribuição utilizam-se os valores médios mensais. A diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio designa-se amplitude térmica anual.amplitude térmica anual A variação da temperatura à superfície terrestre resulta da acção conjunta de vários factores: Latitude; Oceanos e Continentes (Proximidade ou afastamento do oceano); Correntes marítimas; e Relevo. Para se representar a distribuição das temperaturas médias à superfície da Terra utilizam-se isotérmicas - linhas que unem pontos com iguais valores de temperatura média.

9 Alterações Climáticas Alterações Climáticas

10 Localização Absoluta da EMD Latitude 40º N Longitude 8º O Altitude 437m

11 Imagens do Dia Mundial da Meteorologia 23 de Março de 2006 Localização com sistema GPS

12

13

14

15

16 Experiências com termómetros - Variação da temperatura


Carregar ppt "ESCOLA BÁSICA I/JI PROF. DR. FERRER CORREIA Ano Lectivo 2005/2006 Professora Dinamizadora: Sandra Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google