A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS: Testes Microbiológicos Bauru-2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS: Testes Microbiológicos Bauru-2014."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS: Testes Microbiológicos Bauru-2014

2 PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSÔNICAS :  Discente: Maria Elisa Bernardes da Silva Miranda  Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rogéria Maria Alves de Almeida

3  Problemática dos resíduos líquidos gerados pelos serviços de saúde;  O efluente hospitalar é um disseminador de micro- organismos patogênicos. Fonte: INTRODUÇÃO

4 Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) Art. 4°- Os geradores de resíduos de serviço de saúde constantes do Art 1° dessa resolução em operação ou a serem implantados, devem elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde- PGRSS, de acordo com a legislação vigente, especialmente as normas de vigilância sanitária.

5 LAVADORA ULTRASSÔNICA Segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) (2006 apud VISMARA, 2013), a lavadora ultrassônica é um dos equipamentos que laçam efluentes no esgoto.

6 LAVADORA ULTRASSÔNICA Princípio de funcionamento: Cavitação  Micro bolhas que se formam na solução e se rompem, permitido que a sujidade seja removida;  Solução requer a diluição de um detergente neutro.

7 TRATAMENTO QUÍMICO  Desvantagem do cloro como desinfetante no tratamento de águas contaminadas:  Não é seguro para o consumo humano;  Resistência de alguns micro-organismos.

8 RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA  Vantagem do processo fotoquímico para desinfecção por radiação UV:  Responsável por uma baixa geração de subprodutos;  Com mínimos riscos à saúde.

9 RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA A luz ultravioleta da capela biológica foi utilizada para desinfecção de materiais de laboratório de análises clinicas.

10 RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA  Particularidades de cada sistema:  Características físico-químicas da água;  Nível de contaminação microbiológica;  O grau de risco a ser assumido.

11 TESTES  Três testes com a solução sendo agitada a 500 rpm;  Três sem agitação;  Com quatro coletas de cada processo.  Foram feitos um total de seis testes microbiológicos com a solução de efluentes simulado:

12 TESTES Testes microbiológicos  Em um recipiente com 200ml de água destilada e neste, foi adicionado uma suspensão de 0,5ml de Pseudomonas sp e coliformes fecais. Solução contaminante:  Contaminado artificialmente com Pseudomonas sp e coliformes fecais (UFC/mL de 3,0x10²) atingindo as proporções reais de micro-organismos encontrados em pesquisas científicas com efluentes de lavadora ultrassônica conforme projeto de VISMARA (2013).

13 TESTES  Um dos equipamentos utilizados foi o agitador de partículas.  Possui dois controles sendo um de aquecimento e outro de agitação.

14 TESTES SEM AGITAÇÃO  A Coleta:  4 Momentos  Antes da exposição da radiaçãoUV,  Após 15 min,  Após 30 min,  Após 60 min,  Após cada período de exposição foi semeado em Agar Nutriente, incubados 37 0 C por 24 horas.

15 RESULTADOS – sem agitação Visualização das placas para contagem de UFC/mL pela lente do contador de colônias (CP 400 plus) 0min 15min 30min 60min

16 TESTES COM AGITAÇÃO  A Coleta:  Antes da exposição da radiação UV,  Após 15 min,  Após 30 min,  Após 60 min,  Após cada período de exposição foi semeado em Agar Nutriente, incubados 37 0 C por 24 horas.

17 RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 0min

18 RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 15min

19 RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 30min

20 RESULTADOS- Com agitação Visualização das placas para contagem de UFC\mL pela lente do contador de colônias (CP400 plus) 60min

21 RESULTADO DOS TESTES

22 PROJETO

23 Os materiais utilizados para a criação do protótipo são:  Lâmpada UV de 25,5W de radiação ultravioleta, de baixa pressão, monocromática de 254nm, não geradora de ozônio;  Reator de lâmpada UV;  Reservatório cilíndrico de 8 polegadas e 1,1m de comprimento com volume líquido compatível com o equipamento a ser anexado. Material de aço inox AISI 304 ou AISI 316;  Gabinete metálico;  Bomba de água;  Rodísios para deslocamento;  Puxador manual;  Mangueiras de água;  Bateria ou fonte;  Tampas para o reservatório e para o gabinete. Valor estimado de fabricação: R$500,00

24 ECONOMIA DE ÁGUA COM REUSO Supondo que o hospital realize 8 lavagens por dia com a lavadora ultrassônica descartando a água todas as vezes, com o uso desse protótipo e a possibilidade de reuso do efluente a economia por ano será estimado R$1450,00.

25 CONCLUSÃO  O presente projeto priorizou um tratamento físico;  Apresentou boa ação bactericida, com e sem agitação da solução contaminada, inativando os coliformes fecais e Pseudomonas aeruginosa;  Este estudo se propôs a mostrar a possibilidade de um tratamento simples, barato e eficiente;  Possibilitou o enfoque na construção de um protótipo acoplado aos equipamentos que lançam efluentes no esgoto.

26 PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS : Testes Microbiológicos Bauru-2014


Carregar ppt "PROJETO DE CUBA PARA A DESINFECÇÃO POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DE EFLUENTES GERADOS POR LAVADORAS ULTRASSONICAS: Testes Microbiológicos Bauru-2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google