A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F ONÉTICA E FONOLOGIA. D IFERENCIAÇÃO ENTRE LETRAS E FONEMAS A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F ONÉTICA E FONOLOGIA. D IFERENCIAÇÃO ENTRE LETRAS E FONEMAS A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita,"— Transcrição da apresentação:

1 F ONÉTICA E FONOLOGIA

2 D IFERENCIAÇÃO ENTRE LETRAS E FONEMAS A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através de letras. Por isso, o fonema não pode ser confundido com a letra. Exemplo: Chave (Quantas letras? Quantos fonemas?)

3 C ONCEITUAÇÃO : LETRA E FONEMA. Letra é a representação gráfica dos sons da fala, cuja função é representar o fonema de acordo com as normas da língua. Fonema é a menor unidade de som capaz de fazer distinção entre duas palavras. Exemplo: Manga Tanga

4 O BSERVAÇÕES : Uma mesma letra pode representar fonemas distintos,. Exemplo: próximo, exato e feixe. Letras distintas pode representar o mesmo som. Exemplo: seco, cedo; laço, próximo. Uma letra pode representar mais de um fonema,. Exemplo: fixo (fikso) Existe letra que não tem som. Exemplo: hora. Existem, ainda, os sons ora representados por uma só letra, ora por duas. Exemplos: xícara/chinelo, gato/guitarra, rabo/carro.

5 T IPOS DE FONEMAS : Vogais: são sons produzidos sem obstáculos para a passagem de ar, que passa livremente pela boca, oriundo do pulmão. Sua emissão é independente de outro fonema, por isso constitui a base da sílaba. Semivogais: são os fonemas de /I/ e /U/ quando, juntos de uma vogal( /A/, E/, /O/), formam com ela uma só sílaba. Para que exista uma semivogal, três coisas têm que acontecerem ao mesmo tempo: 1. Tem que está ao lado de uma vogal; 2. Tem que ter o som de "i" ou "u“; 3. Tem que ter o som fraco.

6 Consoantes: são os fonemas em cuja produção o ar encontra obstáculos ao passar pela boca. B - C - D - F - G - H - J - L - M - N - P - Q - R - S - T - V - X – Z De acordo com a passagem do ar as consoantes são classificadas em: 1. Orais: o ar sai pela boca; 2. Nasais: o ar sai pelo nariz. As consoantes nasais da língua portuguesa são três (m, n, nh), todas as demais são orais.

7 Encontro Vocálico: é o encontro de duas ou mais vogal em uma palavra. Exemplo: coração, mamãe, herói, loiro, Paraguai, ciúme, poético

8 C LASSIFICAÇÃO DO ENCONTRO VOCÁLICO Ditongo: é o encontro de duas vogais pronunciadas na mesma sílaba. Exemplo: água (á-gua) espécie (es-pé-cie) muito (mui-to) pelotão (pe-lo-tão) pais (pa-is)

9 Tritongo: é o encontro de três vogais pronunciadas na mesma sílaba. Exemplos: saguões (sa-guões) quaisquer (quais-quer) enxaguou (em-xa-guou)

10 Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. Exemplos: receoso (re-ce-o-so) triunfo (tri – un – fo) poeta (po – e – ta) país (pa – ís)

11 Encontro consonantal: é o encontro de duas consoantes, as duas consoantes são pronunciadas. Exemplos de consoantes na mesma sílaba: Pedra (pe – dra) Planta (plan – ta) Glicose (gli – co – se) Gravidade (gra – vi – da – de)

12 Exemplos com as consoantes em sílabas separadas: Garfo (gar – fo) Ignorar (ig – no – rar) Vista (vis – ta)

13 Dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema. Dígrafos Consonantais: LetrasFonemasExemplos lhlhetelhado nhnhemarinheiro chxechave rrRE (no interior da palavra) carro ssSE (no interior da palavra) passeio quQue (Seguido de e e i)queijo guGue (Seguido de e e i)Guarda, guerra scsecrescer sçsedesço xcseexceção

14 Dígrafos Vocálicos: FonemaLetrasExemplos ãamTampa ãancanto e (~)emTemplo e (~)enLenda I (~)imLimpo I(~)inLindo õomTombo õonTonto U (~)Umchumbo U(~)uncorcunda

15 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "F ONÉTICA E FONOLOGIA. D IFERENCIAÇÃO ENTRE LETRAS E FONEMAS A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google