A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História e Geografia de Portugal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História e Geografia de Portugal"— Transcrição da apresentação:

1 História e Geografia de Portugal
O 25 de Abril e a consolidação da democracia portuguesa

2 Na década de 70 o descontentamento da população era cada vez maior, devido:
Falta de liberdade; Aumento do custo de vida; Guerra colonial.

3 Em 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA), constituído por um grupo de militares, decidiu pôr fim à ditadura através de um golpe militar, planeado secretamente durante meses… Foi em pouco mais de doze horas que os militares passaram a dominar os pontos estratégicos do país. Os populares juntaram-se aos militares, aplaudiram e distribuíram cravos vermelhos

4 Registo fotográfico da época
(Clica na imagem e observa com muita atenção.)

5 Regresso das liberdades
Os oficiais do MFA entregaram o poder a uma Junta de Salvação Nacional, presidida pelo general Spínola, com a missão de governar o país até à formação de um governo provisório.

6 Medidas tomadas pelo MFA
Destituição do Presidente da República e do governo; Dissolução da Assembleia Nacional; Extinção imediata da DGS (Direcção Geral de Segurança, nome dado à PIDE após Marcelo Caetano ter assumido o poder); Abolição da censura; Libertação de todos os presos políticos; Lançamento de uma política ultramarina que conduziria à paz. Prisão de membros da PIDE

7 A reconquista da liberdade permitiu:
O regresso dos exilados; A libertação dos presos políticos; Comemoração do 1º de Maio (dia internacional do trabalhador) Comemoração do 1º de Maio

8 A descolonização: Logo em Julho de 1974, o Presidente da República reconheceu o direito à independência dos povos africanos.

9 Timor-Leste Timor-Leste foi invadido e anexado pela Indonésia em Dezembro de Após muitos anos de lutas e devido à influência de órgãos internacionais a Indonésia reconheceu o direito à sua independência em 2002.

10 Macau Voltou a ser território chinês em Dezembro de 1999 conforme um acordo estabelecido entre Portugal e a China.

11 Constituição de 1976 A 25 de Abril de 1975 realizou-se eleições para a Assembleia Constituinte. A missão dos deputados desta Assembleia era elaborar a aprovar uma constituição que substituísse a do Estado Novo.

12 Nessas eleições tiveram direito de voto todos os cidadãos recenseados, incluindo as mulheres, com dezoito anos. Vários partidos puderam concorrer às eleições e fiscalizar o acto eleitoral.

13 Direitos e deveres restituídos na Constituição de 1976
Liberdade de expressão, de reunião e associação; Liberdade sindical; Direito ao trabalho; Direito à educação e à saúde.

14 1º Presidente da República eleito após o 25 de ABRIL
General Ramalho Eanes

15 Apresentação elaborada pela:


Carregar ppt "História e Geografia de Portugal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google