A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A vida quotidiana do camponês no século XIII. Introdução Com este trabalho vou compreender como vivia, como se vestia e quais as actividades dos camponeses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A vida quotidiana do camponês no século XIII. Introdução Com este trabalho vou compreender como vivia, como se vestia e quais as actividades dos camponeses."— Transcrição da apresentação:

1 A vida quotidiana do camponês no século XIII

2 Introdução Com este trabalho vou compreender como vivia, como se vestia e quais as actividades dos camponeses no século XIII em Portugal e compreender as diferenças que existem em relação aos nossos tempos.

3 Quais as suas actividades? O camponês no século XIII tinha como principal actividade o trabalho agrícola e pecuário. Á noite juntava-se com a família à volta da lareira. Ia à missa no único dia de descanso da semana e participava nas procissões e romarias tal como nas festas organizadas pelo seu senhor.

4

5 Como se vestia? O camponês do século XIII vestia-se com meias ou calças justas nas pernas. Quando estava frio, usava um manto com capuz, calçava botas ou socas e na cabeça usava um sombreiro. A camponesa, usava uma cota de mangas compridas sobre uma camisa de linho grosseiro, avental e na cabeça uma coifa (pequena rede para aparar o cabelo)

6 Como se alimentava? A alimentação do camponês no século XIII era à base de pão negro, feito de mistura de cereais ou castanha e legumes. Comia o pão acompanhado de cebolas, alhos ou toucinho. Nas festas comia queijo, ovos, peixe e alguns bocados de carne.

7 Como era o mobiliário? A casa do camponês no século XIII era pobre. Tinha tecto de colmo, paredes de madeira ou pedra, quase sem aberturas e chão de terra batida. Tinha só uma divisão na qual se situava a lareira. O mobiliária do camponês era pouco, só tinha uns molhos de palha onde dormia e peça mais importante que era a arca.

8 Conclusão Posso concluir que a vida do camponês no século XIII era bastante rudimentar, a sua alimentação pobre e o seu vestuário muito básico mas adaptado ao mundo do campo. É bastante interessante ver como as condições de vida dos camponeses em Portugal evoluíram, as suas casa são melhores, a alimentação mais variada e o vestuário mais completo. A vida dos camponeses é mais fácil, porque o trabalho está facilitado com a introdução de máquinas agrícolas, apesar do trabalho no campo continuar a ser duro.

9 Bibliografia -Internet -Livro de H.G.P.


Carregar ppt "A vida quotidiana do camponês no século XIII. Introdução Com este trabalho vou compreender como vivia, como se vestia e quais as actividades dos camponeses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google